Daniel Cargnin, nascido em Porto Alegre em 20 de dezembro de 1997, é um judoca brasileiro na categoria leve (até 73kg).
Cargnin conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na categoria meio-leve (até 66kg) e na Olimpíada de Paris 2024 o atleta fez história ao conquistar a medalha de bronze por equipes mistas.
Mas, antes disso tudo, Daniel Cargnin passou por uma longa batalha, cheia de conquistas e medalhas no esporte. Confira tudos sobre o medalhista de bronze em Paris 2024 a seguir.
História de Daniel Cargnin
Daniel Cargnin começou a praticar judô aos seis anos, motivado por um colega de escola, e iniciou seus treinamentos em uma academia de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Aos 13 anos, foi convidado pelo técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko, para integrar a equipe da Sogipa. Até a adolescência, Cargnin também jogava futebol como lateral-direito nas escolinhas do Grêmio, mas, sob o conselho de sua mãe, Ana Rita, decidiu se dedicar exclusivamente ao judô, o que marcou o início de sua evolução contínua no esporte.
Entre 2015 e 2020, Daniel participou de competições nas equipes júnior e sênior do Brasil. Em 2017, destacou-se ao conquistar o Mundial Júnior em Zagreb e vencer a Seletiva Olímpica, consolidando sua posição na seleção principal com apenas 20 anos.
No Brasil, Cargnin se tornou o principal judoca da categoria meio-leve (-66kg), conquistando o Grand Slam de Brasília em 2019, sendo bicampeão pan-americano (2019 e 2020) e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, consolidando-se como um titular absoluto na sua categoria.
Olimpíadas de Tóquio 2020
Em 16 de junho de 2021, Daniel Borges Cargnin foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
No dia 25 de julho, conquistou a medalha de bronze. Cargnin venceu o egípcio Mohamed Abdelmawgoud e o moldávio Denis Vieru, ambos no golden score, e derrotou o italiano Manuel Lombardo, vice-campeão mundial, nas quartas de final.
Na semifinal, perdeu para o japonês Hifumi Abe, bicampeão mundial, e venceu o israelense Baruch Shmailov na disputa pelo bronze. Esta foi a primeira medalha de judô para o Brasil em Tóquio 2020.
Ver essa foto no Instagram
Pós-Tóquio 2020 e Olimpíada de Paris 2024
Em janeiro de 2022, Daniel Cargnin mudou para a categoria peso leve (até 73kg). No Campeonato Mundial de Judô de 2022 em Tashkent, ele conquistou a medalha de bronze ao derrotar Manuel Lombardo. No mesmo ano, ganhou ouro no World Masters, algo que o Brasil não conseguia há 10 anos.
Em 2023, Daniel Cargnin conquistou prata no Grand Slam de Paris e bronze no Grand Slam de Tel Aviv. No Campeonato Pan-Americano de 2023, ele venceu seu terceiro título individual e ganhou ouro na equipe mista do Brasil. Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, chegou à final, mas teve que abandonar devido a uma lesão, garantindo uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2024.
No Campeonato Pan-Americano de 2024, ele ficou com a prata após uma luta polêmica contra Arthur Margelidon. No Campeonato Mundial de Judô de 2024, Daniel Cargnin terminou em 5º lugar após a luta pela medalha de bronze.
Por fim, temos a sua última conquista, a medalha de Bronze na Olimpíada de Paris 2024 na categoria de equipes mistas, onde o Brasil derrotou os italianos no Golden Score por 4×3.
Conquistas de Daniel Cargnin
2024
- Bronze na Olimpíada de Paris 2024 com equipes mistas
2023
- Ouro no Open Pan-Americano
- Bronze no Grand Slam de Tel Aviv
- Prata no Grand Slam de Paris
2022
- Ouro no Masters de Jerusalém
- Ouro no Aberto de Córdoba
- Bronze no Mundial de Tashkent
- Bronze no Grand Prix de Zagreb
- Prata no Troféu Brasil
2021
- Bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
2020
- Ouro no Campeonato Pan-Americano de Guadalajara
- Bronze no Grand Prix de Tel Aviv
2019
- Ouro no Campeonato Pan-Americano de Lima
- Ouro no Grand Slam de Brasília
- Prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima
2018
- Prata no Grand Prix de Tbilisi
- Prata no Campeonato Pan-Americano de San José
- Bronze no Troféu Brasil
- Ouro por equipes no Mundial Militar do Rio de Janeiro
2017
- Ouro no Mundial Júnior de Zagreb
- Prata no Campeonato Pan-Americano do Panamá
- Bronze no Troféu Brasil
- Ouro na Seletiva Olímpica Brasileira
2016
- Ouro no Aberto de Tallin
2015
- Bronze no Mundial Júnior de Abu Dhabi
- Bronze no Troféu Brasil
Agora que você sabe tudo sobre Daniel Cargnin, veja mais conteúdos sobre artes marciais
- Hebert Conceição: biografia, medalhas e números do boxeador
- Judô nas Olimpíadas: medalhas do Brasil, quadro geral e regras
- Tudo de Mayra Aguiar: biografia, medalhas e títulos no judô
- Douglas Brose: conheça a história do carateca brasileiro
- Rafaela Silva: biografia e medalhas da judoca brasileira
Formado em jornalismo pela Universidade Guarulhos, UNG, tenho passagens pelos portais, Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Clube do Vídeo Game e Minha Torcida, tento passar todo meu conhecimento sobre esporte de maneira simples e fácil para o leitor.