Conhecido por ser um poucos circuitos de rua da nova era moderna da Fórmula 1, o GP do Azerbaijão reserva sempre corridas interessantes e perigosas. A prova apresenta um grande evento visual, além de acirradas disputas em uma pista repleta de curvas estreitas e de alta velocidade.

Com a primeira prova tendo acontecido apenas em 2016, o circuito é considerado um dos mais jovens da principal categoria esportiva do automobilismo mundial. A corrida é realizada pelas ruas da cidade de Baku, a capital do país localizado entre o leste europeu e o sudoeste asiático. O atual campeão é o mexicano Sérgio Pérez, que faturou a vitória na edição deste ano.

Mas será que o piloto da Red Bull Racing vai conseguir repetir o feito? Descubra tudo sobre a história do circuito aqui no Esportelândia!

Quando surgiu o GP do Azerbaijão?

A princípio, o GP do Azerbaijão surgiu em 2016. No entanto, no seu primeiro ano dentro da Fórmula 1 recebeu o nome oficial de GP da Europa, mas foi mudado logo na edição seguinte. Desde então, o circuito caiu nas graças dos fãs. A imprevisibilidade do resultado e a dificuldade enfrentada pelos pilotos fazem com a qualidade do espetáculo aumente e o torne mais atraente aos olhos do espectador.

“Temos o prazer de renovar esse acordo que fará com que o GP do Azerbaijão permaneça no campeonato de F1 por muitos anos. Em pouco tempo, esta corrida se tornou uma das mais populares da temporada, sempre produzindo disputas espetaculares. A república do Azerbaijão cria um ambiente excelente para todos na F1. E a bela cidade de Baku é um grande fundo para o maior show de automobilismo do mundo”, revelou Chase Carey, chefe comercial da Fórmula 1, em 2019, quando renovou o contrato do GP até 2023.

Vale lembrar que a prova se tornou marcante, principalmente, por momentos de tensão e polêmica envolvendo grandes nomes da história recente da categoria. Afinal, como esquecer quando Sebastian Vettel, então piloto da Ferrari, jogou o carro de propósito em Lewis Hamilton, que já estava na Mercedes? Ou então, quando os companheiros de Red Bull, Max Verstappen e Daniel Ricciardo se bateram, em 2018?

Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Recordes e curiosidades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1

Baku-Circuit
Circuito do GP do Azerbaijão em 2023 – Foto: Divulgação/F1
  • Primeiro GP: 2016 (porém, ainda com o nome de GP da Europa)
  • Extensão: 6,003 km
  • Número de voltas: 51
  • Recorde da pista: 1min 43s 009 – Charles Leclerc (2019)
  • Maior vencedor: Sérgio Pérez, com 2 vitórias

Lista de vencedores do GP do Azerbaijão de Fórmula 1

Confira, a seguir, todos os pilotos que já venceram o GP Azerbaijão.

Ano Piloto País Equipe Local
2023 Sérgio Pérez México Red Bull Baku
2022 Max Verstappen Holanda Red Bull Baku
2021 Sérgio Pérez México Red Bull Baku
2020 Edição cancelada por causa da pandemia de Covid-19
2019 Valtteri Bottas Finlândia Mercedes Baku
2018 Lewis Hamilton Inglaterra Mercedes Baku
2017 Daniel Ricciardo Austrália Red Bull Baku
2016 Nico Rosberg Alemanha Mercedes Baku

GP do Azerbaijão 2023

Depois de tantos acontecimentos polêmicos envolvendo o GP do Azerbaijão, é certo dizer que é um dos circuitos mais movimentados do calendário da Fórmula 1 no ano de 2023. A temporada que mais uma vez presencia o favoritismo da equipe Red Bull Racing teve o mexicano Sérgio Pérez como vencedor deste Grande Prêmio.

Já fez suas apostas para a temporada? Quem será que vai vencer este ano? Todas as informações da Fórmula 1 você acompanha aqui no Esportelândia, em tempo real.

Agora que você já viu tudo sobre o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Foto destaque: Icon Sport