Na manhã desta quinta-feira (6) deu-se início uma nova era na principal categoria do automobilismo mundial. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou os novos carros da Fórmula 1 2026.
Depois da temporada do ano que vem, a categoria de elite dos esportes a motor vai passar por uma grande renovação, com a vigência de um novo regulamento dentro do campeonato. As principais alterações da competição já podem ser vistas no carro repleto de novidades.
Veja como serão os novos carros da Fórmula 1 2026
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
A nova era do automobilismo na Fórmula 1 2026
Com o intuito de tornar o esporte mais atrativo, colecionado cada vez mais fãs, a FIA anunciou o seu novo regulamento para a temporada da Fórmula 1 2026. O anúncio do novo modelo foi feito na manhã desta quinta-feira (6) e trouxe diversas novidades.
Principais atualizações
- Motores híbridos mais potentes com aumento de potência elétrica.
- Carros mais leves e menores para melhorar a eficiência e o manuseio.
- Motores híbridos com combustível 100% sustentável.
- Modo de substituição manual para fornecer aumento de energia aos carros seguintes.
- Conceito de carro ágil no centro dos regulamentos para promover corridas mais disputadas e emocionantes.
- Nova aerodinâmica ativa.
Unidade de potência
- O motor híbrido mais eficiente do mundo, melhorado para fornecer mais potência do que a unidade de potência atual.
- O dobro da energia recuperada durante a frenagem em comparação aos carros de 2022.
- Aumento de 300% na energia elétrica, 100% alimentada de forma sustentável.
- O modo de substituição manual fornece energia extra ao carro seguinte para melhorar as oportunidades de ultrapassagem.
- Os regulamentos atraem um recorde de seis fornecedores de unidades de energia para a temporada de 2026.
Chassis
- Os carros serão mais estreitos, passando de 2m de largura para 1,9m.
- A distância entre eixos será reduzida de 3,6m para 3,4m.
- Cada carro será mais leve, caindo 30 kg, chegando 768 kg.
- Downforce será reduzido em 30% e o arrasto em 55%.
- A largura dos pneus dianteiros foi reduzida em 25 milímetros e a dos traseiros em 30 milímetros.
Aerodinâmica
- Introdução de dois novos modos aerodinâmicos ‘Z-Mode' e ‘X-Mode'.
- O piloto pode mudar para o X-Mode nas retas para uma configuração de downforce descendente e maximizar a velocidade máxima.
- Quando aplicado, o ‘Z-Mode' irá alterar as asas dianteiras e traseiras para que os condutores possam desfrutar de maior velocidade nas curvas.
- Um flap de asa traseira ativo de dois elementos será implementado.
- A asa dianteira será 100 mm mais estreita e também terá um flap ativo de dois elementos.
- Os arcos das rodas dianteiras serão removidos.
Segurança
- Estrutura revisada de impacto frontal de dois estágios para melhor proteção contra impactos secundários durante incidentes.
- Aumento da proteção contra intrusão lateral.
- Introdução de luzes extras indicando estados elétricos de um carro.
- As cargas do arco de rolagem aumentaram.
Sustentabilidade
- Novos motores híbridos alimentados por combustível 100% sustentável a partir de 2026.
- O combustível será “drop-in” e pode funcionar em quase todos os motores de combustão.
- Regulamentos para 2026 em linha com as metas ambientais da Fórmula 1 e da FIA para 2030.
Ver essa foto no Instagram
Agora que você já sabe sobre as principais informações sobre o carro da Fórmula 1 2026, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Chefe da Ferrari fala a verdade sobre parceria entre Lewis Hamilton e Charles Leclerc em 2025
- CEO da McLaren, Zak Brown revela como Andretti pode entrar na Fórmula 1
- O verdadeiro motivo que pode levar Carlos Sainz para a Williams na Fórmula 1 2025
- De Senna a Felipe Massa: conheça a incrível história do mecânico Losa, com 45 anos de Stock Car
- [Exclusivo] Felipe Drugovich abre o jogo sobre titularidade para 2025
- Galvão Bueno fala a verdade que ninguém teve coragem sobre ida de Hamilton à Ferrari
- Recordes de Verstappen: Barrichello é o único com coragem de falar a verdade
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.