Saiba quem são os 5 maiores zagueiros italianos de todos os tempos e quais são os melhores em atividade no Campeonato Italiano

Poucos países na história do futebol formaram tão grandes zagueiros quanto a Itália. Diante de tantos craques na arte de defender, fica uma dúvida: quem foi o maior zagueiro italiano de todos os tempos?

Como não fugimos de um bom debate sobre futebol, nos arriscamos a responder essa pergunta e formulamos a lista dos 5 maiores zagueiros da Itália em toda a história.

Mas não paramos por aí! Avaliamos também os defensores da Serie A na atualidade e relacionamos os 5 melhores zagueiros do Campeonato Italiano.

As duas listas aparecem em ordem alfabética. Assim, você pode ficar à vontade para ranquear os craques como preferir. 

Portanto, não perca mais tempo e veja quem são os melhores zagueiros da Itália!

Melhores zagueiros do Campeonato Italiano na atualidade

  • Francesco Acerbi
  • Kalidou Koulibaly
  • Matthijs De Ligt
  • Milan Skriniar
  • Stefan De Vrij

Francesco Acerbi

acerbi lazio
Acerbi é o grande pilar defensivo da Lazio

Se Ciro Immobile se destaca como um dos principais atacantes do Campeonato Italiano e se acostumou a brigar pela artilharia, Francesco Acerbi é o responsável por dar consistência ao sistema defensivo da Lazio. O zagueiro tem sido um dos melhores jogadores da Serie A na atualidade.

Já com mais de 32 anos, Acerbi mostrou ao mundo que ainda tem muita lenha pra queimar. Principalmente após se recuperar duas vezes de um câncer. Exemplo para qualquer jogador de futebol.

Kalidou Koulibaly

melhor zagueiro do mundo Kalidou Koulibaly
Koulibaly está no Napoli desde 2014

Kalidou Koulibaly é facilmente um dos melhores zagueiros em atividade nos últimos tempos. Fiel ao Napoli desde 2014, já disputou mais de 240 partidas pelo clube.

O defensor senegalês tem como principais atributos a força física, a velocidade e o bote certeiro. Seu tempo de recuperação também chama atenção. 

Matthijs De Ligt

De igt melhores zagueiros da Itália
De Ligt defende a Juventus desde o início da temporada 2019/2020

Matthijs de Ligt é um dos jogadores mais promissores do futebol mundial. O zagueiro despontou com o Ajax em 2018/19 ajudando o time a alcançar as semifinais da Champions League. O ótimo desempenho despertou a atenção das potências europeias, e ele logo foi para a Juventus.

O holandês, que se destaca pela técnica e tempo de bola, disputou quase todas as partidas da Juve na Serie A em 2019/20 e ajudou a equipe a manter sua hegemonia na Itália. 

De Ligt tem tudo para se firmar como um dos defensores mais expressivos do cenário internacional nos próximos anos.

Milan Skriniar

Milan Škriniar
Škriniar defende atualmente a Internazionale

Milan Škriniar se destaca entre os melhores zagueiros do mundo na atualidade. O defensor eslovaco chamou a atenção atuando com a camisa da Atalanta e logo foi contratado pela Internazionale de Milão.

De 2017 para cá, Škriniar se tornou titular absoluto do clube italiano e já superou a marca de 100 partidas. Seus pontos positivos são o posicionamento na área defensiva e o tempo de bola no jogo aéreo.

Stefan De Vrij

Stefan de Vrij
De Vrij é um dos principais defensores do futebol italiano

Revelado pelo Feyenoord, Stefan de Vrij chegou ao futebol italiano na temporada 2014/2015, para defender a Lazio. Quatro anos depois, foi a vez de aa Inter pagar 40 milhões de euros para levá-lo a Milão.

O holandês é seguro no jogo terrestre, taticamente inteligente e forte nas bolas aéreas. Junto com Milan Skriniar, transformou a defesa da Internazionale em um das mais confiáveis do mundo.

Vá além do Futebol! Confira também:

Maiores zagueiros da Itália em todos os tempos

  • Alessandro Nesta
  • Fabio Cannavaro
  • Franco Baresi
  • Gaetano Scirea
  • Paolo Maldini

Alessandro Nesta

melhor zagueiro do mundo Alessandro Nesta
Nesta atuou por Lazio e Milan na Itália

Nesta foi um dos defensores mais técnicos de sua geração. Ele atuou entre 1993 e 2004 e vestiu as camisas de dois times muito tradicionais do país: Milan e Lazio.

O jogador era extremamente dominante. Tinha força, resistência, agilidade e elegância para roubar bolas. Venceu os principais troféus italianos, europeus e internacionais. 

Em 2006, Nesta se lesionou durante a Copa do Mundo, abrindo espaço para que Materazzi jogasse ao lado de Cannavaro nas fases eliminatórias. 

A conquista do Mundial foi a principal de sua carreira pela Squadra Azzurra. Por clubes, foi bicampeão da Liga dos Campeões e tricampeão italiano.

Fabio Cannavaro

Fabio Cannavaro melhor jogador do mundo de 2006
Campeão do mundo pela Itália, Fabio Cannavaro foi o melhor do mundo em 2006

Capitão da seleção italiana campeã da Copa de 2006 e melhor jogador o mundo naquele ano, Cannavaro compensava a baixa estatura (1,75m) com um futebol gigantesco. 

Revelado pelo Napoli, ele se destacou pelo Parma junto com Buffon, com direito a um título da Liga Europa, antes de defender os gigantes Inter e Juventus. Fora da Itália, também teve grande passagem pelo Real Madrid, clube pelo qual foi bicampeão da La Liga.  

Além do título mundial de 2006, pela Azzurra, o zagueiro foi vice-campeão da Eurocopa de 2000 e bicampeão europeu sub-21.

Franco Baresi

Franco Baresi
Baresi passou a sua carreira inteira no Milan

Franco Baresi é sinônimo de classe, liderança e técnica. Não à toa, é considerado um dos melhores zagueiros do mundo em toda a história do futebol. Pelo Milan, único clube que defendeu, conquistou tudo o que um jogador italiano sonha: hexacampeão da Serie A, tricampeão da Champions e bicampeão do Mundial Interclubes.

O defensor era dono de um talento absurdo. Com inteligência, visão de jogo, tempo de bola e habilidade nos pés, sabia marcar, desarmar, recompor e distribuir passes certeiros. 

Pela seleção italiana, Baresi venceu a Copa do Mundo de 82 foi terceiro colocado em 1990 e vice-campeão em 1994.

Curiosamente, durante a Copa de 1994, ele passou por uma artroscopia no joelho e voltou a tempo de disputar a final contra o Brasil. Infelizmente para o defensor italiano, ele perdeu seu pênalti na disputa decisiva, batendo sobre o travessão.

Gaetano Scirea

Gaetano Scirea
Scirea conquistou todo os títulos internacionais da FIFA e UEFA

Você já imaginou um zagueiro atuar em alto nível e jamais receber um cartão vermelho? Foi isso que Gaetano Scirea fez ao longo da sua fenomenal carreira entre 1972 e 1988!

Scirea foi revelado na Atalanta, mas logo se transferiu para a Juventus. E foi na Vecchia Signora que se tornou um dos maiores defensores da história do futebol. Apenas ele e mais quatro atletas foram capazes de faturar todos os títulos europeus e internacionais reconhecidos por Fifa e Uefa.

Como líbero da Juve e da seleção italiana, formou uma linha defensiva inesquecível com Zoff no gol, Gentile de um lado, Cabrini do outro e ele pelo centro. 

Pela Juventus, foi heptacampeão italiano, além de ter conquistado um título da Liga dos Campeões e outro da Liga Europa. Com a camisa da Squadra Azzurra, disputou três Mundiais (1978, 1982 e 1986) e foi um dos principais nomes na conquista do tricampeonato em 1982.

Paolo Maldini

melhor zagueiro do mundo Paolo Maldini
Maldini é um melhores zagueiros do mundo de todos os tempos

Paolo Maldini é um dos poucos jogadores que serão lembrados entre os maiores de duas posições. Afinal, ele iniciou sua carreira como lateral-esquerdo, posição em que disputou a Copa de 1994, e depois foi deslocado para a zaga. Nas duas funções, foi extraordinário.

Il Capitano foi revelado no Milan e só jogou por lá. No total, foram 647 compromissos disputados – o atleta que mais vestiu a camisa do clube Rossonero. Foi pentacampeão da Liga dos Campeões e heptacampeão italiano.

Pela seleção italiana, Maldini foi vice-campeão mundial em 1994 e terceiro colocado na Copa de 1990. 

Um jogador extremamente técnico e capaz de usar as duas pernas, Maldini foi o segundo melhor do mundo na premiação da Fifa em 1995, atrás apenas do atacante liberiano George Weah, seu companheiro no Milan.

Com o gênio Paolo Maldini, encerramos a lista de maiores zagueiros da da Itália em todos os tempos. Aqui, deixamos uma menção honrosa para Giuseppe Bergomi, campeão mundial em 1982 e um dos maiores ídolos da Inter.

Para você, faltou alguém na lista dos grandes zagueiros italianos? E entre os melhores da posição na Serie A atualmente? Deixe sua opinião nos comentários!

Aproveite para ampliar seu conhecimento sobre futebol com mais conteúdos do esporte mais popular do planeta:

*Última atualização em 23 de julho de 2020

Salvar