O futebol brasileiro perdeu uma de suas vozes mais icônicas nesta quinta-feira (16). Renomado jornalista esportivo, Silvio Luiz faleceu aos 89 anos, deixando uma legião de fãs que cresceram ao som de suas inconfundíveis narrações. Pioneiro em muitas áreas, Silvio marcou época também como o primeiro narrador brasileiro do game PES. Relembre seu legado.

As narrações de Silvio Luiz como narrador do PES

Divulgação
Divulgação

Seu estilo irreverente, mesclando humor e paixão pelo esporte, cativava até mesmo aqueles que não tinham interesse pelo futebol. Um dos legados mais marcantes são os bordões que Silvio imortalizou ao longo de sua carreira.

Conhecido por seus marcantes bordões, Silvio Luiz não se limitou apenas à televisão, mas também deixou sua marca no mundo virtual. O narrador foi a primeira voz brasileira a narrar a famosa série de jogos Pro Evolution Soccer, hoje conhecida como eFootball.

História do contrato de Silvio Luiz com o PES

Divulgação
Divulgação

Silvio deixou sua marca no mundo dos games ao dar voz ao PES por seis anos, sendo substituído por Milton Leite a partir do PES 2017. Em entrevista ao canal de YouTube Ticaracaticacast, Silvio expressou críticas à Konami pela falta de sincronia entre suas falas e a ação no jogo, o que gerava reclamações contra ele mesmo. Silvio relembrou como foi contratado para narrar o game da empresa, tornando-se o primeiro brasileiro a narrar o PES.

Divulgação
Divulgação

O diretor do PES ligou para Silvio perguntando se gostaria de gravar. Silvio foi com Mauro Beting jantar com o diretor do PES. Junto do diretor estava o representante da Konami, durante o jantar, eles disseram: “Só tem o FIFA no Brasil, estamos interessados em lançar o PES em português e gostaríamos de saber se te interessa em fazer”.

Foi proposta inclusive uma viagem ao Japão em caso de sucesso em vendas contra o FIFA, no entanto, a viagem não aconteceu. Aquilo é chato pra caramba para fazer (a gravação)…

cada bom jogador tem no mínimo 3 ou 4 situações, então, se eu não me engano, foram 500 mil nomes, demoramos quase 15 dias para gravar, vinha um script e tudo do que tinha que fazer, tinha nome que tinha que repetir porque às vezes falava errado…

Dizem que vendeu mais que o FIFA, mas não fomos para o Japão, estamos esperando até hoje (Silvio e Mauro Beting). – disse o narrador ao Ticaracaticacast.

Relembre bordões que marcaram a carreira do narrador

Divulgação
Divulgação
  1. “Olho no lance!”
  2. “Balançou o capim no fundo do gol!”
  3. “Pelas barbas do profeta!”
  4. “O que foi que só você viu?”
  5. “Vai mandar lá no meio do pagode”
  6. “Pelo amor dos meus filhinhos!”
  7. “Olha o bambu!”

Trajetória no jornalismo

Divulgação
Divulgação

Silvio Luiz teve uma trajetória diversificada, passando por diversas emissoras como Rede Bandeirantes, SBT, Rádio Transamérica, Rádio Jovem Pan, RedeTV! e até MTV, onde contribuiu com o programa RockGol. Seu talento o levou a cobrir eventos importantes como a Copa do Mundo de 1978, a Olimpíada de Atlanta-1996 e a Copa do Mundo de 1998.

Nos anos 2000, participou das transmissões da Olimpíada de Pequim-2008 e narrou também jogos da Série B do Campeonato Brasileiro, do Campeonato Italiano, do Campeonato Inglês, do Campeonato Carioca e do Campeonato Paulista.

Morte do narrador Silvio Luiz

Reprodução
Reprodução

Internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde 8 de maio, Silvio estava sob cuidados intensivos e intubado, conforme boletim médico. O narrador já havia passado mal durante uma transmissão do Campeonato Paulista na TV Record, em 7 de abril, e precisou permanecer hospitalizado até 30 de abril. O comunicador estava em coma induzido devido a complicações renais e não resistiu.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: