Raoni Barcelos faz neste sábado (26) a primeira luta principal da carreira no UFC, contra o mexicano Raul Rosas Jr., no Meta Apex, em Las Vegas. Aos 39 anos e embalado por cinco vitórias seguidas, o carioca disse na quinta-feira (24) que o duelo “vale a minha vida” e já citou os nomes que quer enfrentar em seguida.
Oito anos depois, a primeira luta principal
Barcelos está no UFC desde julho de 2018 e disputou 15 combates na organização antes deste sábado, segundo a Ag Fight. O 16º tem sabor inédito: pela primeira vez, o nome dele encabeça o card. Em entrevista exclusiva à Ag Fight, publicada no UOL, o peso-galo (61 kg) falou sobre a semana de protagonismo em Las Vegas, onde está há duas semanas.
“É muito bom escutar isso: ‘estrela principal’. Batalhei tanto, a caminhada foi tão longa para poder chegar nesse patamar, nesse main event, que só me traz felicidade”, disse Raoni, que citou a experiência de assinar o pôster do evento. “Essa luta para mim vale muito. Vale a minha vida ali. É a minha oportunidade de ouro”, completou (Ag Fight / UOL).
A sequência que levou o brasileiro até aqui começou em fevereiro de 2024, com finalização sobre Cristian Quiñónez. Depois vieram vitórias por decisão sobre Payton Talbott, Cody Garbrandt, Ricky Simón e, em abril de 2026, Montel Jackson, em decisão dividida. No ranking oficial do UFC, Barcelos aparece em 13º entre os pesos-galos, uma posição atrás do adversário, que é o 12º.
18 anos de diferença contra Raul Rosas Jr.
O contraste de idade é o principal ingrediente da luta, marcada para cinco rounds. Raul Rosas Jr., de 21 anos, entrou para a história ao ser contratado pelo UFC aos 17, pelo Dana White’s Contender Series, o mais jovem da história da organização. Em março de 2026, venceu o veterano Rob Font por decisão unânime.
Raoni diz que a juventude do rival não o preocupa, porque treina todos os dias com atletas da mesma faixa etária. “O Raul ainda tem que passar por muita coisa na organização, eu já passei por muita. Acho que o primeiro teste dele sou eu. Sem querer me gabar, mas o primeiro cara que ele vai enfrentar, completo, com wrestling e jiu-jítsu duro, sou eu”, afirmou à Ag Fight.
Os próximos alvos de Raoni
Em entrevista exclusiva ao Lance!, também na quinta-feira, o brasileiro citou três possíveis adversários para depois de sábado: Mauro Bautista, que vem de vitória, David Martínez, que está lesionado e sem previsão de retorno, e Marlon Chito Vera, que voltou ao ranking. “Seria um casamento de luta ideal”, disse Raoni sobre essas opções.
Card do UFC Vegas 121 e horários
O UFC Vegas 121 tem mais cinco brasileiros além de Raoni. O card preliminar começa às 18h (de Brasília) e o card principal, às 21h, segundo o site oficial do UFC, com transmissão no Brasil pelo Paramount+.
| Luta | Categoria | Card |
|---|---|---|
| Raul Rosas Jr. x Raoni Barcelos | Peso-galo | Principal |
| Rodolfo Vieira x Robert Bryczek | Peso-médio | Principal |
| Melissa Amaya x Tina Black | Peso-palha feminino | Principal |
| Rodolfo Bellato x Christian Edwards | Meio-pesado | Preliminar |
| Elves Brener x Josiah Harrell | Peso-leve | Preliminar |
| Norma Dumont x Ailín Pérez | Peso-galo feminino | Preliminar |
O duelo entre Norma Dumont, 4ª do ranking, e a argentina Ailín Pérez, 5ª, é o outro destaque brasileiro da noite. As duas trocaram provocações nas redes sociais e, segundo relato de Norma à Ag Fight, se cruzaram nos bastidores durante a semana. “Se você pede chuva, tem que aguentar a lama”, disse a mineira. A vencedora pode entrar na fila pelo cinturão, que será disputado entre Kayla Harrison e Amanda Nunes no UFC 334, em novembro. Veja também o ranking do UFC por categoria, as maiores lutadoras da história do UFC e os brasileiros que já foram campeões do UFC.
Fontes: UFC, Ag Fight, UOL, Lance!, Super MMA, Wikipedia.