O nocaute mais icônico na história do UFC ficou marcado na mente dos fãs do MMA que acompanhavam a primeira e única disputa entre Anderson Silva e Vitor Belfort.

A luta, que durou três minutos e 25 segundos, se tornou uma das maiores na história do UFC, com o nocaute mais icônico de quem é considerado o maior de todos os tempos no MMA.

O confronto foi cercado de provocações, e a gota d'água foi quando Vitor Belfort afirmou que Anderson Silva era um “mascarado”.

A coisa mais importante na vida, e que eu mais prezo, é o respeito. Acho que Anderson tem respeito por mim, sim, e eu também tenho por ele. Mas às vezes ele veste uma máscara, e isso eu não topo. Comigo, é só olhar nos olhos. Eu não preciso inventar um personagem.

Anderson Silva usou máscara na pesagem por influência de seu filho

A fala de Vitor Belfort gerou a ideia na mente do filho de Anderson de que o pai deveria usar uma máscara na hora da encarada, após a pesagem cerimonial.

E aí, tô no quarto com meu filho, assim, ele numa cama, eu na outra. Daí ele: ‘ó pai, o Vitor falou que você é mascarado, por que que você não pega a máscara e entra amanhã na pesagem?'

Então eu falei: ‘cara, vai dormir. Vai dormir que teu mal é sono.'

A ideia em primeiro momento não agradou o lutador, mas na hora que seu filho lhe entregou uma máscara branca, Spider não pensou duas vezes antes de colocá-la.

Na hora de subir na pesagem, ele subiu comigo, atrás de mim, todo nervosinho, tadinho. Ele pegou meu cutucou, e olho para trás e fez assim [ato de entregar a máscara].

Cara, eu peguei e não pensei duas vezes, botei a máscara. Aí quando ele [Belfort] começou a falar, tirei a máscara e falei: ‘cara, meu Deus do céu… você não tá entendendo o que vai acontecer com você amanhã.'

Anderson Silva perdeu o cinturão três lutas após enfrentar Vitor Belfort

Após derrotar Vitor Belfort, Anderson teve mais alguns desafios contra Yushin Okama, Chael Sonnen e Stephan Bonnar, antes de enfrentar Chris Weidman e perder por nocaute técnico.

Ao tentar acertar um chute na perna de Weidman, o lutador norte-americano defendeu com o joelho, o que causou uma fratura na canela de Anderson Silva.

Spider terminou a carreira no UFC sem nunca ter sido derrotado por um brasileiro, enquanto Belfort perdeu em sua última luta para Lyoto Machida.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além do melhor lutador MMA da história? Confira aqui no Esportelândia: