fbpx
Tudo da história de Max Verstappen, início na Fórmula 1, vitórias, recordes, equipes, companheiros, maiores rivais e frases famosas

Nas últimas temporadas, especialmente em 2019, uma legião de fãs vestindo laranja passou a tomar conta das arquibancadas dos circuitos da Fórmula 1. Esses são os torcedores do holandês Max Verstappen!

Mais jovem piloto a correr na Fórmula 1 e a vencer uma corrida na principal categoria do automobilismo, Verstappen aparece como a principal promessa de grande piloto para o futuro da F1.

Será que Verstappen será capaz de superar o reinado de Lewis Hamilton nos próximos anos e conseguir levar a Red Bull Racing de volta aos títulos?

Enquanto se prepara para acompanhar as próximas exibições do holandês na Fórmula 1, não perca tempo e saiba todos os detalhes da história de Max Verstappen!

Quem é Max Verstappen?

Max Verstappen e pai Jos Verstappen
Max Verstappen é filho do ex-piloto holandês Jos Verstappen

Max Verstappen é um piloto de Fórmula 1 que defende a equipe Red Bull Racing desde 2016. Ele é filho do ex-piloto holandês Jos Verstappen e da belga Sophie Kumpen, que também correu no kart.

Embora tenha nascido em Hasselt, na Bélgica, em 30 de setembro de 1997, Max Verstappen corre na Fórmula 1 representando a Holanda, país de seu pai.

Depois de iniciar sua carreira de piloto no automobilismo como piloto de kart, passou a correr de monopostos pouco depois de completar 16 anos. Aos 17, Max Verstappen já corria na Fórmula 1.

Verstappen é o piloto mais jovem a correr, a pontuar e a vencer uma corrida na Fórmula 1.

Saiba, a seguir, como foi a chegada de Max Verstappen na Fórmula 1!

Quando e como Max Verstappen começou na Fórmula 1?

Max Verstappen começou na Fórmula 1 em 2015, aos 17 anos de idade. Sua contratação pela Toro Rosso havia sido confirmada em 18 de agosto de 2014, depois de ele se juntar ao programa de formação de pilotos da Red Bull Racing, o Red Bull Junior Team.

Em sua primeira corrida na Fórmula 1, no GP da Austrália de 2015, Max Verstappen tinha apenas 17 anos e 166 dias, tornando-se o piloto mais novo da história a disputar uma prova da categoria. 

Verstappen abandonou a corrida em sua estreia na F1 por causa de problemas mecânicos, mas, logo em seu segundo GP, ele se tornou o mais jovem piloto da história da Fórmula 1 a somar pontos. Aos 17 anos e 180 dias, o holandês foi o sétimo colocado na Malásia, depois de largar na sexta colocação.

Max Verstappen encerrou a temporada 2015 da Fórmula 1 em 12º lugar no mundial de pilotos, com 49 pontos somados.

Em 2016, ele iniciou a temporada como companheiro de Carlos Sainz na Toro Rosso, mas sua participação na equipe durou apenas 4 corridas. Antes do GP da China, a Red Bull anunciou sua contratação, substituindo o russo Daniil Kvyat, que retornou à Toro Rosso.

Você ama outros esportes além da Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando foi a primeira vitória de Max Verstappen na Fórmula 1?

Max Verstappen primeira vitória na Fórmula 1
Max Verstappen conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 logo na estreia pela Red Bull

Logo em sua primeira corrida na Red Bull, Max Verstappen conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Ele venceu o GP da Espanha de 2016 aos 18 anos e 228 dias, tornando-se o mais jovem piloto da história a vencer uma corrida na Fórmula 1 e derrubando o recorde que pertencia ao alemão Sebastian Vettel.

Na vitória na Espanha, Max Verstappen largou em quarto lugar. Os pilotos da Mercedes Lewis Hamilton e Nico Rosberg se chocaram deixaram a corrida. Verstappen assumiu a segunda colocação atrás de seu companheiro Daniel Ricciardo. 

Ele superou o australiano na estratégia de parada dos boxes e segurou os ataques do finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, para garantir seu primeiro lugar na Fórmula 1.

Max Verstappen encerrou a temporada de 2016 em quinto lugar, com 204 pontos, uma vitória e 7 pódios.

Já em 2017, o holandês foi o sexto colocado no mundial de pilotos, com vitórias nos GPs da Malásia e do México. 

Em 2018, por sua vez, Verstappen foi o quarto na temporada, atrás apenas do campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, e de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, da Ferrari. Novamente, ele conquistou duas vitórias, na Áustria e no México.

Qual foi a primeira equipe de Max Verstappen?

Max Verstappen na Toro Rosso
Max Verstappen iniciou trajetória na Fórmula 1 na Toro Rosso

A primeira equipe de Max Verstappen na Fórmula 1 foi a Toro Rosso. Na equipe que pertence à Red Bull, ele disputou toda a temporada de 2015 e as quatro primeiras corridas de 2016. Na quarta prova do mundial de 2016, ele assumiu a vaga que pertencia a Daniil Kvyat na Red Bull Racing.

Desde maio de 2016, Max Verstappen é piloto da Red Bull. 

Equipes de Max Verstappen

  • Toro Rosso – 2015 e 2016
  • Red Bull Racing – desde maio de 2016 

Quantas vezes Max Verstappen foi campeão?

Mais jovem piloto a correr e a vencer um GP na Fórmula 1, Max Verstappen ainda persegue seu primeiro título da principal categoria do automobilismo mundial. 

Por enquanto, sua melhor colocação em um mundial foi em 2018, quando encerrou a temporada na quarta colocação, atrás apenas do campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, e de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Desempenho de Max Verstappen na Fórmula 1

AnoEquipeGPsVitóriasPolesVoltas mais rápidasPódiosPontosPosição
2015Scuderia Toro Rosso1900004912º
2016Scuderia Toro Rosso40000204
Red Bull Racing171017
2017Red Bull Racing202014168
2018Aston Martin Red Bull Racing2120211249
2019Aston Martin Red Bull Racing132135181*

Os números de Max Verstappen em 2019 dizem respeito até o GP da Bélgica, em 1º de setembro.

Maiores rivais de Max Verstappen 

Max Verstappen e Daniel Ricciardo na Red Bull Racing
Max Verstappen e Daniel Ricciardo foram companheiros e rivais na Red Bull Racing

Desde a estreia de Max Verstappen na Red Bull Racing até o fim da temporada 2018, ele foi companheiro de equipe de Daniel Ricciardo. Embora competissem pela mesma escuderia, os dois pilotos mantiveram uma rivalidade interna. 

Mais jovem, Verstappen foi apontado muitas vezes como uma ameaça para Ricciardo na Red Bull. Essa relação foi retratada na série F1: Dirigir para Viver, disponível na Netflix, uma das melhores produções sobre Fórmula 1.

Ao fim de 2018, Daniel Ricciardo anunciou sua transferência para a Renault. Na despedida, comentou sobre a relação com Max Verstappen.

“Diria que minha relação com o Max foi melhor do que eu esperava, honestamente. Isso por causa das nossas personalidades, do quanto confiamos em nós mesmos. Realmente acredito que ele se acha o melhor do mundo e eu também me acho. Então, obviamente, poderia haver um confronto. Só que em 99% das vezes a gente se respeitou muito. Foi legal, uma boa briga e eu aproveitei”, disse o australiano.

Recordes de Max Verstappen

  • Piloto mais jovem a testar um carro da Fórmula 1, com 17 anos e 2 dias, em 2014, pela Scuderia Toro Rosso
  • Piloto mais jovem a correr na Fórmula 1, com 17 anos e 166 dias, em 2015, pela Scuderia Toro Rosso
  • Piloto mais jovem a vencer uma prova, com 18 anos e 229 dias, em 2016, pela Red Bull Racing
  • Piloto mais jovem a fazer a melhor volta, com 19 anos e 45 dias, em 2016, pela Red Bull Racing.

Frases famosas de Max Verstappen

Frases famosas de Max Verstappen
Max Verstappen coleciona frases polêmicas em sua carreira
  • “Bom, ele é brasileiro, então não há muito o que falar”, disse Verstappen sobre Felipe Massa, após acusar o brasileiro de ter atrapalhado sua volta em um treino classificatório em 2017
  • “Eu sinto que preciso explicar algumas declarações dadas depois do treino classificatório (do GP do Bahrein). Como um piloto apaixonado por correr, eu estava desapontado com minha última tentativa, e acabei reagindo de maneira emocional com declarações que foram tiradas de contexto. De maneira alguma tive intenção de insultar o povo brasileiro, que tenho grande respeito e sempre me trata muito bem quando visito o Brasil. Aliás, um dos momentos mais altos da minha carreira foi o GP do Brasil do ano passado, e foi muito especial ter acontecido em um país que criou lendas como Senna, Fittipaldi e Piquet. Gostaria de me desculpar com todos os brasileiros que se sentiram ofendidos. Estou ansioso para correr no seu país novamente”, Verstappen, em pedido de desculpas após as declarações sobre Felipe Massa
  • “Se você começar a duvidar de si mesmo assim, pensando: ‘Eu sou bom o suficiente?’ – talvez haja uma razão para você estar pensando isso”
  • “O cheiro de combustível, dirigindo no limite à beira do deslizamento, apenas lhe dá muita adrenalina”
  • “Eu acho que você pode melhorar em tudo; você nunca é perfeito”
  • “O maior crítico que tenho na minha vida é meu pai, então todo o resto é apenas uma brisa; isso realmente não importa para mim”
  • “Para mim, não importa se você está lutando contra um campeão do mundo ou não”
  • “Você sempre tem que acreditar em si mesmo, e eu tenho isso do kart”
  • “Eu tenho boas pessoas ao meu redor, então sempre tenho conselhos. Muita gente pode falar comigo, mas sou eu, é claro, que ainda precisa levar isso para a pista e me apresentar”
  • “As pessoas sempre pensam que sabem melhor. No futebol, todo mundo pensa que pode ser treinador e fazê-lo melhor. É o mesmo na F1: eles sempre sabem melhor, mesmo que não tenham experiência com isso”
  • “Quero ganhar porque sou o mais rápido do mundo, não por sorte; do que significa muito mais para você”

Verstappen tenta mostrar ao mundo do automobilismo que seu início promissor pode se transformar em títulos na Fórmula 1. Será que o holandês já está pronto para ser campeão?

Agora que você conhece toda a história de Max Verstappen, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

* Última atualização em 3 de setembro 2019

Ficha Técnica
Título
Max Verstappen: biografia, resultados e estatísticas na F1
Resumo
Tudo da história de Max Verstappen, início na Fórmula 1, vitórias, recordes, equipes, companheiros, maiores rivais e frases famosas
Autor

Comentários

Salvar