Não há como negar, Monza faz parte da história do automobilismo mundial, mais precisamente da Fórmula 1. Na categoria desde o seu início, na década de 50, o circuito já vivenciou de tudo e agora passa por reformas.

A iniciativa das obras vieram após o ultimato dado pela FOM (Formula One Management), para forçar o circuito responsável pelo Grande Prêmio da Itália a passar por um completa renovação depois de décadas de negligência geral.

Monza passa por reformas para seguir na Fórmula 1

Todas as mudanças que vão acontecer em Monza

Ao todo, o montante que a Itália deve gastar em investimentos em Monza gira em torno de 21 milhões de euros (cerca de 112 milhões de reais).

Segundo informado pela organização do próprio Autódromo, o trabalho deve durar 140 dias para apresentar a renovação até o GP da Itália, em 30 de agosto.

Monza (2)
Reforma em Monza vai durar 140 dias – Divulgação/Autodromo Naziolane Monza

Dentre todas as mudanças e reformas que vão ocorrer no tradicional circuito de Monza, na Itália, a grande maioria visa a modernização do traçado, justamente com o intuito de continuar fazendo parte do calendário oficial da Fórmula 1.

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Confira todas as mudanças que vão ocorrer no circuito de Monza

  • Redesenho completo da pista com novo desenho de pavimento flexível, mais rápido e resistente.
  • Demolição e reconstrução de peças em curvas.
  • Reconstrução do sistema de captação e drenagem de água (o novo sistema foi concebido para fazer face a fenômenos meteorológicos extremos).
  • Remodelação da avenida de entrada do Vedano.
  • Demolição e reconstrução de 3 metros (na entrada de Santa Maria alle Selve, adjacente à piscina, e ao longo da Viale Mirabello, passando pelo desafiador trecho entre o desvio Ascari e a curva Parabolica-Alboreto).
  • Construção de um novo subsolo que liga Porta Vedano à Parabólica.
  • Construção de novos caminhos pedonais em pedra calcária, material ideal para pavimentação pedonal exterior.

Segundo a organização do autódromo, o ciruito de Monza deve ficar pronto a tempo do GP da Itália de Fórmula 1 2024, que acontece em 30 de agosto.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: