Samson Dauda, atual campeão do Mr. Olympia 2024, acabou sendo o centro de uma polêmica nos últimos dias.
O fisiculturista gerou outra grande repercussão ao ser noticiado como o primeiro campeão da história da competição a ser treinado por uma mulher, no caso, sua esposa, Marlena.
Porém, dez dias após conquistar o título, um youtuber americano revelou evidências que sugeriam que Marlena não era, de fato, a responsável pela preparação de Dauda para o Mr. Olympia, indo contra a narrativa original.
A polêmica se intensificou quando o atleta decidiu quebrar o silêncio e se manifestar publicamente sobre o assunto, deixando claro que tudo não passava de um mal-entendido.
Samson Dauda não foi treinado por sua esposa?
Quando Dauda venceu o Mr. Olympia 2024, um dos principais pontos que ganhou força foi o fato de ele ter sido preparado por sua esposa, algo inédito em uma competição de tamanha importância no fisiculturismo.
A notícia rapidamente repercutiu entre fãs, especialistas e na mídia, com muitos elogiando o sucesso do casal.
A ideia de que Marlena havia sido responsável por toda a preparação de Dauda, tanto na dieta quanto no treino, chamou a atenção de forma especial, já que o mundo do fisiculturismo, historicamente dominado por homens, raramente vê mulheres neste papel.
Dez dias após o título de Dauda no Mr. Olympia 2024, a narrativa começou a ser questionada por um youtuber americano.
Ver essa foto no Instagram
Youtuber mostra evidências de que Samson Dauda não era treinador por sua esposa
Em um vídeo publicado em seu canal, ele apresentou uma série de supostas evidências que contradiziam a história de que Marlena era a treinadora principal de Samson Dauda.
O youtuber afirmou que, de acordo com suas investigações, a esposa de Dauda seria apenas responsável por cuidar da dieta e das refeições do fisiculturista, sem ser efetivamente a sua coach.
O youtuber sugeriu que a verdadeira preparação de Dauda, especialmente no que diz respeito à sua estratégia de treino e protocolo, estaria nas mãos de Michael Warner, um experiente atleta e treinador de fisiculturismo.
Segundo o vídeo, Dauda havia mencionado Warner em várias entrevistas e podcasts, o que gerou especulações de que ele seria o responsável por seu sucesso no Mr. Olympia.
De acordo com as alegações, Warner teria atuado nos bastidores como o verdadeiro mentor de Dauda, orientado ele em pontos de sua preparação.
Marlena, por sua vez, teria desempenhado um papel mais doméstico, cuidando das refeições e apoiando emocionalmente o marido durante a preparação para o campeonato.
Samson Dauda esclareceu tudo
Diante da repercussão gerada pelas alegações do youtuber, Samson Dauda decidiu se pronunciar pela primeira vez sobre o assunto.
Em uma série de mensagens privadas compartilhadas com o perfil do Instagram “Who is the Best Bodybuilder”, o atleta negou as afirmações de que Michael Warner seria seu treinador e reafirmou que sua esposa, Marlena, é, de fato, sua coach.
Dauda expressou descontentamento com a forma como o youtuber e Warner estavam lidando com a situação.
Segundo o fisiculturista, Warner estaria tentando “levar o crédito pelo trabalho que não fez”. Dauda afirmou que sempre foi claro que Marlena é sua treinadora e que Warner havia apenas colaborado em alguns momentos, mas nunca atuado como seu coach principal.
Ele [Warner] tem andado por aí tentando levar o crédito pelo trabalho que não fez, mesmo que isso tenha ficado claro para ele desde o início. Ele não é meu treinador de forma alguma, mas ele ajudou, como eu disse em vários podcasts.
O atleta também mencionou que deu publicidade suficiente para o trabalho de Warner, mas que não esperava que suas mensagens privadas fossem compartilhadas com youtubers em busca de visibilidade.
Assim, Warner teria colaborado com o atleta em pontos específicos de sua preparação, mas Dauda foi enfático ao afirmar que isso não significava que ele era o responsável pela sua preparação completa.
O atleta reiterou que Marlena sempre foi sua treinadora, lidando diretamente com sua estratégia de treino e dieta. Warner, segundo Dauda, havia apenas oferecido algumas orientações durante o processo, mas não exercia o papel de coach.
Veja mais textos sobre fisiculturismo:
- “Calou a minha boca e a de todo mundo”, Fernando Sardinha fala a verdade sobre Cbum no Mr. Olympia 2024
- Gorgonoid e Cariani divergem sobre ida de Ramon Dino no Arnold Ohio 2025
- “Ramon Dino deveria treinar com Rafael Brandão”, sugere Gorgonoid
- Adam Abbas aponta novo sucesso brasileiro na Wellness pro Mr. Olympia 2025: “Uma máquina”
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.