Uma das maiores honras para um atacante que atua no futebol da América do Sul é ser um dos artilheiros da Copa Libertadores. A copa que mexe com o sentimento de todo o continente vem sendo dominada por brasileiros e argentinos nas últimas temporadas.
Dessa forma, o Esportelândia vai listar quem são os artilheiros dessa atual edição da Copa Libertadores, além disso, outros atacantes históricos que lideram a lista de mais gols no torneio.
Artilheiros da Libertadores 2023
O artilheiro da edição de 2023 da Copa Libertadores é o argentino Germán Cano, o camisa 9 do Fluminense assumiu o topo da lista após marcar dois gols diante do Olimpia e levar o tricolor até às semifinais do torneio.
Cano seguiu aumentando seu histórico e sendo fundamental para o Fluminense na competição. Nos jogos contra o Internacional marcou três gols vitais que levaram o tricolor até à final da Copa Libertadores de 2023.
Já na final do torneio, Germán Cano balançou as redes mais uma vez e terminou como artilheiro da Copa Libertadores com 13 gols e ainda campeão do torneio.
Ver essa foto no Instagram
Na segunda colocação, aparece o atacante Paulinho do Atlético Mineiro, o camisa 10 marcou sete gols em onze partidas, o atacante do Galo conta com mais jogos pois ajudou o time nas fases preliminares do torneio.
Paulinho também conta com uma boa média de quase um gol por partida nesta edição da competição. No entanto, o atacante e o Atlético Mineiro já estão eliminados do torneio após perderem na fase de oitavas de final diante do Palmeiras.
Dorlan Pabon aparece em terceiro e é mais um que já deu adeus para a Copa Libertadores de 2023. Assim, O camisa 9 do tricolor é o único que segue vivo do Top-3 dos artilheiros da competição.
TOP-15 ARTILHEIROS DA COPA LIBERTADORES 2023
- Germán Cano – Fluminense, 13 gols
- Paulinho – Atlético Mineiro, 7 gols
- Dorlan Pabón – Atlético Nacional, 6 gols
- Luciano Pons – Independiente Medellín, 5 gols
- Arthur – Palmeiras, 5 gols
- Alan Patrick – Internacional, 5 gols
- Enner Valência, Internacional, 4 gols
- Rubén Bentancourt – Liverpool, 4 gols
- Enrique Triverio – The Strongest, 4 gols
- Guilhermo Paiva – Olimpia, 4 gols
- Vitor Roque – Athletico Paranaense, 4 gols
- Ronnie Fernández – Bolívar, 4 gols
- Gustavo Gómez – Palmeiras, 3 gols
- Rony – Palmeiras, 3 gols
- Raphael Veiga – Palmeiras, 3 gols
Maiores artilheiros da história da Copa Libertadores
A Copa Libertadores é uma competição histórica, dessa forma, apenas grande nomes fazem parte da lista histórica de artilheiros do torneio.
- Alberto Spencer – 54 gols (Peñarol – 48, Barcelona de Guayaquil – 6).
- Fernando Morena – 37 gols (Peñarol – 37)
- Pedro Rocha – 36 gols ( Peñarol – 25, São Paulo – 10, Palmeiras – 1).
- Daniel Ortega – 31 gols (River Plate – 31).
- Gabriel Barbosa – 31 gols (Santos – 1, Flamengo – 30).
- Julio Morales – 30 gols (Nacional – 30)
- Lucas Pratto – 30 gols (Universidad Católica – 6, Vélez Sarsfield – 8, Atlético Mineiro – 7, River Plate – 9).
- Luizão – 29 gols (Vasco – 8, Corinthians – 15, Grêmio – 1, São Paulo – 5).
- Juan Carlos Sarnari – 29 gols (River Plate – 10, Universidad Católica – 12, Universidad do Chile – 4, Independiente Santa Fé – 3).
- Anthony de Ávila – 29 gols (America De Cáli – 27, Barcelona de Guayaquil – 2).
Curiosidades sobre os artilheiros da Copa Libertadores
- Os três maiores artilheiros da competição, Alberto Spencer, Fernando Morena e Pedro Rocha, jogaram pelo Peñarol do Uruguai.
- Luizão é o segundo maior artilheiro brasileiro do torneio. Porém, na edição de 2000, o atacante então no Corinthians marcou 15 gols, somente Daniel Ortega balançou mais as redes em uma só edição, 17 vezes em 1966.
- Gabriel Barbosa, em 2023 entrou na história da competição ao se tornar o maior artilheiro brasileiro da competição, com 31 gols e potencial de subir ainda mais na lista de maiores de todo o torneio.
*Última atualização 4 de novembro de 2023 às 20h30.
Jornalista e aficionado por esportes, entre eles minhas maiores paixões são: futebol, surf e basquete, principalmente a NBA.