O mundo amanheceu um pouco mais triste na manhã desta sexta-feira (8). Fãs de mangás e automobilismo foram surpreendidos com a triste notícia da morte de Akira Toriyama, influente artista japonês, fã declarado de Ayrton Senna e da Fórmula 1.

Aos 68 anos, Akira Toriyama morreu no último dia 1º de março, mas a morte só foi anunciada oficialmente durante a madrugada passada.

Isso se deve a tradição japonesa de divulgar uma morte de figura pública somente após oito dias, em respeito ao tempo de despedida para familiares e amigos.

Akira Toriyama era fã declarado de Ayrton Senna

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

A relação de Akira Toriyama com a Fórmula 1

Criador de Dragon Ball, uma das mais influentes franquias de mídia japonesa já feitas na história, Akira Toriyama também era um grande entusiasta da principal categoria do automobilismo mundial.

Apaixonado pelo automobilismo e torcedor de Ayrton Senna, o artista japonês já fez o piloto brasileiro virar um personagem de mangá. Ao todo, o ídolo de Toriyama foi protagonista de três histórias roteirizadas e ilustradas por ele mesmo.

A conquista da Fórmula 1 de 1988 por Ayrton Senna o aproximou do público japonês, uma vez que a fornecedora de motor da McLaren na época era a Honda. Desde então, o brasileiro se tornou um ídolo na Terra do Sol Nascente.

Toriyama e Senna se conheceram pessoalmente em 1990, ano em que Ayrton conquistou seu segundo título mundial.

Como a história de Goku e os personagens de Dragon Ball eram muito adorados entre o público japonês, Akira Toriyama chegou a desenhar o tricampeão da categoria de elite dos esportes a motor com os traços dos integrantes da saga.

Causa da morte de Akira Toriyama

Um comunicado oficial publicado no site do Dragon Ball informou que a causa da morte de Akira Toriyama foi um hematoma subdural, que acontece quando há o acumulo de sangue na região entre o cérebro e o crânio.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: