fbpx
Saiba absolutamente TUDO sobre futebol americano. Regras, posições, jogadas, comissão técnica, tamanho do campo e muito mais

Futebol americano pode parecer um esporte difícil de entender se você está assistindo pela primeira vez, mas a verdade é que não é tão complicado assim.

Nesse conteúdo nós vamos te ajudar a entender tudo sobre futebol americano, quais são as regras, como funciona o jogo e a pontuação — já preparamos até um glossário para você ficar por dentro de todos os termos!

Em breve, você já poderá participar das discussões sobre a NFL sem medo de passar vergonha. Poderá até opinar, com fundamentos, se Tom Brady pode ser considerado o melhor jogador da história.

Vem com a gente e saiba todos os detalhes de um jogo de futebol americano!

Infográfico: saiba tudo sobre futebol americano

Regras, jogo e pontuação do futebol americano

20 termos básicos do futebol americano que você precisa conhecer

Como e onde surgiu o futebol americano?

A história do futebol americano está fortemente atrelada ao rugby e também ao futebol que estamos mais acostumados e que tem a Seleção Brasileira como pentacampeã mundial. As divergências entre regras em confrontos universitários em meados do século XIX foi o ponto de partida para o desenvolvimento do futebol americano.

Walter Camp, um graduado da Universidade de Yale e Hopkins School, é considerado o “pai do futebol americano”. Ele foi o responsável por instituir algumas mudanças importantes nas regras, distanciando o esporte daquilo que era praticado no rugby. Essas alterações envolvem a criação de um número limite de jogadas para atingir uma distância em campo e também a legalização do bloqueio.

A evolução de regras, inclusive com medidas que tornassem o esporte mais seguro para os jogadores, levou à criação do futebol americano em moldes parecidos ao que vemos atualmente na NFL.

O que é a NFL?

A National Football League (NFL) é a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Ela foi criada em 1920 com o nome de Associação Americana de Futebol Profissional (APFA), dois anos antes de ser renomeada como a Liga Nacional de Futebol, ou NFL na sigla em inglês.

amazon

Os 32 times que disputam a NFL são divididos entre duas conferências: a National Football Conference (NFC) e a American Football Conference (AFC). Na final, os campeões de cada conferência se enfrentam no Super Bowl, o principal evento de esportes dos Estados Unidos.

Mas até chegar ao Super Bowl é um longo caminho. A temporada da NFL é disputada em 17 semanas, entre setembro e dezembro, com uma semana de folga para cada equipe. Assim, cada time joga 16 partidas.

Após o fim da temporada regular, começam os playoffs. Participam dessa fase eliminatória seis times de cada conferência (quatro campeões de divisão e dois times de repescagem). Todos os jogos são no formato mata-mata, ou seja, quem perder estará eliminado.

Os confrontos eliminatórios seguem até o Super Bowl, que acontece no primeiro domingo de fevereiro. 

Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Regras do futebol americano

Quer saber como funciona o futebol americano? O primeiro passo é entender que esse esporte tem dois times de 11 jogadores em campo. Aquele que tem a posse de bola é o time de ataque e tem o objetivo de conquistar território, avançando no campo até chegar a uma área no gramado chamada endzone (zona final) e marcar um touchdown.

A NFL possui um longo livro de regras utilizadas na liga norte-americana. Já no Brasil, são usadas as regras da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), que são baseadas nas regras utilizadas no futebol americano universitário dos Estados Unidos, a NCAA.  

O começo de um jogo de futebol americano

A escolha de quem começará com a posse de bola é decidida em cara ou coroa. Feita a escolha com uso da moeda, um jogo de futebol americano sempre começará com um chute inicial, chamado kickoff  — que acontece também quando um touchdown é marcado e no início do segundo tempo.

O campo tem jardas e a bola é posicionada na marca de 35 jardas do campo do time defensor — cada jarda equivale a 0,9144 metro — e um kicker (chutador) chuta a bola para o ataque do adversário.

Um jogador dessa equipe que receberá a bola, chamado de retornador, terá a função de agarrá-la e avançar pelo campo o mais longe possível, enquanto seus companheiros tentam bloquear os jogadores adversários. O seu time começará a atacar no ponto do campo onde ele parar.

Kickoff futebol americano

Se o retornador conseguir atravessar todo o campo, sua equipe marcará um touchdown. Assim, seu time terá de chutar a bola para o oponente iniciar o ataque. Contudo, se o jogador que receber o kickoff estiver dentro de sua própria endzone e se ajoelhar, o ataque de sua equipe será iniciado na marca de 25 jardas.  

O que é primeira descida?

Toda a conquista de território e os avanços de um time no jogo de futebol americano são medidos em jardas. Cada jarda equivale a 0,9144 metro. Objetivamente, a equipe de ataque deve tentar avançar o máximo possível de jardas em uma jogada.

No entanto, para seguir atacando e começar uma nova campanha, essa equipe tem 4 tentativas para alcançar 10 jardas. Se atingir essa meta, ela terá direito a uma nova descida (First down). Assim, terá mais 4 novas tentativas para avançar 10 jardas.

Se na primeira descida, a equipe de ataque avançar menos de 10 jardas, ela terá a segunda descida para percorrer essa diferença. Se novamente não conseguir as 10 jardas, a equipe terá a terceira descida.

Caso a equipe de ataque não consiga conquistar uma nova primeira descida em 4 tentativas, seu adversário começará a atacar de onde ela parou. Por isso, é mais comum que a equipe use apenas as primeiras três tentativas para buscar um avanço.

Para evitar a perda de bola onde iniciou sua quarta descida, o mais comum é que a equipe dê um “punt”. Só é preciso tomar cuidado para não ser bloqueado.

amazon

Punt futebol americano

O punt é um chutão para o time adversário iniciar seu ataque distante de onde a equipe que o realizou estava em sua quarta descida. No entanto, se estiver em uma posição confortável no campo de ataque, em vez de um punt, a equipe que ataca pode tentar um field goal, que vale 3 pontos.  

Jogadas de ataque no futebol americano

Para avançar as 10 jardas a cada campanha de ataque, as equipes utilizam, principalmente, duas alternativas: os passes e as corridas.

O passe ocorre quando a bola é lançada para frente. Essa alternativa é conhecida como jogo aéreo. Já a corrida é quando a bola é entregue diretamente nas mãos de um jogador para que ele possa avançar, no que é conhecido como jogo terrestre.

Há alternativa ainda de o time de ataque tentar “trick plays”, que são jogadas para enganar um adversário. Um exemplo é quando o quarterback, que, normalmente, é responsável pelo passe, entrega a bola para outro jogador e se desloca para receber o lançamento.

Trickplay futebol americano

Quando o jogador de futebol americano pode passar a bola?

No futebol americano, as equipes podem passar a bola para trás quantas vezes quiserem. No entanto, só é permitido um passe para frente e desde que o lançador esteja atrás da linha de scrimmage (linha em que a equipe de ataque inicia uma jogada).

Quanto tempo dura um jogo de futebol americano?

Um jogo de futebol americano é dividido em quatro quartos de 15 minutos. Após a conclusão do segundo quarto, há um intervalo de 12 minutos. Entre o primeiro e o segundo quartos, assim como entre o terceiro e o quarto quartos, há uma pausa de dois minutos.

O cronômetro é paralisado em um jogo de futebol americano sempre que:

  • o passe dado pelo quarterback (mais à frente explicaremos as posições) não é completado;
  • quando há uma pontuação;
  • quando há uma infração na jogada;
  • quando o atleta com a posse de bola sai do campo;
  • no two minute warning, quando restam apenas dois minutos para o fim do segundo e do quarto quartos.

Quantos juízes tem um jogo de futebol americano?

A equipe de arbitragem em um jogo de futebol americano conta com 7 árbitros, sendo o árbitro principal, que usa boné branco, e mais seis auxiliares, com bonés pretos.

amazon
Juízes de futebol americano
A equipe de arbitragem no futebol americano é formada por sete árbitros

Como funcionam as faltas no futebol americano?

Como o futebol americano é um esporte baseado na conquista de território, as faltas determinam perdas de jardas. Quando, por exemplo, o ataque atrasa os 40 segundos para iniciar uma jogada, ele é punido com a perda de 15 jardas.

Já agarrar um adversário que está sem a posse de bola resulta em uma infração conhecida como “holding”, com perda de 10 jardas se a infração for cometida pelo ataque e de 5 jardas se for uma falta da defesa.

Sempre que a equipe de arbitragem perceber que um jogador cometeu uma falta, um pano amarelo será lançado no gramado. Nas transmissões de TV, esse momento logo é apontado na tela com a palavra “flag” (bandeira). A infração e sua penalidade são comunicadas ao público por microfone.

Falta futebol americano

Qual é o tamanho do campo de futebol americano?

Um campo de futebol americano tem 120 jardas (109,7 metros) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 metros) — cada jarda equivale a 0,9144 metros. Em relação ao comprimento, há duas endzones (área nas pontas do campo), que equivalem a 10 jardas cada. Assim, o restante do gramado mede 100 jardas.

A cada 10 jardas, há linhas brancas atravessando todo o campo, o que favorece a visualização do público no estádio e de quem acompanha os jogos pela TV. Marcas menores demarcam o campo de uma em uma jarda.

No fim das endzones, estão duas traves em formatos de Y. Essas traves têm 12,05 metros de altura e 5,6 metros de largura. Tanto esses traves quanto as demarcações de jardas ao longo do campo têm influência no objetivo do futebol americano e em como acontecem as pontuações.

Campo de futebol americano
O campo de futebol americano tem jardas demarcadas e múltiplos de 10 enumerados no gramado

Vá além do mundo do Futebol Americano! Confira também nossos outros conteúdos:

Qual é o objetivo do futebol americano?

Em um jogo de futebol americano, as equipes devem conquistar território, avançando jarda a jarda até a endzone. Quanto mais vezes um time chegar até essa área na ponta do gramado, mais pontos ele marcará.

Porém, chegar até a endzone não é a única forma de um time de futebol americano pontuar.

Como é feita a pontuação no futebol americano?

Para entender como funciona a pontuação do futebol americano, é preciso entender que cada equipe tem 4 tentativas (downs ou descidas) para conquistar 10 jardas e seguir avançando até o fim do campo. Uma vez que a equipe conseguir avançar até o fim do campo e atingir a endzone, ela terá motivos para comemorar.

Como é o touchdown?

O touchdown é o principal lance do futebol americano e vale 6 pontos. Ele acontece quando a equipe que ataca atinge a endzone. Para fazer um touchdown, é preciso que um jogador receba um passe dentro da endzone ou entre nessa área com a posse da bola.

Depois de anotar um touchdown, a equipe tem a possibilidade de aumentar ainda mais a sua pontuação, seja com um ponto extra ou down curto, chamado de conversão de dois pontos.

Touchdown futebol americano

O que é o ponto extra?

Para fazer um ponto extra e marcar mais um ponto no placar, a equipe que já fez um touchdown precisa acertar um chute entre as traves em formato de Y.

O que é uma conversão de dois pontos?

Se não quiser ter a chance de marcar apenas um ponto, o time que ataca pode recorrer a um down curto, que vale dois pontos. Nesse caso, a equipe tem de conseguir entrar na endzone mais uma vez.

Como é feito um field goal?

Quando o time que está atacando não consegue atingir a endzone, ele pode arriscar um chute na direção da trave em formato de Y. O field goal vale 3 pontos e é a segunda principal pontuação do futebol americano. Para conseguir essa pontuação, é preciso que o time acerte um chute entre as traves do Y.

O field goal pode ser marcado de qualquer lugar do campo, desde que o kicker (chutador) tenha força suficiente para acertá-lo. O recorde da NFL é um chute de 63 jardas.

Para considerar a distância do field goal, é preciso fazer uma soma. É necessário considerar a distância que a equipe está da endzone, as 10 jardas entre o Y e o início da endzone, além de 7 jardas entre a linha de ataque e o posicionamento do holder, jogador responsável por receber a bola e posicioná-la para o kicker fazer o chute.

Ou seja, para saber a distância de um field goal, é preciso somar 17 jardas à distância do ataque até a endzone.

Field goal futebol americano

O que é um safety?

O safety vale 2 pontos e é a única pontuação que pode ser feita por um time que está defendendo. Ele acontece quando um jogador de ataque é derrubado dentro da própria endzone.

Safety futebol americano

O que são interceptação e fumble?

A interceptação e o fumble não são pontuações do futebol americano, mas são outras alternativas de uma equipe recuperar a posse de bola.

No fumble, um atacante deixa a bola cair antes de a jogada ser encerrada, acidentalmente ou por ter sido forçado por um adversário. Assim, qualquer jogador de ambas as equipes podem recuperar a bola.

Fumble futebol americano

Já a interceptação ocorre quando um defensor intercepta um passe. Ou seja, ele é o receptor de um lançamento que havia sido feito para um atacante.

O atleta que fez a interceptação deve segurar a bola sem que ela encoste no chão. Ele tem a possibilidade de retornar para tentar chegar à endzone e marcar um touchdown.

Interceptação futebol americano

Quais são os equipamentos do futebol americano?

Como o futebol americano é um esporte de contato constante, os jogadores usam equipamentos obrigatórios, como o capacete, protetores de ombro, peito, coxa, genitais e joelhos. Há ainda a opção de os atletas utilizarem proteções para as costelas.

A bola do futebol americano

É possível uma bola não ser redonda? No futebol americano, sim. A bola é oval, com 27,9 cm de comprimento por 17,7 cm de largura.

Qual o número de jogadores no futebol americano?

O jogo de futebol americano é disputado por duas equipes com 11 jogadores. Mas, as equipes são divididas em 3 formações: defesa, ataque e especialistas. As substituições são ilimitadas e a presença de cada uma dessas formações em campo dependerá do tipo de jogo. A equipe de especialistas é acionada quando envolve um momento de field goals, retornos ou punts.

Na NFL, os elencos têm 53 jogadores e 46 são relacionados para as partidas.  

Qual o nome das posições de cada jogador no futebol americano?

Uma equipe de futebol americano tem jogadores que entrarão em campo apenas quando ela atacar ou defender. Ainda há os especialistas, que serão chamados para field goals, retornos ou punts.

Posições futebol americano
Cada time de futebol americano conta com 11 jogadores em campo

Posições de ataque

  • Quarterback (QB): responsável pela organização das jogadas de ataque, é o jogador que faz passes e distribui as bolas nos movimentos ofensivos. Deve analisar a defesa adversária, para decidir qual jogada será feita.
  • Center (C): atleta que faz o snap (passa a bola para trás por baixo das pernas) e bloqueia os defensores que tentam chegar até o quarterback .
  • Offensive guards (OG): ficam ao lado do center para bloquear defensores vindo pelo meio, proteger o quarterback e abrir espaço para uma corrida.
  • Offensive tackles (OT): ficam ao lado dos guards para bloquear defensores que vêm pelos lados. Também deve proteger o quarterback.
  • Running Backs (RB): esses jogadores de ataque ficam atrás ou ao lado do quarterback, para, geralmente, serem uma alternativa para correr com a bola, embora também possam receber passes.
  • Wide Receivers (WR): ficam posicionados nas laterais do ataque para receber passes.
  • Tight End (TE): fica posicionado ao lado do tackle  e tem função híbrida, pode tanto funcionar como bloqueador como um recebedor de passes.

Posições de defesa

  • Defensive tackles e defensive ends (DT e DE): são os jogadores que se posicionam na frente dos guards e tackles adversários, com o objetivo de parar o jogo corrido e atrapalhar os passes do quarterback. São os maiores jogadores da defesa.
  • Linebackers (LB):  esses jogadores se posicionam algumas jardas atrás da linha, para parar o jogo corrido e os passes curtos.
  • Cornerbacks e Safeties (CB e S): são os jogadores mais rápidos da defesa e têm a responsabilidade de marcar os wide receivers e anular o jogo aéreo do ataque.

Especialistas

  • Kicker: principal jogador da equipe de especialistas, é responsável por chutar os field goals e os kickoffs.
  • Punter: tem a função específica de dar o chute para reposicionar os adversários quando seu time não consegue avançar as jardas necessárias para o down dentro das quatro tentativas.

Como é o futebol americano no Brasil?

Seleção Brasileira de Futebol Americano
Seleção Brasileira de futebol americano tem o apelido de Brasil Onças

O futebol americano no Brasil vem crescendo em popularidade, principalmente por causa das transmissões de jogos da NFL. Consequentemente, há mais pessoas querendo praticar o esporte no país.

Anualmente, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) organiza o campeonato Brasileiro de Futebol Americano. A primeira edição aconteceu em 2009, com o nome de Liga Touchdown.

Em 2018, o campeão brasileiro de futebol americano foi o Galo Futebol Americano, time do Atlético Mineiro, que derrotou o João Pessoa Espectros no Brasil Bowl.

Atualmente, a divisão de elite do campeonato brasileiro de futebol americano é chamada Brasil Futebol Americano e tem 32 equipes, divididas entre as conferências Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) também administra a Seleção Brasileira de Futebol Americano, conhecida como Brasil Onças.

Portanto, se você não quiser apenas assistir aos jogos da NFL, você também pode torcer aqui no Brasil ou até mesmo buscar um lugar para praticar futebol americano.

Se ainda tiver alguma dúvida, não perca tempo e deixe seu comentário!

E para se especializar ainda mais em Futebol Americano, veja também esses outros conteúdos:

* Última atualização feita em 23/07/2019.

Betway Brazil Sports Banners
Ficha Técnica
Título
Tudo sobre Futebol Americano: história, regras e posições
Resumo
Saiba absolutamente TUDO sobre futebol americano. Regras, posições, jogadas, comissão técnica, tamanho do campo e muito mais
Autor

Comentários

Salvar