Acima de tudo, o skateboard teve sua estreia nas olimpíadas em 2021, nos jogos olímpicos de Tokyo. Assim, o evento de maior prestígio entre os atletas do mundo inteiro agora conta com skatistas no cenário.

Dessa forma, os primeiros participantes e campeões fizeram história marcando presença em Tóquio. Contudo, o skateboard agora tem mais uma competição adicionada à sua extensa lista de campeonatos. Portanto, confira quais são as competições com mais prestígio no mundo dos skatistas.

Street League Skateboarding (SLS)

Em primeiro lugar, a principal disputa no calendário fica com a Street League. O campeonato criado pelo skatista e empresário Rob Dyrdek em 2010 se tornou o mais disputado. Contudo, os números mostram que existe um skatista dominante no masculino, Nyjah Huston. A saber, o skatista conta com 22 vitórias no circuito. A última foi vencida em 2021, na etapa de Lake Havasu, no estado americano do Arizona.

Assim, a SLS tem mais em torno de três etapas por ano, não tem uma sede fixa. Contudo, o último campeonato do circuito da Street League acontece no fim de cada ano, sendo nomeado de Super Crown. Não possue sede fixa. Ou seja, sempre acontece em lugares diferentes, mas sempre em uma metrópole como São Paulo, Los Angeles, ou como foi o caso de Jacksonville em 2021. O vencedor leva o título de campeão mundial, mesmo não tendo vencido etapas anteriores. Jagger Eaton é o atual campeão.

Boardriding | Events | SLS Nike SB Pro Open 2017
Troféus da SLS para os três primeiros colocados. Foto destaque: Divulgação/ Boardriding. com

Tampa Pro

Bem como a SLS, o Tampa Pro é um dos campeonatos mais importantes no calendário. Ao contrário da Street League, Tampa tem localização fixa, o Skatepark da cidade da Flórida que leva o nome da competição. Mais de 30 skatistas disputam inicialmente. Separados em baterias, os skatistas tem uma nota de corte para que no fim sobre apenas um número reduzido de atletas.

Um fator interessante para esta competição é que dura pouco mais de cinco horas, pois tem o início e o término no mesmo dia. A saber, o Tampa não possui disputas femininas, mas a skatista brasileira Pamela Rosa disputou no ano de 2021 como convidada e chegou à semifinal do evento. O atual vencedor do evento é Shane O´Niell. Além do mais, no fim de semana seguinte ao Tampa Pro, acontece o Tampa Am, para skatistas amadores.

Mundial de Skateboard (WorldSkateboarding)

Por último, outro campeonato considerado o mundial de skate é da principal entidade e autoridade em esportes de rodinhas, a WorldSkateboarding. Dessa forma, o campeonato toma forma uma vez por ano, no segundo semestre. No ano de 2021, o campeão mundial perante a entidade é Yuto Horigome. Contudo, aos olhos da SLS quem tem o título é Jagger Eaton.

Assim, o skateboard conta com vários eventos no decorrer do ano. Em suma, com a adição do esporte nas olimpíadas, boa parte dos campeonatos reconhecidos servirão para a soma de pontos para o ranking mundial e consequentemente a classificação para os jogos olímpicos.

Foto destaque: Divulgação/ World Skate

Foto destaque: Divulgação/ Cemporcentoskate