O arremesso de peso é um dos esportes que promete uma boa visibilidade nas próximas olimpíadas, muito por conta do interesse do público por esportes mais físicos. Mas, quais são as regras do esporte? Veja a seguir tudo sobre o arremesso de peso.

História do arremesso de peso

O arremesso de pesos tem menções desde a Antiga Grécia, com competições descritas por Homero, embora não haja registros nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

O primeiro registro documentado vem das Highlands na Escócia, no século I. No século XVI, o rei Henrique VIII da Inglaterra participava de competições de lançamento de martelo.

Na Idade Média, soldados competiam arremessando balas de canhão. No início do século XIX, escoceses organizavam torneios de arremesso de cubos, pedras ou metais arredondados.

Essas competições evoluíram e, no início do século XIX, a modalidade já era praticada na Escócia, integrando o Campeonato Britânico Amador de Atletismo a partir de 1866.

O arremesso de peso foi incluído nos Jogos Olímpicos desde Atenas 1896, com a participação feminina começando em Londres 1948. Os primeiros campeões olímpicos foram Robert Garrett (EUA) e Micheline Ostermeyer (França).

O recorde mundial masculino pertence ao norte-americano Ryan Crouser (23,56 m), e o feminino à soviética Natalya Lisovskaya (22,63 m).

Regras do arremesso de peso

A regra básica da modalidade é simples, os atletas devem arremessar uma esfera na maior distância possível, tendo um número delimitado de tentativas.

Os jogadores devem ficar atentos as fases do movimento de arremesso, seguindo as técnicas e regras das competições.

Regras

  • O peso deve ser esférico e feito de ferro fundido, chumbo ou bronze. Deve pesar 7,26 kg e medir entre 110 a 130 mm para homens, e 4 kg e medir entre 95 a 110 mm para mulheres.
  • Em provas oficiais com até oito participantes, cada atleta tem direito a seis arremessos. Em competições com mais de oito participantes, cada um pode realizar três arremessos.O arremesso deve ser feito com a parte calosa da mão e dos dedos, sem contato com a palma.
  • As movimentações técnicas devem ocorrer dentro da área circular de arremesso, que mede 2,135 m de diâmetro, sem ultrapassá-la.
  • Durante as provas, o atleta não pode pisar ou ultrapassar a marca da área de arremesso, nem deixar o peso cair, sob pena de anulação do arremesso.
  • O atleta deve entrar e sair da área de arremesso por trás do círculo específico, e descumprir esse protocolo resulta em penalização.

Fases do Arremesso de Peso

Preparação (empunhadura):

O atleta segura o peso com a lateral do polegar e as falanges dos dedos, evitando contato com a palma da mão.

Preparação (postura inicial):

O atleta se posiciona de costas ou lateralmente em relação ao setor de lançamento, variando conforme a técnica. O peso é encaixado no pescoço, com a palma da mão voltada para o queixo e o cotovelo formando um ângulo de 45°.

Deslocamento:

Transição da postura inicial para a posição de força. O deslocamento pode ser linear, em rotação ou com inclinação do tronco, dependendo da técnica do atleta.

Arremesso:

A força do corpo é projetada no peso para lançá-lo. O movimento técnico inclui a extensão total do braço e dos dedos, abrindo a mão para soltar o peso.

Recuperação:

O atleta reorganiza sua postura para recuperar o equilíbrio após o arremesso. Ele deve evitar que seus pés saiam da área de arremesso, caso contrário, o arremesso é invalidado. Se bem-sucedido, a distância do lançamento é medida.

Técnicas de Arremesso de Peso

Arremesso lateral sem deslocamento:

O atleta começa na metade anterior da área de arremesso, com o corpo lateral em relação ao setor de lançamento. Inclina o tronco para trás, apoiando-se na perna posterior semiflexionada. Em seguida, transfere o peso para a perna anterior e arremessa estendendo o braço.

Arremesso lateral com deslocamento:

O atleta começa de costas para o setor de lançamento, inclinando o tronco para a frente e apoiando-se na perna anterior. Realiza uma transição para a perna posterior, girando 180° para ficar de frente para o setor de lançamento. Desloca a perna inicial em direção ao anteparo, apoia-se nela e estende o braço para soltar o peso.

Arremesso O’Brien:

O atleta inicia de costas para o setor de lançamento, inclina o tronco para frente, junta os joelhos e eleva a perna contrária à de apoio. Realiza um pequeno salto para deslocamento, mantendo a perna de apoio. O movimento segue como no arremesso lateral com deslocamento.

Arremesso rotacional:

O atleta começa de costas para o setor de lançamento, balança e executa giros sobre as pontas dos pés. Durante os giros, salta para o centro da área de arremesso, apoiando-se na perna contrária à de apoio para arremessar, transferindo o peso para a perna de apoio para finalizar.

Agora que você sabe tudo sobre as regras do arremesso de peso nas olimpíadas, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos: