De fato, as poses da Men’s Physique, categoria do fisiculturismo onde o atleta compete com uma bermuda, são bem simples.
Por outro lado, mesmo sendo simples na teoria, alguns atletas cometem diversos erros ao apresentar o físico utilizando os padrões de apresentação da categoria.
Diante disso, logo abaixo estará detalhado as principais poses da Men’s Physique e algumas maneiras diversificadas de mostrar detalhes ocultos do físico.
Poses da Men’s Physique – As duas obrigatórias
Em síntese, há apenas duas poses da Men’s Physique, uma de frente e outra de costas.
Por ser mais simples que outras categorias, como a Classic Physique, o atleta da Men’s não precisa se preocupar com contrações musculares ou coisas do tipo.
Até porque a categoria pede para as poses serem realizadas sem nenhum tipo de contração muscular, utilizando apenas o encaixe do corpo na pose.
Pose de costas
Começando as poses da Men’s Physique pela pose obrigatória de costas. Nesta, o atleta deve se preocupar apenas em mostrar sua dorsal para os árbitros.
Para isso, ele precisará esticar ambos os braços ao lado do corpo numa altura que fique um pouco abaixo da linha do ombro.
Nesta pose não precisa necessariamente contrair os músculos das costas, porém, há algumas artimanhas para destacar cada agrupamento da dorsal. Por exemplo:
- Empinar os glúteos para contrair a lombar;
- Deixar os braços um pouco para trás para destacar o posterior de ombro;
- Levantar a cabeça para contrair o trapézio e os músculos superiores da dorsal;
- Não dobrar a coluna para evitar deixar a parte baixa das costas com sombra;
- Estufar o peito para acentuar o formato do físico.
Seguindo tais premissas, é possível que a pose saia de uma ótima maneira para a visualização dos árbitros.
Pose de frente
Enquanto isso, nas poses da Men’s Physique feitas para mostrar a parte da frente do shape, a explicação é um pouco mais detalhada.
A princípio, o atleta deve manter a linha de raciocínio de não contrair nenhuma parte do corpo e posar com extrema leveza. Além disso, é importante lembrar de expandir as dorsais e deixar os ombros abertos para criar a ilusão de cintura fina, algo positivo na categoria.
Ainda, o competidor precisa esvaziar o pulmão visando afinar ainda mais a cintura. Outro fator que pode ajudar nesse quesito é haver mais de uma maneira de posar de frente na Men’s Physique.
Pose de frente Superman
Na pose de frente Superman o atleta vai apenas colocar as duas mãos na cintura e expandir a dorsal. É uma das poses da Men’s Physique muito utilizada por competidores que possuem a cintura fina geneticamente.
Pose de frente com braços soltos
Seguindo a linha da pose citada anteriormente, o atleta irá apenas expandir os braços estando completamente de frente para os juízes.
Pose de frente com braço na cintura
Sendo uma das poses da Men’s Physique mais comum de ser vista, nela o fisiculturista irá colocar um braço na cintura e relaxar o outro. Enquanto isso, as dorsais dos dois lados precisará ser expandida.
Pose de lado com braço na cintura
No mesmo sentido da pose anterior, o atleta irá seguir a mesma linha de braços, porém, sua cintura vai estar apontada para o lado, e não totalmente de frente.
Poses de lado são ótimas maneiras ilusórias de deixar a cintura mais fina, algo ideal para competidores com circunferências maiores na parte umbilical.
Pose de lado com braços soltos
Ainda de lado, o atleta pode ter a chance de soltar os braços e fazer uma pose mais leve, expandindo as dorsais.
Transições
Ainda sobre as poses da Men’s Physique é possível destacar que há outras maneiras de evidenciar pontos fortes no físico além das apresentações de frente e de costas.
Quando o árbitro pede para o atleta alternar entre as duas configurações, ele pode usar deste pequeno intervalo para contrair algum músculo em especial e mostrar pontos que não são possíveis destacar nas poses da Men’s Physique.
Ver essa foto no Instagram
Tríceps
O competidor pode travar o cotovelo de um dos braços a fim de mostrar seu tríceps. Também é uma boa movimentação para evidenciar a dorsal.
Condicionamento da lombar
Na pose de costas, antes de expandir a dorsal o atleta pode puxar os dois braços fazendo o movimento de remada. Assim, sua lombar irá ficar destacada.
Peitoral
De frente, é possível pressionar o bíceps contra o peitoral para realizar a contração deste músculo.
Dorsais
Por fim, de costas, o fisiculturista tem a chance de mudar o posicionamento dos braços para destacar ainda mais a dorsal e seu bíceps.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.