A Fórmula 1 vem para sua 17ª etapa, e com muito equilíbrio em jogo, Max Verstappen foi quem faturou a pole position. Portanto, confira como foi a classificação do GP dos Estados Unidos.

Classificação

GP dos Estados Unidos: Q1

Uma primeira parte de classificação sem incidentes, mas cheia de surpresas. Dentre os eliminados, a dupla da Haas com Mazepin e Mick Schumacher, e Kimi Raikkonen e Latifi não passaram ao Q2. Lance Stroll também não realizou uma boa volta e ficou de fora.

Agora, na ponta, grandes novidades. O mais rápido foi Charles Leclerc, a frente de Verstappen e Pérez. Logo depois da Red Bull, os dois pilotos da McLaren também deram show, seguido de Sainz e Gasly e, só em oitavo e nono, respectivamente, Hamilton e Bottas.

GP dos Estados Unidos: Q2

Na segunda etapa da classificação uma maior normalidade na ponta. Primeiramente, dentre os eliminados estão: Ocon, Vettel, Giovinazzi, Fernando Alonso e George Russell. Lembrando que Vettel, Alonso e Russell terão punição por troca de motor e largarão no fundo do grid. E como o alemão foi melhor que os outros dois, larga na frente.

Já na ponta, Verstappen ficou com a melhor volta. Lewis Hamilton encaixou um melhor tempo do que na etapa passada e ficou na 2ª colocação. Lando Norris, da McLaren, fechou o “pódio” do Q2.

GP dos Estados Unidos: Q3

Por fim, na disputa pela pole, se mantinha a expectativa se a Mercedes conseguiria bater a Red Bull após o desempenho ótimo nos dois últimos treinos e no início da classificação. De início, antes de suas últimas voltas, a diferença de Hamilton para o então pole Verstappen era de 0.3s. Uma grande diferença.

Lewis Hamilton conseguiu se recuperar e até superou a Red Bull, mas Max Verstappen, na sua volta final, chancelou a pole position do GP dos Estados Unidos e sua nona na temporada.

Foto destaque: Reprodução/XBP