Apesar de ser um problema recorrente há décadas e décadas dentro do futebol, somente agora a FIFA anunciou um protocolo antirracismo para os jogos. As medidas confirmadas pela entidade prometem tratar com severidade uma situação que necessita de muita atenção.
Impulsionada pelos recentes casos de discriminação no atual cenário do esporte mundial, principalmente envolvendo o atacante do Real Madrid Vinícius Júnior, alvo de inúmeras ofensas, a Federação Internacional de Futebol quer extinguir o racismo de vez.
Vinícius Júnior motivou FIFA a fortalecer protocolo antirracismo
Você ama outros esportes além de futebol? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Medidas do protocolo antirracismo da FIFA
Na tentativa de diminuir ao máximo os casos de racismo presentes em estádios de futebol, principalmente os ocorridos nos últimos meses, a FIFA estabeleceu um novo protocolo antirracismo que inclui uma série de medidas.
A primeira delas é o gesto criado para denunciar atos racistas durante os jogos. A ação deve ser realizada com os punhos cruzados e as mãos abertas, informando o árbitro do ocorrido.
Uma vez a denúncia feita, será responsabilidade do árbitro tomar as medidas cabíveis para impedir ou punir o problema. A primeira será o anúncio no sistema de som do estádio solicitando que o ato não se repita mais.
Caso continue mesmo assim, a partida poderá ser suspensa temporariamente pelo juiz, deixando em aberto a possibilidade dos times retornarem aos vestiários. Se o problema persistir, o árbitro poderá ser ainda mais radical.
Na terceira medida o jogo poderá ser encerrado. Caso aconteça, o time associado aos atos racistas em questão terá a derrota decretada e contabilizada no seu histórico.
A FIFA ainda afirmou que a criação do protocolo antirracismo é um tentativa de lutar para que a discriminação seja considerada crime em todos os países. Além disso, anunciou um programa específico de educação para as questões sociais sejam ensinadas já na infância.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Copa Nacional de Futebol Quilombola: surgimento, valores e integração
- Democracia Corintiana: a história, as lutas e os títulos
- Quem são os artilheiros da Libertadores [2024]?
- Marta e Cristiane: inspirando gerações no futebol feminino nacional
- Qual seria os convocados da Seleção Brasileira nas Olimpíadas 2024?
- Lista dos convocados da Seleção Brasileira para a Copa América
- Rivalidades eternas: os maiores clássicos do Brasil
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.