E se todos os pilotos de F1 corressem no mesmo carro? Finalmente, haveria alguma ideia de quem seria o melhor. E, incrivelmente, isso já aconteceu! Em 1984, houve uma corrida em que todos os pilotos estavam no mesmo carro, e a maioria desses pilotos eram ex ou atuais pilotos de F1, com nove campeões mundiais e dois futuros vencedores da maior categoria de automobilismo do mundo.
E um desses futuros campeões era Ayrton Senna, que havia começado sua carreira na Fórmula 1 apenas alguns meses antes. Senna estava a apenas um mês de uma de suas corridas de destaque – aquela em que subiu no grid no Grande Prêmio de Mônaco, partindo da 13ª posição e chegando à 7ª.
Essa foi uma corrida que Senna provavelmente teria vencido se não tivesse sido interrompida por uma bandeira vermelha. De qualquer forma, quando todos esses pilotos de F1 se reuniram para correr nos mesmos carros, Ayrton Senna os deixou para trás.
A prova que Ayrton Senna é o GOAT da Fórmula 1
Em 1984, o novo circuito de Nürburgring estava prestes a ser inaugurado. Para celebrar o evento, os organizadores tiveram uma ideia ambiciosa: colocar os maiores nomes da Fórmula 1 para correrem no mesmo carro em uma corrida que nivelaria o campo de batalha entre nove campeões mundiais, vencedores de GPs e uma nova promessa do automobilismo: Ayrton Senna.
Essa corrida, apelidada de “Corrida dos Campeões”, não seria apenas uma disputa de velocidade, mas um verdadeiro teste de habilidades puras. Não haveria diferenças de tecnologia ou potência entre as máquinas — todos os pilotos correriam no icônico Mercedes 190E, modificado para ser mais robusto, mas mantendo o espírito de um carro de rua.
Com uma gaiola de proteção, cintos de segurança especiais e pneus de corrida, os carros estavam prontos. Era o momento de ver se o talento nato de cada piloto, e não a tecnologia sob seus pés, poderia levá-los à vitória.
Entre os 20 pilotos, estavam Niki Lauda, Alain Prost e outros gigantes da F1. Mas os holofotes também se voltavam para um jovem brasileiro que estava apenas começando sua carreira na categoria máxima do automobilismo: Ayrton Senna. Recomendado por Emerson Fittipaldi, Senna foi chamado para competir contra os grandes e provar que tinha talento para brilhar entre eles.
Corrida dos Campeões de 1984: o dia em que Ayrton Senna mostrou sua superioridade
Na qualificação, Senna garantiu o terceiro lugar no grid, enquanto Lauda, atrasado por compromissos, largaria em 14º. Quando a bandeira foi baixada, todos os olhos estavam fixos em Senna. Em uma impressionante manobra, ele rapidamente ultrapassou Prost, assumindo a liderança da corrida.
Senna parecia flutuar na pista. Cada curva era feita com precisão milimétrica, sem desperdício de movimento. Sua suavidade ao volante, somada à capacidade de ler a pista, fez com que Ayrton não apenas segurasse a liderança, mas também a aumentasse a cada volta. Enquanto outros pilotos lutavam para controlar os carros, com deslizes e sobreviragens, Senna mantinha o ritmo, aproveitando cada centímetro de aderência.
Niki Lauda, experiente e determinado, fez uma recuperação notável, subindo de 14º para o segundo lugar. Contudo, mesmo sua brilhante pilotagem não foi páreo para Senna naquela tarde. Após 12 voltas, o jovem brasileiro cruzou a linha de chegada como vencedor, deixando claro que um novo capítulo na história da Fórmula 1 estava sendo escrito.
Essa corrida, em que todos os carros eram iguais, destacou uma verdade inegável: quando o talento é colocado à prova em igualdade de condições, o verdadeiro campeão se revela. Senna, com sua técnica precisa e a habilidade única de se adaptar a diferentes carros e situações, provou ali que Ayrton não era apenas um piloto promissor, mas um futuro gigante da Fórmula 1.
Anos mais tarde, quando seu nome já estaria entre os maiores da história do esporte, muitos olhariam para essa corrida como o momento em que Ayrton Senna começou a mostrar ao mundo que Ayrton não era apenas mais um piloto. Ele era o GOAT — o maior de todos os tempos.
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Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.