Uma das corridas mais populares nos últimos anos da Fórmula 1, o GP do Azerbaijão sempre reserva corridas interessantes e perigosas. Sendo um grande evento visual, é uma das corridas mais acirradas e emocionantes da temporada.

Com a primeira prova tendo acontecido apenas em 2016, o circuito é considerado um dos mais jovens da principal categoria esportiva do automobilismo mundial. A corrida é realizada pelas ruas da cidade de Baku, a capital do país localizado entre o leste europeu e o sudoeste asiático.

Quando surgiu o GP do Azerbaijão?

O GP de Azerbaijão só surgiu em 2016, nomeado primeiramente de GP da Europa. Isso mudou no segundo e não demorou muito para que a corrida no local caísse nas graças do público.

A imprevisibilidade do resultado e a dificuldade enfrentada pelos pilotos fazem com a qualidade do espetáculo aumente e o torne mais atraente aos olhos do espectador. O chefe comercial da Fórmula 1 em 2019 falou sobre isso, quando o contrato foi renovado no passado:

Temos o prazer de renovar esse acordo que fará com que o GP do Azerbaijão permaneça no campeonato de F1 por muitos anos. Em pouco tempo, esta corrida se tornou uma das mais populares da temporada, sempre produzindo disputas espetaculares. A república do Azerbaijão cria um ambiente excelente para todos na F1. E a bela cidade de Baku é um grande fundo para o maior show de automobilismo do mundo.

A prova se tornou marcante em pouco tempo, já que houve diversos momentos icônicos na F1. Como quando Sebastian Vettel, então piloto da Ferrari, jogou o carro de propósito em Lewis Hamilton, que já estava na Mercedes. Assim como a batida dos companheiros de Red Bull, Max Verstappen e Daniel Ricciardo, em 2018.

Recordes e curiosidades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1

Baku-Circuit
Circuito do GP do Azerbaijão em 2023 – Foto: Divulgação/F1
  • Primeiro GP: 2016 (porém, ainda com o nome de GP da Europa)
  • Extensão: 6,003 km
  • Número de voltas: 51
  • Recorde da pista: 1min 43s 009 – Charles Leclerc (2019)
  • Maior vencedor: Sérgio Pérez, com 2 vitórias

Lista de vencedores do GP do Azerbaijão de Fórmula 1

Confira, a seguir, todos os pilotos que já venceram o GP Azerbaijão.

Ano Piloto País Equipe Local
2024 Oscar Piastri Austrália  McLaren Baku
2023 Sérgio Pérez México Red Bull Baku
2022 Max Verstappen Holanda Red Bull Baku
2021 Sérgio Pérez México Red Bull Baku
2020 Edição cancelada por causa da pandemia de Covid-19
2019 Valtteri Bottas Finlândia Mercedes Baku
2018 Lewis Hamilton Inglaterra Mercedes Baku
2017 Daniel Ricciardo Austrália Red Bull Baku
2016 Nico Rosberg Alemanha Mercedes Baku

GP do Azerbaijão 2024

Depois de um triunfo agridoce na Hungria devido às ordens de equipe da McLaren, Oscar Piastri teve motivo para comemorar em Baku. O australiano superou o pole position Charles Leclerc e conseguiu segurar o monegasco para garantir a vitória no GP do Azerbaijão.

George Russell completou o pódio em terceiro lugar, uma posição que herdou após um incidente envolvendo Sergio Pérez e Carlos Sainz na penúltima volta da corrida.

Com essa vitória, a McLaren consolidou sua liderança no campeonato de construtores, superando a Red Bull Racing (RBR).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Agora que você já viu tudo sobre o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: