fbpx
Tudo da história de Charles Leclerc, início na Fórmula 1, vitórias, recordes, equipes, trajetória na Ferrari e rivalidade com Vettel

Nos últimos anos, a Fórmula 1 tem visto o domínio da Mercedes e de Lewis Hamilton. Mas uma nova geração pretende acabar com o reinado do piloto britânico. Uma das novas promessas da principal categoria do automobilismo é o monegasco Charles Leclerc!

Contratado pela Ferrari em 2019, Leclerc demonstrou alto potencial em sua primeira temporada na escuderia italiana. O piloto nascido em Mônaco é agora a grande esperança dos ferraristas para superar a Mercedes.

Será que Leclerc será capaz de superar a hegemonia de Lewis Hamilton nos próximos anos e conseguir levar a Ferrari de volta aos títulos?

Enquanto se prepara para acompanhar as próximas exibições do monegasco na Fórmula 1, não perca tempo e saiba todos os detalhes da história de Charles Leclerc!

Quem é Charles Leclerc?

Charles Leclerc Ferrari
Nascido em Mônaco, Charles Leclerc é nova esperança de títulos da Ferrari

Charles Leclerc é um piloto nascido em Monte Carlo, no Principado de Mônaco, em 16 de outubro de 1997. Na Fórmula 1 desde 2018, ele atualmente corre pela Scuderia Ferrari.

Antes de chegar à principal categoria do automobilismo, o piloto monegasco conquistou o título da GP3 Series em 2016 e da Fórmula 2 em 2017.

Saiba, a seguir, como foi a chegada de Leclerc à F1!

Quando e como Charles Leclerc começou na Fórmula 1?

Estreante na Fórmula 1 em 2018 e efetivado como piloto da Ferrari em 2019, Charles Leclerc começou sua trajetória até um lugar na escuderia italiana ainda em 2016. 

Em março daquele ano, o monegasco foi admitido como um dos pilotos da Ferrari Driver Academy, ou Academia de Pilotos da Ferrari. Assim, ele passou a ser piloto de desenvolvimento da Haas F1 Team e da Scuderia Ferrari.

A primeira participação de Charles Leclerc em um evento da Fórmula 1 aconteceu em testes na primeira sessão de quatro GPs de 2016. Naquele ano, ele foi campeão da GP3 Series.

Já em 2017, Leclerc disputou a Fórmula 2, último estágio de um piloto antes da F1. Correndo pela equipe italiana Prema Racing, ele foi campeão da categoria.

Com o título da Fórmula 2, Charles Leclerc demonstrou que já estava pronto para correr na Fórmula 1. Sua estreia na categoria foi no GP da Austrália de 2018, correndo pela Sauber. Ele largou em 18º e encerrou a corrida como 13º.

Os primeiros pontos de Leclerc na Fórmula 1 vieram no GP do Azerbaijão. Ele terminou aquela corrida em 6º. Ele ficou na zona de classificação em outras 9 provas em 2018 e encerrou a temporada em 13º no mundial de pilotos.

Em setembro de 2018, foi anunciado que Charles Leclerc seria um dos pilotos da Ferrari em 2019. Ele substituiu o finlandês Kimi Raikkonen e passou a ser companheiro de Sebastian Vettel

Você ama outros esportes além da Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando foi a primeira vitória de Charles Leclerc na Fórmula 1?

Chrales Leclerc primeira vitória na Fórmula 1 no GP da Bélgica
Em sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP da Bélgica, Leclerc homenageou Hubert, morto em acidente na F2

A primeira vitória de Charles Leclerc na Fórmula 1 foi conquistada no circuito de Spa-Francorchamps, no GP da Bélgica de 2019. 

O piloto da Ferrari largou na pole position e se manteve à frente dos pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, que completaram o pódio naquela corrida.

Na comemoração de sua primeira vitória na Fórmula 1, Leclerc homenageou o piloto francês Anthoine Hubert, que morreu em corrida da Fórmula 2 também na Bélgica naquele fim de semana.

Charles Leclerc conquistou sua segunda vitória na F1 logo no GP seguinte, na Itália. Em Monza, ele novamente fez a pole position e teve a companhia de Bottas e Hamilton no pódio.

Qual foi a primeira equipe de Charles Leclerc?

Charles Leclerc na Sauber
Charles Leclerc iniciou sua trajetória na Fórmula 1 como piloto da Sauber

A primeira equipe de Charles Leclerc na Fórmula 1 foi a Sauber, em 2018. A equipe que corria com motores Ferrari deu uma vaga ao monegasco para ser companheiro de equipe do sueco Marcus Ericsson.

Formado na Ferrari Driver Academy, Leclerc foi anunciado como piloto da escuderia italiana em setembro de 2018 e assumiu uma vaga na equipe a partir da temporada 2019.

Equipes de Charles Leclerc

  • Sauber – 2018
  • Ferrari – desde 2019

Quantas vezes Charles Leclerc foi campeão?

Um dos mais talentosos pilotos da Fórmula 1 atualmente, Charles Leclerc ainda persegue seu primeiro título da principal categoria do automobilismo mundial. 

Antes da F1, Leclerc havia conquistado dois títulos importantes em categorias menores. Em 2016, foi campeão da GP3 Series. Já em 2017, levou o título da Fórmula 2.

Confira, a seguir, quantas corridas, poles e vitórias Leclerc já tem na Fórmula 1!

Desempenho de Charles Leclerc na Fórmula 1

AnoEquipeGPsVitóriasPoles

Voltas mais rápidas

PódiosPontosPosição
2018Sauber2100003913º
2019Ferrari212749239

Os números de Charles Leclerc em 2019 dizem respeito até o GP do Brasil, em 17 de novembro.

Vá além do mundo da Fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:

Maiores rivais de Charles Leclerc

Charles Leclerc e Sebastian Vettel na Ferrari
Charles Leclerc e Sebastian Vettel vivem rivalidade interna na Ferrari

Em 2019, Charles Leclerc foi contratado pela Ferrari para ser companheiro de equipe do tetracampeão mundial Sebastian Vettel. Ao longo da temporada, um princípio de rivalidade entre o monegasco e o alemão foi aceso, principalmente depois de um acidente no GP do Brasil em que os dois pilotos deixaram a corrida.

No GP do Brasil, Vettel e Leclerc se tocaram na reta oposta de Interlagos, enquanto disputavam o quarto lugar. O alemão tentou ultrapassar novamente o monegasco pelo lado de fora. Leclerc ficou com uma roda quebrada, enquanto Vettel teve um furo de pneu.

O diretor da Ferrari, Mattia Binotto, condenou duramente o comportamento dos dois pilotos no GP do Brasil. “Eles sabem que erros bobos ainda são erros. O que aconteceu hoje é uma vergonha para a equipe”, disse.

O entrevero no Brasil foi apenas um dos episódios da rivalidade entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel.

Leclerc x Vettel: polêmica em Monza

Em Monza, durante o treino de classificação, a Ferrari havia dado a ordem para Leclerc puxar o vácuo de Vettel durante o Q3. O monegasco, entretanto, abriu distância para o alemão. No GP da Itália, Leclerc foi vitorioso, enquanto Vettel ficou distante de um resultado positivo.

Leclerc x Vettel: troca de posições na Rússia

Uma nova polêmica entre os pilotos da Ferrari aconteceu no GP da Rússia. Naquela corrida, o pole Charles Leclerc permitiu que o companheiro Sebastian Vettel, o terceiro, pegasse o seu vácuo para superar Lewis Hamilton, o segundo, sem oferecer resistência ao alemão na curva 2. 

Vettel ultrapassou Leclerc sob a promessa de devolver a posição. No entanto, ele se distanciou do monegasco e iniciou uma discussão pelo rádio, manifestando sua insatisfação em deixar o companheiro assumir a ponta. A troca de posições acabou sendo feita apenas nas paradas nos boxes.

A rivalidade entre Leclerc e Vettel é consequência do ótimo desempenho do piloto monegasco em sua primeira temporada na Ferrari. Com várias poles e suas primeiras vitórias na Fórmula 1, ele demonstrou que é um forte candidato a brigar por título da categoria nos próximos anos.

Será que o piloto nascido em Mônaco já está pronto para ser campeão?

Agora que você conhece toda a biografia de Charles Leclerc, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Ficha Técnica
Título
Charles Leclerc: biografia, curiosidades e resultados na F1
Resumo
Tudo da história de Charles Leclerc, início na Fórmula 1, vitórias, recordes, equipes, trajetória na Ferrari e rivalidade com Vettel
Autor

Comentários

Salvar