Enquanto a WSL se prepara para realizar a etapa de Teahupo'o do circuito mundial, a ISA (Associação Internacional de Surf) organiza o evento das Olimpíadas no mesmo local.

A etapa da WSL vai servir como um treinamento para muitos atletas. A janela em Teahupo'o vai até o dia 31 de maio. Enquanto isso, as Olimpíadas estão marcadas para ocorrer entre 27 de julho e 8 de agosto.

ISA faz recomendação de segurança para os surfistas em Teahupo'o

Yago Dora
Yago Dora usando capacete. Beatriz Ryder/WSL.

É fato que, para os surfistas menos experientes, surfar em Teahupo'o no Taiti, será um grande desafio. O pico é extremamente perigoso, principalmente se as ondas estiverem grandes.

Dessa forma, a ISA divulgou um comunicado para a imprensa e deixou claro que recomenda o uso do capacete para os atletas em Teahupo'o:

Teahupo'o, no Taiti, é um recife que cria condições únicas para o surf. As ondas do Oceano Pacífico empurram diretamente para o recife raso, criando fortes ondas tubulares.

Os capacetes oferecem proteção significativa contra lesões, reduzindo o risco. As incríveis ondas de Teahupo'o são uma das grandes maravilhas do mundo.

Estamos muito entusiasmados em apresentar este lugar incrível a bilhões de pessoas em todo o mundo através dos Jogos Olímpicos.

A saúde e a segurança dos atletas são a nossa principal prioridade e, como organização, recomendamos fortemente que os surfistas usem capacetes de proteção”, declarou o presidente da ISA, Fernando Aguerre.

Apesar da recomendação, os surfistas não são obrigados a usar o capacete. Atletas experientes e especialistas nesse tipo de onda como Gabriel Medina, provavelmente não vão colocar essa proteção.

Porém, muitos surfistas inexperientes devem participar das Olimpíadas e o uso do capacete é importante para evitar lesões mais graves na perigosa onda de Teahupo'o

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: