Futebol americano pode parecer um esporte complexo à primeira vista, mas, na realidade, é mais simples do que parece.

Aqui, vamos te ajudar a entender tudo sobre o futebol americano: as regras, o funcionamento do jogo e o sistema de pontuação, incluindo um glossário para você dominar todos os termos!

Logo, você estará pronto para participar das discussões sobre a NFL sem receio e até dar sua opinião, com base, sobre se Tom Brady realmente merece o título de maior jogador da história.

Infográfico: saiba tudo sobre futebol americano

Tudo sobre Futebol Americano: história, regras e posições

Tudo sobre Futebol Americano: história, regras e posições

Como e onde surgiu o futebol americano?

A origem do futebol americano está fortemente ligada ao rugby e ao futebol que conhecemos, com a Seleção Brasileira pentacampeã mundial. As divergências nas regras dos confrontos universitários no século XIX foram o ponto de partida para o desenvolvimento do futebol americano.

Walter Camp, um ex-aluno da Universidade de Yale e Hopkins School, é considerado o “pai do futebol americano”. Ele foi responsável por implementar mudanças importantes nas regras, afastando o esporte do rugby. Entre suas contribuições estão a criação de um número limitado de jogadas para avançar no campo e a legalização do bloqueio.

O aperfeiçoamento das regras, especialmente para aumentar a segurança dos jogadores, deu origem ao futebol americano nos moldes atuais que vemos na NFL.

O que é a NFL?

A National Football League (NFL) é a liga profissional de futebol americano nos Estados Unidos. Fundada em 1920 como Associação Americana de Futebol Profissional (APFA), foi renomeada para NFL dois anos depois.

A liga conta com 32 equipes, divididas em duas conferências: a National Football Conference (NFC) e a American Football Conference (AFC). Os campeões de cada conferência se enfrentam no Super Bowl, o maior evento esportivo dos EUA.

A temporada regular da NFL dura 17 semanas, de setembro a dezembro, com cada equipe jogando 16 partidas e uma semana de descanso. Após essa fase, começam os playoffs, com seis times de cada conferência (quatro campeões de divisão e dois de repescagem). Os jogos são eliminatórios, até que os vencedores das conferências se enfrentem no Super Bowl, realizado no primeiro domingo de fevereiro.

Regras do futebol americano

Quer entender como funciona o futebol americano? O básico é que são dois times de 11 jogadores em campo. O time que está com a posse de bola é o ataque, e seu objetivo é avançar no campo para chegar à endzone (zona final) e marcar um touchdown.

Na NFL, há um extenso livro de regras que rege a liga. Já no Brasil, as regras seguem as diretrizes da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), que se baseiam nas normas do futebol americano universitário dos EUA, a NCAA.

O começo de um jogo de futebol americano

A posse de bola em um jogo de futebol americano é decidida no cara ou coroa. Após essa escolha, a partida sempre começa com um chute inicial, o chamado kickoff. Esse chute também ocorre após a marcação de um touchdown e no início do segundo tempo.

O campo é dividido em jardas, e a bola é posicionada na linha de 35 jardas do time defensor (cada jarda equivale a 0,9144 metro). O kicker, ou chutador, lança a bola para o time adversário, que tentará avançar no campo.

O jogador que recebe a bola, chamado de retornador, tem a função de avançar o máximo possível enquanto seus companheiros bloqueiam os adversários. O time começa a atacar a partir do ponto em que ele parar. Se o retornador atravessar todo o campo, será marcado um touchdown, e então sua equipe chutará a bola para o adversário iniciar seu ataque.

Se o retornador estiver na própria endzone e optar por se ajoelhar, o ataque do seu time começará na marca de 25 jardas.

O que é primeira descida?

No futebol americano, o avanço de um time é medido em jardas, onde cada jarda corresponde a 0,9144 metro. O objetivo do time de ataque é avançar o máximo de jardas possível.

Para continuar atacando, a equipe tem 4 tentativas (ou descidas) para percorrer 10 jardas. Se conseguir, ela ganha um “first down”, ou seja, mais 4 tentativas para avançar outras 10 jardas.

Se a equipe não atingir essa meta nas primeiras três descidas, na quarta tentativa ela geralmente opta por um “punt”, um chute para o adversário começar o ataque distante da posição original.

Em algumas situações, especialmente quando o time está em uma boa posição no campo adversário, a equipe pode tentar um field goal, que vale 3 pontos.

Caso o time de ataque não avance as 10 jardas nas 4 tentativas, o adversário começará sua campanha de ataque do ponto onde a jogada anterior parou. Portanto, administrar bem as descidas é crucial para manter o controle do jogo.

Jogadas de ataque no futebol americano

As equipes de futebol americano utilizam principalmente dois métodos para avançar as 10 jardas em cada campanha de ataque: passes e corridas. O passe, conhecido como jogo aéreo, acontece quando a bola é lançada para frente. A corrida, ou jogo terrestre, ocorre quando a bola é entregue diretamente a um jogador para que ele avance.

Além dessas táticas, os times também podem usar “trick plays”, jogadas engenhosas para enganar a defesa adversária. Um exemplo disso é quando o quarterback, normalmente encarregado de lançar a bola, a entrega a outro jogador e se desloca para receber o passe.

Quando o jogador de futebol americano pode passar a bola?

No futebol americano, as equipes podem passar a bola para trás quantas vezes quiserem. No entanto, só é permitido um passe para frente e desde que o lançador esteja atrás da linha de scrimmage (linha em que a equipe de ataque inicia uma jogada).

Quanto tempo dura um jogo de futebol americano?

Um jogo de futebol americano é dividido em quatro quartos de 15 minutos. Após a conclusão do segundo quarto, há um intervalo de 12 minutos. Entre o primeiro e o segundo quartos, assim como entre o terceiro e o quarto quartos, há uma pausa de dois minutos.

O cronômetro é paralisado em um jogo de futebol americano sempre que:

  • o passe dado pelo quarterback (mais à frente explicaremos as posições) não é completado;
  • quando há uma pontuação;
  • quando há uma infração na jogada;
  • quando o atleta com a posse de bola sai do campo;
  • no two minute warning, quando restam apenas dois minutos para o fim do segundo e do quarto quartos.

Quantos juízes tem um jogo de futebol americano?

A equipe de arbitragem em um jogo de futebol americano conta com 7 árbitros, sendo o árbitro principal, que usa boné branco, e mais seis auxiliares, com bonés pretos.

Como funcionam as faltas no futebol americano?

No futebol americano, como o esporte é focado na conquista de território, as faltas resultam em perdas de jardas. Por exemplo, se a equipe de ataque demora mais de 40 segundos para iniciar uma jogada, sofrerá uma penalização de 15 jardas.

Outra infração, chamada “holding”, ocorre quando um jogador agarra um adversário que não está com a posse da bola, resultando em uma perda de 10 jardas para o ataque e 5 jardas para a defesa.

Quando a arbitragem detecta uma falta, um pano amarelo é lançado no campo, e nas transmissões de TV, essa ação é frequentemente identificada com a palavra “flag” (bandeira). Em seguida, a infração e a penalidade são anunciadas ao público através de um microfone.

Qual é o tamanho do campo de futebol americano?

Um campo de futebol americano tem 120 jardas (109,7 metros) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 metros) — cada jarda equivale a 0,9144 metros. Em relação ao comprimento, há duas endzones (área nas pontas do campo), que equivalem a 10 jardas cada. Assim, o restante do gramado mede 100 jardas.

A cada 10 jardas, há linhas brancas atravessando todo o campo, o que favorece a visualização do público no estádio e de quem acompanha os jogos pela TV. Marcas menores demarcam o campo de uma em uma jarda.

No fim das endzones, estão duas traves em formatos de Y. Essas traves têm 12,05 metros de altura e 5,6 metros de largura. Tanto esses traves quanto as demarcações de jardas ao longo do campo têm influência no objetivo do futebol americano e em como acontecem as pontuações.

Qual é o objetivo do futebol americano?

Em um jogo de futebol americano, as equipes devem conquistar território, avançando jarda a jarda até a endzone. Quanto mais vezes um time chegar até essa área na ponta do gramado, mais pontos ele marcará.

Porém, chegar até a endzone não é a única forma de um time de futebol americano pontuar.

Como é feita a pontuação no futebol americano?

Para entender como funciona a pontuação do futebol americano, é preciso entender que cada equipe tem 4 tentativas (downs ou descidas) para conquistar 10 jardas e seguir avançando até o fim do campo. Uma vez que a equipe conseguir avançar até o fim do campo e atingir a endzone, ela terá motivos para comemorar.

Como é o touchdown?

O touchdown é o lance mais importante do futebol americano, valendo 6 pontos, e ocorre quando a equipe atacante atinge a endzone.

Isso pode acontecer quando um jogador recebe um passe dentro da endzone ou entra nela com a posse da bola. Após marcar um touchdown, a equipe pode aumentar sua pontuação com um ponto extra ou uma conversão de dois pontos.

O que é o ponto extra?

Para fazer um ponto extra e marcar mais um ponto no placar, a equipe que já fez um touchdown precisa acertar um chute entre as traves em formato de Y.

O que é uma conversão de dois pontos?

Se não quiser ter a chance de marcar apenas um ponto, o time que ataca pode recorrer a um down curto, que vale dois pontos. Nesse caso, a equipe tem de conseguir entrar na endzone mais uma vez.

Como é feito um field goal?

Quando a equipe atacando não consegue alcançar a endzone, ela pode tentar um field goal, que vale 3 pontos. Para isso, o time precisa acertar um chute entre as traves em formato de Y.

O field goal pode ser feito de qualquer lugar do campo, desde que o kicker tenha força suficiente, e o recorde da NFL é de 63 jardas.

Para calcular a distância do field goal, soma-se a distância da equipe até a endzone, as 10 jardas até o Y e 7 jardas até o holder, totalizando 17 jardas a mais à distância do ataque até a endzone.

O que é um safety?

O safety vale 2 pontos e é a única pontuação que pode ser feita por um time que está defendendo. Ele acontece quando um jogador de ataque é derrubado dentro da própria endzone.

O que são interceptação e fumble?

A interceptação e o fumble não são pontuações do futebol americano, mas são outras alternativas de uma equipe recuperar a posse de bola.

No fumble, um atacante deixa a bola cair antes de a jogada ser encerrada, acidentalmente ou por ter sido forçado por um adversário. Assim, qualquer jogador de ambas as equipes podem recuperar a bola.

Já a interceptação ocorre quando um defensor intercepta um passe. Ou seja, ele é o receptor de um lançamento que havia sido feito para um atacante.

O atleta que fez a interceptação deve segurar a bola sem que ela encoste no chão. Ele tem a possibilidade de retornar para tentar chegar à endzone e marcar um touchdown.

Quais são os equipamentos do futebol americano?

Como o futebol americano é um esporte de contato constante, os jogadores usam equipamentos obrigatórios, como o capacete, protetores de ombro, peito, coxa, genitais e joelhos. Há ainda a opção de os atletas utilizarem proteções para as costelas.

A bola do futebol americano

É possível uma bola não ser redonda? No futebol americano, sim. A bola é oval, com 27,9 cm de comprimento por 17,7 cm de largura.

Qual o número de jogadores no futebol americano?

O jogo de futebol americano é disputado por duas equipes com 11 jogadores. Mas, as equipes são divididas em 3 formações: defesa, ataque e especialistas. As substituições são ilimitadas e a presença de cada uma dessas formações em campo dependerá do tipo de jogo. A equipe de especialistas é acionada quando envolve um momento de field goals, retornos ou punts.

Na NFL, os elencos têm 53 jogadores e 46 são relacionados para as partidas.  

Qual o nome das posições de cada jogador no futebol americano?

Uma equipe de futebol americano tem jogadores que entrarão em campo apenas quando ela atacar ou defender. Ainda há os especialistas, que serão chamados para field goals, retornos ou punts.

Posições de ataque

  • Quarterback (QB): responsável pela organização das jogadas de ataque, é o jogador que faz passes e distribui as bolas nos movimentos ofensivos. Deve analisar a defesa adversária, para decidir qual jogada será feita.
  • Center (C): atleta que faz o snap (passa a bola para trás por baixo das pernas) e bloqueia os defensores que tentam chegar até o quarterback .
  • Offensive guards (OG): ficam ao lado do center para bloquear defensores vindo pelo meio, proteger o quarterback e abrir espaço para uma corrida.
  • Offensive tackles (OT): ficam ao lado dos guards para bloquear defensores que vêm pelos lados. Também deve proteger o quarterback.
  • Running Backs (RB): esses jogadores de ataque ficam atrás ou ao lado do quarterback, para, geralmente, serem uma alternativa para correr com a bola, embora também possam receber passes.
  • Wide Receivers (WR): ficam posicionados nas laterais do ataque para receber passes.
  • Tight End (TE): fica posicionado ao lado do tackle  e tem função híbrida, pode tanto funcionar como bloqueador como um recebedor de passes.

Posições de defesa

  • Defensive tackles e defensive ends (DT e DE): são os jogadores que se posicionam na frente dos guards e tackles adversários, com o objetivo de parar o jogo corrido e atrapalhar os passes do quarterback. São os maiores jogadores da defesa.
  • Linebackers (LB):  esses jogadores se posicionam algumas jardas atrás da linha, para parar o jogo corrido e os passes curtos.
  • Cornerbacks e Safeties (CB e S): são os jogadores mais rápidos da defesa e têm a responsabilidade de marcar os wide receivers e anular o jogo aéreo do ataque.

Especialistas

  • Kicker: principal jogador da equipe de especialistas, é responsável por chutar os field goals e os kickoffs.
  • Punter: tem a função específica de dar o chute para reposicionar os adversários quando seu time não consegue avançar as jardas necessárias para o down dentro das quatro tentativas.

Como é o futebol americano no Brasil?

O futebol americano está ganhando popularidade no Brasil, impulsionado pelas transmissões da NFL, o que tem levado mais pessoas a se interessarem pelo esporte. Anualmente, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) organiza o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, cuja primeira edição ocorreu em 2009, sob o nome de Liga Touchdown.

Em 2018, o Galo Futebol Americano, representando o Atlético Mineiro, foi campeão ao vencer o João Pessoa Espectros no Brasil Bowl. Atualmente, a divisão principal do campeonato é chamada Brasil Futebol Americano e conta com 32 equipes, distribuídas entre as conferências Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Além disso, a CBFA é responsável pela Seleção Brasileira de Futebol Americano, conhecida como Brasil Onças. Assim, para aqueles que desejam ir além de assistir aos jogos da NFL, há a opção de torcer pelas equipes brasileiras ou até mesmo praticar o esporte.

E para se especializar ainda mais em Futebol Americano, veja também esses outros conteúdos: