Faltando poucos dias para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, você já se perguntou qual foi a melhor Seleção Brasileira de vôlei feminino na história? O Esportelândia colocou lado a lado as equipes medalhistas de ouro de 2008 e 2012 e te conta qual foi a mais eficiente dentro de quadra.
Seleção Brasileira de Vôlei Feminino Pequim 2008
Após serem taxadas de “amarelonas” com a traumatizante eliminação em Atenas 2004 diante da Rússia, o Time Verde e Amerelo buscava a redenção. No entanto, o quadriênio que antecedeu os Jogos Olímpicos de 2008 foi cheio de altos e baixos.
Uma derrota pra Rússia na final do mundial de 2006 trouxe as críticas e questionamentos de volta. Uma equipe liderada por Fofão chegou à Olimpíada longe de ser considerada favorita ao ouro, mas respondeu dentro de quadra.
Na grande final dos Jogos de Pequim 2004, o Brasil derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25/15, 18/25, 25/13 e 25/21. Pela primeira vez, conquistou o ouro olímpico. A partida também recompensou o desempenho das atletas, que venceram as oito partidas que disputaram e perderam apenas um set.
Os números do primeiro ouro olímpico
- 8 Jogos
- 8 vitórias
- Nenhuma derrota
- 24 sets vencidos
- 1 set perdido
- Paula Pequeno eleita MVP
A campanha até o ouro
- Brasil 3 x 0 Argélia
- Brasil 3 x 0 Rússia
- Brasil 3 x 0 Sérvia
- Brasil 3 x 0 Casaquistão
- Brasil 3 x 0 Itália
- Brasil 3 x 0 Japão
- Brasil 3 x 0 China
- Brasil 3 x 1 EUA
Elenco
- Paula Pequeno
- Carolina Albuquerque
- Sheilla Castro
- Walewska Oliveira
- Mari Steinbrecher
- Thaísa Daher
- Hélia Souza (Fofão)
- Fabi Alvim
- Jaqueline Carvalho
- Welissa Gonzaga (Sassá)
- Fabi Claudino
- Valeskinha
Seleção Brasileira de Vôlei Feminino Londres 2012
Depois do título nas Olimpíadas de 2008, a equipe apresentou um ciclo olímpico instável e chegou à Olimpíada sem o favoritismo. Durante o quadriênio, o Brasil foi vice-campeão mundial, quinto colocado na Copa do Mundo e tinha a obrigação de vencer o Sul-Americano de 2012 para garantir a vaga olímpica.
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a Seleção Brasileira de vôlei feminino encontrou dificuldades desde a fase de grupos. Na estreia, a equipe sofreu para vencer a Turquia no tie-break, em um jogo de altos e baixos e contra uma seleção, na época, cotada como a mais fraca do grupo.
Depois, as meninas foram superadas pelos Estados Unidos por 3 a 1, com as adversárias sendo as grandes favoritas ao título. Na terceira rodada, um resultado surpreendente: derrota em sets diretos diante da Coreia do Sul, em uma das piores apresentações daquela geração.
O duelo das quartas de final foi um espetáculo à parte: o inesquecível jogo contra a Rússia, de Gamova & Cia. Três derrotas anteriores ainda estavam “engasgadas”, duas em finais de Campeonato Mundial (2006 e 2010), e a semifinal olímpica de Atenas 2004.
As quartas de final de Londres 2012 era entre a invicta Rússia e o Brasil, que passou da primeira fase aos trancos e barrancos. E deu bom para a Amarelinha, por 3 x 2, com direito a salvar seis match points no set desempate. O duelo foi considerado uma final antecipada.
Após vencer a semifinal contra o Japão, o Time Verde e Amarelo surpreendeu e chegou à decisão contra a tradicional equipe americana. Assim com em 2008, o Brasil levou a melhor e garantiu a medalha de ouro olímpica.
Os números do bicampeonato olímpico
- 8 Jogos
- 6 vitórias
- 2 derrotas
- 19 sets vencidos
- 13 sets perdidos
- 140 pontos feitos por Sheilla
- 6 bicampeãs olímpicas (Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla, Fabiana, Thaísa e Fabi Alvim)
- 6 foram campeãs olímpicas pela primeira vez (Tandara, Fernandinha, Adenízia, Dani Lins, Natália e Fernanda Garay)
A campanha até o ouro
- Brasil 3 x 2 Turquia
- Brasil 1 x 3 EUA
- Brasil 0 x 3 Coreia do Sul
- Brasil 3 x 2 China
- Brasil 3 x 0 Sérvia
- Brasil 3 x 2 Rússia
- Brasil 3 x 0 Japão
- Brasil 3 x 1 EUA
Elenco
- Fabi Claudino
- Dani Lins
- Paula Pequeno
- Adenízia da Silva
- Thaísa Menezes
- Jaqueline Carvalho
- Fernanda Ferreira
- Tandara Caixeta
- Natália Pereira
- Sheilla Castro
- Fabiana de Oliveira
- Fernanda Garay
Qual das duas equipes do vôlei feminino brasileiro foi a melhor?
Com campanha invicta e tendo uma jogadora brasileira eleita MVP do torneio, para nossa equipe de especialistas, o time de Pequim 2008 é considerado superior. E aí, concorda com a comparação feita entre os dois grandes elencos do vôlei nacional?
Ver essa foto no Instagram
Gostou de saber sobre a Seleção Brasileira de vôlei feminino? Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Melhor liga de vôlei do mundo? Descubra o campeonato com mais atletas na Olimpíada de Paris 2024
- Veja quem são todos os reservas do vôlei na Olimpíada de Paris 2024
- As melhores! Rosamaria revela as jogadoras que mais se inspira na história do vôlei brasileiro
Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.