Você sabe quem são os melhores zagueiros da Itália? A escola italiana, amplamente conhecida pela maestria na arte defensiva, é um dos grandes pilares do futebol mundial. Ao longo da história, o país se notabilizou pela formação de zagueiros de altíssimo nível.
Aceitando esse desafio, preparamos uma lista especial com os cinco principais zagueiros italianos, que deixaram seu nome na história do futebol. Além disso, aproveitamos selecionar também os principais defensores do Campeonato Italiano 2024/25.
Melhores zagueiros do Campeonato Italiano na atualidade
- Francesco Acerbi
- Theo Hernández
- Matthijs De Ligt
- Di Lorenzo
- Stefan De Vrij
Francesco Acerbi
Após ser um dos grandes destaques da Lazio durante um bom tempo, Acerbi foi emprestado para a Inter de Milão, onde conseguiu ainda mais destaque e é um dos principais atletas do clube italiano.
Atualmente com 35 anos, o atleta segue sendo um dos principais defensores da liga italiana, e ainda pode ser durante um bom tempo, já que tem contrato com o time italiano até junho de 2025.
Theo Hernández
Campeão do mundo pela Seleção Francesa, Théo Hernandez é um dos grandes destaques da equipe do Milan que tem voltado a aparecer no cenário internacional após uma grande crise dentro e fora de campo.
Com apenas 26 anos, o atleta é um dos pilares defensivos do Milan e segue sendo titular da equipe que sonha em voltar as grandes conquistas dos anos 90 e 2000.
Frederico DiMarco
A escola italiana a cada geração traz defensores que são capazes tanto de desarmar um jogador e consolidar a posse de bola quanto sair jogando contra o adversário. Nesse sentido, DiMarco é um dos melhores.
Jogador da Inter de Milão, DiMarco é um dos pilares da seleção italiana pelo lado esquerdo, que também conta com Ricardo Calaffiori, destaque na Eurocopa jogando pela Azzuri, hoje jogador do Arsenal.
Di Lorenzo
Defendendo o Napoli desde 2019, o Di Lorenzo já fez história no clube, sendo o capitão da equipe que conquistou o terceiro título do Campeonato Italiano do Napoli em 2022/23. Com 30 anos, o atleta segue sendo um dos melhores atletas da posição na Itália e também é um dos grandes jogadores da Seleção Italiana.
Stefan De Vrij
Revelado pelo Feyenoord, Stefan de Vrij chegou ao futebol italiano na temporada 2014/2015, para defender a Lazio. Quatro anos depois, foi a vez de aa Inter pagar 40 milhões de euros para levá-lo a Milão.
O holandês é seguro no jogo terrestre, taticamente inteligente e forte nas bolas aéreas. Junto com Milan Skriniar, transformou a defesa da Internazionale em um das mais confiáveis do mundo.
Melhores zagueiros da Itália na história
Alessandro Nesta
Nesta foi um dos defensores mais técnicos de sua geração. Ele atuou entre 1993 e 2004 e vestiu as camisas de dois times muito tradicionais do país: Milan e Lazio.
O jogador era extremamente dominante. Tinha força, resistência, agilidade e elegância para roubar bolas. Venceu os principais troféus italianos, europeus e internacionais.
Em 2006, Nesta se lesionou durante a Copa do Mundo, abrindo espaço para que Materazzi jogasse ao lado de Cannavaro nas fases eliminatórias.
A conquista do Mundial foi a principal de sua carreira pela Squadra Azzurra. Por clubes, foi bicampeão da Liga dos Campeões e tricampeão italiano.
Fabio Cannavaro
Capitão da seleção italiana campeã da Copa de 2006 e melhor jogador o mundo naquele ano, Cannavaro compensava a baixa estatura (1,75m) com um futebol gigantesco.
Revelado pelo Napoli, ele se destacou pelo Parma junto com Buffon, com direito a um título da Liga Europa, antes de defender os gigantes Inter e Juventus. Fora da Itália, também teve grande passagem pelo Real Madrid, clube pelo qual foi bicampeão da La Liga.
Além do título mundial de 2006, pela Azzurra, o zagueiro foi vice-campeão da Eurocopa de 2000 e bicampeão europeu sub-21.
Franco Baresi
Franco Baresi é sinônimo de classe, liderança e técnica. Não à toa, é considerado um dos melhores zagueiros do mundo em toda a história do futebol. Pelo Milan, único clube que defendeu, conquistou tudo o que um jogador italiano sonha: hexacampeão da Serie A, tricampeão da Champions e bicampeão do Mundial Interclubes.
O defensor era dono de um talento absurdo. Com inteligência, visão de jogo, tempo de bola e habilidade nos pés, sabia marcar, desarmar, recompor e distribuir passes certeiros.
Pela seleção italiana, Baresi venceu a Copa do Mundo de 82 foi terceiro colocado em 1990 e vice-campeão em 1994.
Curiosamente, durante a Copa de 1994, ele passou por uma artroscopia no joelho e voltou a tempo de disputar a final contra o Brasil. Infelizmente para o defensor italiano, ele perdeu seu pênalti na disputa decisiva, batendo sobre o travessão.
Gaetano Scirea
Você já imaginou um zagueiro atuar em alto nível e jamais receber um cartão vermelho? Foi isso que Gaetano Scirea fez ao longo da sua fenomenal carreira entre 1972 e 1988!
Scirea foi revelado na Atalanta, mas logo se transferiu para a Juventus. E foi na Vecchia Signora que se tornou um dos maiores defensores da história do futebol. Apenas ele e mais quatro atletas foram capazes de faturar todos os títulos europeus e internacionais reconhecidos por Fifa e Uefa.
Como líbero da Juve e da seleção italiana, formou uma linha defensiva inesquecível com Zoff no gol, Gentile de um lado, Cabrini do outro e ele pelo centro.
Pela Juventus, foi heptacampeão italiano, além de ter conquistado um título da Liga dos Campeões e outro da Liga Europa. Com a camisa da Squadra Azzurra, disputou três Mundiais (1978, 1982 e 1986) e foi um dos principais nomes na conquista do tricampeonato em 1982.
Paolo Maldini
Paolo Maldini é um dos poucos jogadores que serão lembrados entre os maiores de duas posições. Afinal, ele iniciou sua carreira como lateral-esquerdo, posição em que disputou a Copa de 1994, e depois foi deslocado para a zaga. Nas duas funções, foi extraordinário.
Il Capitano foi revelado no Milan e só jogou por lá. No total, foram 647 compromissos disputados – o atleta que mais vestiu a camisa do clube Rossonero. Foi pentacampeão da Liga dos Campeões e heptacampeão italiano.
Pela seleção italiana, Maldini foi vice-campeão mundial em 1994 e terceiro colocado na Copa de 1990.
Um jogador extremamente técnico e capaz de usar as duas pernas, Maldini foi o segundo melhor do mundo na premiação da Fifa em 1995, atrás apenas do atacante liberiano George Weah, seu companheiro no Milan.
Com o gênio Paolo Maldini, encerramos a lista de maiores zagueiros da da Itália em todos os tempos. Aqui, deixamos uma menção honrosa para Giuseppe Bergomi, campeão mundial em 1982 e um dos maiores ídolos da Inter.
Para você, faltou alguém na lista dos grandes zagueiros italianos? E entre os melhores da posição na Serie A atualmente? Deixe sua opinião nos comentários!
Aproveite para ampliar seu conhecimento sobre futebol com mais conteúdos do esporte mais popular do planeta:
- Top 10 camisas mais bonitas da Juventus na história
- Como o Bayern de Munique quebrou a Bundesliga e dobrou recorde
- Marcelo Bielsa: a influência de El Loco sobre grandes técnicos
- Democracia Corintiana: a história, as lutas e os títulos
- Da Zebra ao Gol Olímpico: as histórias das gírias de futebol