Saiba identificar o tamanho certo e quais critérios devem ser avaliados para escolher o kimono ideal. Veja os melhores modelos!

Em qualquer modalidade esportiva, usar o equipamento ideal é muito importante para que o atleta atinja o melhor desempenho possível. Nas artes marciais, isso passa por saber como escolher o kimono.

Há diversos fatores que devem ser observados na hora de comprar um kimono, principalmente na avaliação do tamanho. Com muitas opções disponíveis, também é fundamental saber identificar qual o modelo.

Para te ajudar a não cometer erros nessa escolha, explicamos a seguir o que deve ser observado na hora de escolher um kimono de jiu-jitsu.

Confira os fatores que merecem atenção especial, como saber qual o tamanho certo do kimono e quais são as melhores opções!

Como escolher kimono de jiu-jitsu

Como escolher kimono de jiu-jitsu
Ao selecionar kimono de jiu-jitsu, é importante observar o tamanho correto

Ao escolher um kimono de jiu-jitsu, diversos fatores devem ser levados em consideração. É importante lembrar que o kimono é fabricado para atender sua modalidade específica, seja jiu-jitsu, judô ou karatê. Assim, devem ser evitadas improvisações, que podem gerar desconforto ao praticante da arte marcial.

Outro fator importante, principalmente para competições, são bordados, etiquetas e silks. Por mais que possam proporcionar beleza ao kimono, esses adereços devem sempre ser produzidos e localizados de acordo com as regras da modalidade esportiva. 

Entre todos os aspectos para a escolha do modelo ideal, o tamanho é um dos mais importantes. Kimonos com muito pano podem beneficiar os adversários, que usarão a pegada para aplicar técnicas e golpes durante um combate.

Além disso, kimonos com tamanhos inadequados geram desconforto para o atleta e impedem que seja alcançada a performance desejada, tanto em treinamentos quanto em competições.

Para evitar erros na escolha do tamanho do kimono, há uma tabela que pode ser usada como referência na hora da compra. Veja, a seguir, o que deve ser analisado!

Tamanho de kimonos de jiu-jitsu

O cálculo do tamanho ideal do kimono de jiu-jitsu é baseado na altura e no peso dos praticantes.

Confira qual o tamanho de kimono ideal para você!

Tamanho de kimonos de jiu-jitsu masculinos

  • A0: até 1,60 m e 65kg 
  • A1: até 1,70 m e 75kg
  • A2: até 1,80 m e 85 kg
  • A3: até 1,90 m e 95 kg
  • A4: até 2 m e 110 kg

Tamanho de kimonos de jiu-jitsu femininos

  • F1: até 1,50 m e 45kg
  • F2: até 1,60 m e 55 kg
  • F3: até 1,70 m e 65 kg
  • F4: até 1,80 m e 80 kg
  • F5: até 1,90 m e 95 kg
  • F6: até 2 m e 110 kg

Tamanho de kimonos de jiu-jitsu infantis

  • Moo: até 3 anos
  • Mo: até 5 anos
  • M1: até 7 anos
  • M2: até 9 anos
  • M3: até 11 anos
  • Jr: até 13 anos

Vá além das Artes Marciais! Confira também:

Kimonos de jiu-jitsu para treinos e competições

Kimono de Jiu-Jitsu
Kimonos de Jiu-Jitsu usados em competições não são os mesmos de treinamentos

Nem todos os kimonos de jiu-jitsu são adequados para treinamentos e competições. É preciso observar a finalidade de cada kimono para que os lutadores tenham o melhor proveito do equipamento.

Geralmente, os modelos usados em treinos são mais “surrados” e estão mais sujeitos ao desgaste ao longo do tempo. Eles podem ter bordados e outros adereços sem que o atleta se preocupe em infringir alguma regra.

Já os kimonos de competições devem estar sempre adequados às regras e regulamentações da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), que possui uma série de critérios com relação à vestimentas dos lutadores.

Entre as opções disponíveis no mercado, os kimonos destinados às competições costumam ser mais caros.

A seguir, apresentamos os melhores modelos de kimono para praticantes de jiu-jitsu, desde o infantil até o adulto!

Melhores kimonos de jiu-jitsu

  • Kimono Keiko Ultra Light
  • Kimono Atama Mundial
  • Kimono Venum Competition
  • Kimono Bad Boy
  • Kimono Brazil Combat Infantil Reforçado

Kimono Keiko Ultra Light

Kimono Keiko

O kimono Keiko Ultra Light é um dos mais bem avaliados entre todas as opções para os praticantes de jiu-jitsu.

Considerado bastante confortável, ele se ajusta bem ao corpo e é uma boa alternativa tanto para treinamentos quanto para competição.

Embora tenha preço mais elevado do que opções de outras marcas, é considerado um ótimo custo-benefício.

Para comprar o kimono Keiko Ultra Light, use este link!

Kimono Jiu-Jitsu Atama Classic

Kimono Atama

O kimono Atama Classic possui jaqueta confeccionada em uma única peça em tecido trançado, feito 100% de algodão. Não há saia nem costura nas costas. 

Ele possui reforços nos pontos onde o kimono é mais exigido e a sua calça também é 100% algodão. 

Além dos bordados institucionais da Atama, a peça tem uma estampa interna na pala, que é confeccionada em tecido 100% poliéster. 

Pode ser considerado um kimono caro para iniciantes. Portanto, é uma opção a ser considerada por quem é mais experiente e precisa de um bom kimono para competições.

Compre o kimono Atama Classic usando este link!

Kimono Jiu-Jitsu Venum Competition

Kimono Venum

Os kimonos de jiu-jitsu da Venum são testados por atletas patrocinados pela marca. O modelo Competition é feito com tecido leve e resistente. 

É aprovado para competições e torneios internacionais de Jiu-Jitsu.

Para comprar o kimono Venum Competition, use este link!

Kimono Jiu-Jitsu Bad Boy

Kimono Bad Boy

O kimono Bad Boy é uma boa alternativa para quem gostaria de vestir preto. Há opções tanto para praticantes do jiu-jitsu masculino quanto feminino.

Ele é produzido em materiais resistentes e oferece trançado médio. A contrário de outras opções do mercado, ele não é totalmente de algodão. É confeccionado em 60% algodão e 40% poliéster. 

Para comprar o kimono Bad Boy, basta usar este link!

Kimono Brazil Combat Infantil Reforçado

Kimono Combat Infantil

Para as crianças e os adolescentes, também é possível identificar boas opções de kimonos infantis de jiu-jitsu. Entre as alternativas com melhor custo-benefício está o Brazil Combat.

Considerado muito resistente, ele é fabricado, tanto a jaqueta quanto a calça, em tecido de brim 100% algodão. A gola em EVA (borracha) é anti-bactericida e evita que o kimono seque e a gola continue molhada, prevenindo contra fungos e bactérias.

A Brazil Combat destaca que o kimono é desenvolvido dentro dos padrões da CBJJ/IBJJF.

Esta opção pode ser comprada em diferentes cores.

Para comprar o kimono Brazil Combat Infantil rosa, use este link!

Se você prefere o kimono infantil azul, compre usando este link!

Já se sua opção é pelo kimono infantil preto, basta usar este link!

Na hora de escolher um kimono, lembre-se de observar o tamanho correto usando as referências de altura e peso que citamos aqui.

Agora que você já conhece tudo o que precisa ser observado para comprar o kimono ideal, aproveite para conferir mais conteúdos sobre artes marciais:

Comentários

Salvar