Sabemos que a vitória de um atleta sempre anda de mãos dadas com o trabalho excelente de uma equipe. E quando se trata de técnicos, a dedicação em prol dos atletas é total. Assim, a ginasta Rebeca Andrade, que treina com o técnico Francisco Porath consegue conquistar medalhas mas também o coração dos brasileiros.
Rebeca ao seu treinador Chico Porath: ” Segurou todas as barras junto comigo, me transformou na melhor atleta/pessoa que eu posso ser… essa é a nossa história, a nossa vida e a nossa medalha!”
Com certeza a competência de Porath e o trabalho duro na preparação da ginasta, fez com que ganhassem conquistas de extrema importância no mundo olímpico. Mesmo com a pandemia, conseguiu manter controle sobre o processo de preparação, e o desempenho nos jogos gera o reconhecimento.
Desafios na trajetória de Porath
Numa curta entrevista, Porath diz que começou como estagiário em uma escolinha em Curitiba em 1999. Passou por fases de treinamento, e por não ser atleta de ginástica artística teve que aprender do começo. Mas não se deixou desanimar, pelo contrário, se empenhou pois o seu objetivo era trabalhar com alto rendimento.
A possibilidade de tirar férias praticamente não existe, pois os atletas não tiram férias, então é preciso se dedicar muito ao trabalho. Dessa forma, Porath sempre busca trazer os melhores resultados e também feitos inéditos, ele considera o amor por sua profissão como a sua motivação em todos os dias.
Entrega dos prêmios
Enfim, Chico Porath recebeu o troféu ao lado de mais cinco técnicos, no dia 7 de dezembro de 2021, na festa de gala do esporte nacional em Aracaju, o qual foi concedido pelo Comitê Olímpico do Brasil. Por fim, nosso desejo é que os futuros treinadores se dediquem o tanto quanto estes, que fazem a história do nosso país. E se dedicam fazendo vitórias acontecer.