O debate sobre piscina de ondas nas Olimpíadas foi um dos principais assuntos após Paris 2024. Medalhista de prata nos Jogos, Tati Weston-Webb foi na contramão das opiniões de Medina, Toledo e Slater.
Enquanto os campeões mundiais acenaram para um cenário favorável das competições e principalmente a Olimpíada em uma piscina de ondas, Tatiana declarou preferência pelo oceano.
Tati Weston-Webb comenta sobre piscina de ondas
Durante a COB Expo, Tati Weston-Webb concedeu entrevista ao portal Olimpíada Todo Dia e respondeu sobre sua preferência entre piscina de ondas ou competições no oceano:
Eu gosto de estar na água conectada com Deus. Se é no seu tempo, vai acontecer. Não é sempre justo, mas é muito mais legal assistir um evento dentro do mar, no oceano, em um lugar de paz. É sobre essa conexão.
Acho que isso é importante, ver a quantidade de pessoas que preferem ver um campeonato dentro do oceano em vez de uma piscina. Claro que vai ficar muito justo, todo mundo tendo sua oportunidade, surfando na piscina.
Eu acho legal surfar na piscina, mas minha preferência vai ser sempre de entrar no mar, dar aquele banho de água salgada e esperar pela onda dos sonhos.
Opiniões de Gabriel Medina, Kelly Slater, Filipe Toledo e Jack Robinson
Dominantes nas piscinas, Gabriel Medina e Filipe Toledo são os principais nomes do cenário nesse tipo de competição. O tricampeão mundial e medalhista de bronze afirmou ao GE após a Olímpiada que a competição seria mais justa em uma piscina:
Acho que a piscina de ondas seria mais justo porque daria oportunidade de todo mundo mostrar o melhor. Em termos de performance, acho que o melhor vence na piscina”, disse Medina.
Toledo também se manifestou nas redes sociais apoiando a ideia de uma piscina de ondas na próxima Olimpíada:
Eu amo o mar, e não acho que nada supera a natureza! Mas se tratando de olimpíadas, acho que seria a forma mais justa! Todo mundo teria chance o suficiente pra colocar o melhor de si na onda!
Vamos ser sinceros, se o mar continuasse como foi no round 3, o Gabriel ia papar o ouro e a gente sabe disso! A piscina proporciona essa condição do começo ao fim, e no final das contas quem vence é realmente o melhor surfista!”, escreveu Filipinho.
Kelly Slater o maior surfista de todos os tempos, também se mostrou favorável para realizar o surf olímpico na piscina de ondas em entrevista para Barton Lynch:
As pessoas me perguntam se deveríamos fazer isso em Lowers, Huntington, Malibu… E eu digo: vamos fazer isso em uma piscina de ondas.
Qual é a maneira mais justa de mostrar o surf de todos? Eles podem não completar as melhores ondas, mas podem fazer as melhores manobras e você ainda vencerá”, declarou Slater.
Por fim, o australiano e medalhista de prata, Jack Robinson, tem um ponto de vista diferente dos campeões mundiais e mais parecido com Tati Weston-Webb. Jack declarou que se um país tem boas ondas, elas devem ser usadas nas Olimpíadas:
Pessoalmente, se um país anfitrião tem ondas, deixe-o usá-las. Os Estados Unidos têm ondas no Havaí e na Califórnia. Algumas pessoas podem preferir uma piscina de ondas porque é adequada para o seu surf.
Para mim, compreender o oceano é uma parte importante do surf competitivo. É uma grande habilidade que não existe mais em uma piscina de ondas”, comentou Jack Robinson para um tv australiana.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do surf e confira mais algumas notícias sobre a modalidade:
- Terceira do mundo, quanto Tati Weston-Webb ganhou na WSL em 2024?
- “É assustador”, Gabriel Medina reage ao racismo contra Vinicius Jr. em Madri
- WSL anuncia retorno de etapa em que Italo Ferreira e Gabriel Medina fizeram final
- Sem Medina, Slater e Filipe Toledo, João Chianca monta o surfista perfeito
- Tati Weston-Webb comenta pela primeira vez sobre seu desempenho no WSL Finals 2024
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.