O último mês trouxe grandes mudanças para o futebol brasileiro. Além da volta dos principais campeonatos estaduais, que permitiu aos torcedores matar a saudade de assistir aos jogos dos times do coração, também houve a criação da Medida Provisória 984, que mexeu com os direitos de transmissão das partidas, proporcionando transmissões pela internet e alavancando as redes sociais de muitos times.

Mas, afinal, quais foram os clubes com maior crescimento? Confira a relação de
acordo com dados do levantamento do IBOPE Repucom!

Clubes com maior crescimento nas redes sociais

  • Flamengo
  • Fluminense
  • Vasco
  • Corinthians
  • Palmeiras

Flamengo

O Flamengo somou 2,2 milhões de novos seguidores em suas plataformas durante
julho. O YouTube foi o principal responsável por esse crescimento expressivo, com 1,6 milhões de inscritos no canal FlaTV, que transmitiu alguns jogos da reta final do Campeonato Carioca.

Além disso, o Mengão também foi líder de crescimento em todas as outras redes sociais
analisadas, com destaque para os 300 mil novos seguidores no TikTok.

Fluminense

Também alavancado pela transmissão de partidas em seu canal do YouTube, a
FluTV, o Fluminense registrou o maior crescimento mensal da história em sua base de
seguidores virtuais. Somando todas as redes, foram 421 mil novos inscritos, sendo 96% destes na FluTV.

Mesmo com esses ótimos números, o Fluminense figura apenas no décimo segundo lugar no ranking dos clubes brasileiros mais acompanhados na internet.

Vasco

Os destaques de julho realmente foram as equipes cariocas. O Vasco diversificou e
apostou na transmissão de jogos-treino em seu canal no YouTube, além de entrevistas com
jogadores e conversas ao vivo com membros da equipe.

Como resultado, o Gigante da Colina conseguiu 236 mil novas inscrições na Vasco TV, número que corresponde a 89% dos novos seguidores do Vasco em todas as plataformas durante o mês.

Corinthians

Somando todas as redes sociais analisadas, o Timão angariou 240 mil novos inscritos. Ao contrário do trio carioca, que teve grande crescimento baseado no YouTube, o Corinthians se firmou em duas outras plataformas: o Instagram e o TikTok.

Palmeiras

O Verdão aparece em quinto lugar na lista, muito impulsionado pela recém-criada conta no TikTok, que gerou 158 mil seguidores para o clube. Considerando todas as plataformas, o Palmeiras conquistou 225 mil novos seguidores.

A equipe do Mago Da Tecnologia analisou estes números, trazendo algumas reflexões para os clubes brasileiros. De acordo com Ricardo Fernandes, membro do site e especialista em
eletrônicos, o crescimento expressivo dos canais do YouTube que realizaram transmissões ao vivo indicam que esta pode ser uma fonte de renda valiosa para os clubes daqui, desde que saibam aproveitar as oportunidades, angariar patrocinadores e manter a qualidade no
conteúdo.

Fernandes destacou também a consolidação do TikTok: “Até pouco tempo atrás, ninguém
poderia imaginar que o TikTok seria útil para os times de futebol. Hoje em dia, a única equipe da Série A do Brasileirão que não possui conta na plataforma é o Atlético-GO, e os perfis dos times não param de crescer. É mais uma oportunidade para o marketing dos clubes de mostrar suas características inovadoras”.

As redes sociais são um campo, relativamente, novo na história do futebol brasileiro. Aproveite para conhecer mais sobre o esporte bretão no Brasil: