Aaron Pierre, ator no aguardado filme Rebel Ridge da Netflix, trouxe intensidade ao papel de Terry Richmond.
Mais do que apenas um personagem de ação, Pierre mergulhou profundamente no universo das artes marciais para dar vida a esse papel.
Sua preparação incluiu um treinamento com a renomada Família Gracie, ícones do jiu-jitsu brasileiro.
Quem é Aaron Pierre, ator que vive Terry Richmond em Rebel Ridge da Netflix?
Aaron Pierre é um ator inglês de ascendência jamaicana, curaçauense e serra-leonesa. Aaron desenvolveu interesse pela atuação durante a adolescência, participando do Croydon Young People's Theatre (CRYPT) e depois estudando na London Academy of Music and Dramatic Art, onde se formou em 2016.
Pierre ganhou reconhecimento inicial por seu papel como Dev-Em na série Krypton (2018–2019), do canal Syfy, e mostrou ainda mais seu talento em The Underground Railroad (2021), dirigido por Barry Jenkins. Aaron também apareceu nos filmes de suspense Old (2021) e Rebel Ridge (2024).
Seu grande avanço na carreira veio quando Jenkins o escalou para The Underground Railroad, e seu papel em Brother lhe rendeu o Prêmio Canadense de Melhor Performance Coadjuvante em 2023. Pierre também foi escalado para grandes projetos, como o filme Blade no Universo Cinematográfico da Marvel e o prelúdio de O Rei Leão, interpretando o jovem Mufasa.
Terry Richmond: um herói com propósito em Rebel Ridge
No filme, Terry Richmond é um instrutor do Marine Corps Martial Arts Program (MCMAP), cuja filosofia preza pelo uso mínimo de força e a resolução de conflitos com disciplina mental e equilíbrio físico.
Terry representa uma masculinidade positiva, distanciando-se dos estereótipos violentos comumente associados a personagens do gênero.
Pierre, que possui experiência em jiu-jitsu, boxe e muay thai, usou suas vivências para enriquecer o personagem.
Jeremy e eu tivemos inúmeras conversas sobre tudo o que queríamos que Terry incorporasse. Mesmo com o conhecimento de elite em artes marciais e armas que ele tinha, queríamos que ele fosse alguém que nunca tivesse o desejo de abusar desse conhecimento — que realmente quisesse cuidar da sua vida e viver em paz. Ele só se envolveria quando pressionado a um ponto sem alternativa. – disse Aaron Pierre em entrevista ao Men's Health.
Quantas artes marciais são vistas em Rebel Ridge?
Dado como Rebel Ridge sugere que Terry era um instrutor do MCMAP, Richmond provavelmente é um faixa preta.
O MCMAP é um sistema de combate criado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que treina fuzileiros navais em tudo, desde combate desarmado de curta distância até técnicas de rifle e baioneta, do uso efetivo de armas de gume a armas de oportunidade.
Como a maioria das artes marciais formais, o MCMAP também tem um sistema de faixas que começa com uma faixa bege e termina com uma preta.
MCMAP é influenciado por diversas artes marciais tradicionais, como jiu-jitsu brasileiro, Jujutsu, Judô, Capoeira, Sambo, Bujinkan Budo Taijutsu, Kendo, boxe, Eskrima, Savate, kickboxing, Isshin-ryū Karate, Muay Thai, Kung Fu, Aikido, Luta Livre, Hapkido, Sayoc Kali, Krav Maga, Iaido, Taekwondo e Kobudo.
A criação de Terry Richmond para Rebel Ridge
Aaron Pierre trabalhou de perto com o diretor Jeremy Saulnier para construir Terry como alguém que, apesar de seu vasto conhecimento em artes marciais e armas, evitava o confronto a menos que fosse absolutamente necessário.
Segundo Pierre, o personagem é movido por um senso de justiça, corrigindo as injustiças de forma metódica, mas sem exageros.
Todos que viram o filme destacaram isso: Terry não está sendo demonstrativo. Ele não quer fazer nada disso. Ele é forçado. Toda vez que ele age, é por si mesmo, pelo primo — e pelo público. Ele está corrigindo injustiças sem fazer mais do que o necessário para consertar as coisas.
Sucesso da Netflix, filme Rebel Ridge mostra a força do MMA
Para interpretar Terry, Pierre se dedicou a um intenso regime de treinamento, que incluía combate corpo a corpo, acrobacias e técnicas com armas, tudo sob o calor da Louisiana. Aaron treinou com uma equipe de dublês altamente qualificada e teve a oportunidade de realizar várias das acrobacias no filme.
Eu estava na melhor forma da minha vida para interpretar Terry. Nossa base de treinamento era em Nova Orleans, e Jeremy montou um armazém com todos os equipamentos necessários: sacos de boxe, luvas, protetores.
Lá, fiz todo o meu treinamento com armas e até de bicicleta. Em uma cena, eu realmente persegui um ônibus. Precisávamos dobrar o treinamento para isso…
Foi uma das primeiras vezes que percebi que flexibilidade é uma força. Sem ela, não dá para usar sua força ao máximo. Desde então, me tornei um grande amante do Yin Yoga.
Qual envolvimento de Aaron Pierre com Família Gracie?
Um dos destaques de sua preparação foi o treinamento com a renomada Família Gracie, ícones do jiu-jitsu brasileiro.
Hoje ganhei o ouro no meu primeiro torneio de jiu-jitsu brasileiro. Obrigado Gracie Barra, meu oponente, e meu irmão Jorginho por estarem lá. Avante! – disse Pierre após conquista.
Esse envolvimento foi crucial para que Pierre construísse o equilíbrio entre a força e a serenidade que o personagem de Terry exige em Rebel Ridge.
Sou profundamente apaixonado por artes marciais. Sou um estudante de jiu-jitsu e boxe, e um pouco de muay thai. O que eu amo nas artes marciais é o quão profundamente humilhantes elas são. Foi maravilhoso poder usar essas paixões para trazer Terry à vida.
Ver essa foto no Instagram
Uma performance que desafia o gênero
Ao unir sua paixão pessoal pelas artes marciais com sua dedicação ao papel, Aaron Pierre trouxe uma profundidade incomum ao personagem de Terry Richmond em Rebel Ridge.
Sua performance em Rebel Ridge vai além do entretenimento, desafiando estereótipos e repensando o conceito de força no cinema.
Houve dias em que eu estava coberto de hematomas, arranhões ou cortes, mas adorei cada momento. Quero aproveitar esta fase da minha vida sem arrependimentos, abraçando completamente o que o papel exige. Sou grato à equipe de dublês e todos os envolvidos por me ajudarem a dar vida a Terry da melhor forma possível.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- Filmes de artes marciais: os 21 melhores de todos os tempos! [2024]
- Top 10 [2024]: Conheça as melhores lutadoras da história do UFC
- Conheça todos os golpes de boxe e as execuções [COM VÍDEOS]
- Os 20 maiores boxeadores brasileiros da história e da atualidade [2024]
- 13 melhores judocas de todos os tempos e o ranking da atualidade [2024]
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.