Você sabe quem são todos brasileiros campeões de boxe? Ao longo da história, nove lutadores alcançaram o título, levando a bandeira verde e amarela para o centro das atenções da arte marcial mais prestigiada do planeta.
Fique por dentro da história dos principais lutadores brasileiros, que ajudaram a elevar o esporte no país. Desde os pioneiros até os campeões atuais, cada um traz uma trajetória cheia de desafios e conquistas.
Brasileiros campeões mundiais de boxe
Éder Jofre
Iniciamos a lista dos brasileiros campeões mundiais de boxe com Eder Jofre, lendário boxeador. Conhecido como um dos principais nomes da modalidade, o lutador tinha como característica a rapidez dentro do ringue.
Disputando a categoria peso galo, Jofre conquistou seu primeiro título mundial de boxe em 1960, após derrotar Eloy Sanchez. Dois anos depois, brilhando no ringue, o lutador voltou a deixar o seu nome na história, superando Jhon Caldwell
Miguel de Oliveira
Influenciado por Éder Jofre, Miguel Oliveira conquistou o campeonato mundial de boxe aos 28 anos, em 1975. No Estádio Louis II, em Mônaco, ele enfrentou José Duran, da Espanha, e após 15 rounds, saiu vitorioso por pontos.
Após garantir o prestigiado cinturão dos médio-ligeiros do Conselho Mundial de Boxe, o talentoso lutador manteve sua posição ao derrotar Don Cobbs.
Acelino Popó Freitas
Dando continuidade aos brasileiros campeões mundiais de boxe, não podemos esquecer de Acelino Popó Freitas. Ídolo do esporte nacional, o lutador baiano é tetracampeão mundial em duas categorias de boxe (super-pena e leve).
Amplamente conhecido como o maior campeão da história do boxe brasileiro, Popó acumula uma coleção de títulos, tendo o reconhecimento das quatro principais organizações mundiais de boxe: WBO, WBA, WBC e IBF.
Valdemir “Sertão” Pereira
Valdemir “Sertão” Pereira, o quarto brasileiro a conquistar um título mundial de boxe, nasceu em Cruz das Almas, Bahia.
Embora sua carreira no esporte tenha sido precocemente interrompida, Sertão alcançou o triunfo nos penas pela Federação Internacional de Boxe. Na decisão, ele derrotou por pontos o tailandês Fahprakorb Rakkiatgym, nos Estados Unidos, em 2006.
Rose Volante
Em um marco histórico para o boxe brasileiro, Rose Volante entrou para a história em 2017 como a primeira mulher do país a conquistar um título mundial.
Dominando a categoria peso-leve, ela venceu a argentina Brenda Carabajal por decisão unânime dos juízes, assegurando assim o título pela Organização Mundial de Boxe, mostrando sua determinação e habilidade incontestável no ringue.
Patrick Teixeira
Patrick Teixeira, escreveu seu nome na história ao conquistar o título mundial em 30 de novembro de 2019. Em Las Vegas (EUA), ele protagonizou uma luta memorável contra o até então invicto Carlos Adames, vencendo por decisão unânime dos juízes, garantindo o cinturão interino dos super-meio-médios pela Organização Mundial de Boxe.
Danila Ramos
Em agosto de 2023, Danila Ramos alcançou um marco significativo em sua carreira ao conquistar o título interino da categoria super-pena pela Organização Mundial de Boxe (WBO).
Disputando o cinturão em Buenos Aires, ela superou a argentina Brenda Carabajal, demonstrando não apenas sua destreza técnica, mas também sua determinação e perseverança como atleta de elite no boxe internacional.
Beatriz Ferreira
Atravessando um momento espetacular na carreira, Beatriz Ferreira entrou para o cobiçado grupo dos brasileiros campeões mundiais de boxe. Após conquistar a medalha de prata em Tóquio 2020, a boxeadora garantiu o título mundial em 2023.
Por nocaute técnico no sexto round, Bia superou Yanina Lescano, lutadora argentina. Disputando o cinturão em Liverpool, na Inglaterra, a talentosa boxeadora brasileira conquistou o peso-leve (até 61kg) da Federação Internacional de Boxe (IBF).
Robson Conceição
Encerrando em grande estilo o elenco dos brasileiros campeões mundiais de boxe, Robson Conceição garantiu o sonhado título internacional. Na decisão, o brasileiro superou O´Shaquie Foster na categoria super-pena.
Superando as dificuldades, Conceição voltou a colocar o boxe brasileiro em evidência mundial.
Ver essa foto no Instagram
Entidades mundiais de boxe
WBA (Associação Mundial de Boxe)
A WBA é a mais antiga das quatro principais organizações de boxe. Ela sanciona lutas e reconhece campeões mundiais em várias categorias de peso.
A entidade é conhecida por ter um sistema de “Super” e “Regular” campeões em algumas divisões, o que frequentemente gera críticas por criar confusão sobre quem é o verdadeiro campeão.
WBC (Conselho Mundial de Boxe)
O WBC é uma das entidades mais prestigiadas no boxe. O Conselho Mundial de Boxe é conhecido pelo seu distintivo cinturão verde e dourada.
A organização se destaca pela criação de regras de segurança para proteger os pugilistas, como a introdução de exames médicos obrigatórios e a redução das lutas de campeonato de 15 para 12 rounds.
OMB (Organização Mundial de Boxe)
A Organização Mundial de Boxe é a mais jovem das quatro principais entidades. Desde sua fundação, a WBO cresceu em prestígio e agora é amplamente reconhecida.
Campeões notáveis da WBO muitas vezes ganham grande respeito, e a organização tem se empenhado em garantir que suas lutas sejam justas e bem regulamentadas dentro dos ringues.
IBF (Federação Internacional de Boxe)
A IBF foi criada após uma cisão da USBA (United States Boxing Association). Ela rapidamente se estabeleceu como uma das principais organizações de boxe, sancionando lutas e reconhecendo campeões em várias categorias de peso.
A IBF é conhecida por seu compromisso com a transparência e a justiça nas classificações e nas decisões das lutas.
Agora que você já sabe tudo sobre os brasileiros campeões mundiais de boxe, aproveite para se aprofundar ainda mais na modalidade:
- Dicionário do boxe: conheça todos os termos do esporte
- Os 10 maiores boxeadores brasileiros de todos os tempos [2024]
- Tudo sobre Boxe [2024]: história, regras, golpes e equipamentos
- Saiba todas as regras do boxe profissional e do boxe olímpico
- Conheça todos os golpes de boxe e as execuções [COM VÍDEOS]
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.