Gabriel Medina foi um dos protagonistas da Olimpíada de Paris, mesmo competindo no Taiti. A foto do brasileiro após uma onda em Teahupo'o viralizou ao redor do mundo.
No entanto, o tricampeão mundial não conseguiu exercer seu favoritismo por uma medalha de ouro e acabou ficando com o bronze após uma eliminação diante do australiano Jack Robinson.
Gabriel Medina comenta sobre piscina de ondas na Olimpíada
A derrota de Gabriel Medina nas semifinais em Teahupo’o causou uma grande discussão para a próxima edição do surf nas Olimpíadas. O brasileiro acabou eliminado após passar mais de quinze minutos esperando uma onda, que acabou não chegando.
Dessa forma, o assunto das piscinas de ondas voltou à tona, sendo uma alternativa com certeza de ação para os atletas. Na opinião de Medina ao GE, a competição em uma piscina seria mais justa:
No surf tem dessas, às vezes o mar dá umas paradas. É ruim perder sem ter oportunidade de performar, mas acontece. É algo recorrente.
Acho que a piscina de ondas seria mais justo porque daria oportunidade de todo mundo mostrar o melhor. Em termos de performance, acho que o melhor vence na piscina.
A opinião de Gabriel é semelhante à do bicampeão mundial Filipe Toledo, que também se posicionou a favor da escolha de piscinas de ondas para os Jogos Olímpicos.
Repercussão da foto dos Jogos e expectativa para Los Angeles 2028
O surf chamou a atenção do mundo quando a foto de Gabriel Medina em Teahupo'o se tornou um viral. O tricampeão mundial comentou sobre toda a repercussão que a imagem gerou:
Foi uma loucura, viralizou. Eu nunca tinha vivido isso, da foto viralizar mundialmente. Onde eu tenho almoçado e jantado aqui, quem me vê fala “você é o da foto”. É muito irado, eu fico feliz pelo surfe. É um esporte que eu amo e foi para o mundo todo.
Feliz com a medalha de bronze, Medina admitiu que sonhava com o ouro. No entanto, já começou a pensar em disputar as próximas Olimpíadas, daqui a quatro anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos:
Eu queria estar na final para lutar pelo ouro, mas infelizmente não consegui pegar uma outra onda. Quero sim treinar, me esforçar para estar nas próximas Olimpíadas e tentar pegar mais onda. Espero que venha das próximas vezes. Vou começar a sonhar com mais uma medalha.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade:
- Rival de Gabriel Medina afirma que foi prejudicado: “Foi muito estranho”
- Italo Ferreira comenta sobre a Olimpíada no Taiti: “Se eu estivesse, ia ser só porrada”
- Filipe Toledo desabafa após eliminação na Olimpíada: “Eu fiquei olhando e…”
- “O brasileiro tem mania de se sentir roubado”, Yago Dora comenta polêmicas da WSL
- Tatiana Weston-Webb monta o surfista dos sonhos com 17 títulos mundiais
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.