Quer entender como funciona a carreira de um pro player de EA FC? Ou ainda: quer saber como virar um profissional de EA FC? Você veio ao lugar certo!
Assim como qualquer esportista, os ciberatletas também precisam pegar pesado nos treinamentos para disputar campeonatos em alto nível.
Abaixo você encontrará todas as informações que precisa para compreender esta profissão do universo dos esports. Vem com a gente!
O que é um pro player de FIFA?
Pro player de EA FC é um atleta profissional de esports especialista no jogo EA FC, o antigo FIFA, desenvolvido pela EA Sports. É o simulador de futebol mais jogado no mundo.
Assim como os esportistas tradicionais, os profissionais de EA FC também passam por rotinas rigorosas, que vão desde treinamentos diários a disputas de campeonatos.
Os ciberatletas podem ser contratados por organizações de esports e clubes de futebol. Donovan ”Tekkz”, da Fnatic, e Flávio ”Fifilza”, do Wolverhampton, são alguns exemplos.
Alguns pro players de EA FC, entretanto, jogam por conta própria. As sessões de treinamento são realizadas em casa e as despesas para disputar campeonatos são arcadas com o dinheiro do próprio bolso.
Muitos profissionais de EA FC também são streamers. Eles geralmente conseguem manter um contato direto com público através de plataformas de streaming como a Twitch.
Como funciona o competitivo de FIFA
Os torneios oficiais de EA FC são organizados pela EA Sports, a publisher do jogo. O circuito se chama Global Series é disputado anualmente.
O calendário é dividido em diversos eventos que acontecem ao longo do ano. Algumas competições são regionais; outras internacionais. Alguns torneios são mais expressivos; outros nem tanto.
Os jogadores de EA FC garantem vaga nestes campeonatos mediante a qualificatórios online divididos em cinco regiões: Ásia, Europa, América do Sul, América do Norte e Oriente Médio/África.
Ao participarem de competições, os profissionais de EA FC ganham pontos. O sistema de pontuação é proporcional à colocação alcançada. Isso significa que, quanto mais longe um atleta chegar, mais pontos ele receberá de bonificação.
A temporada competitiva se encerra com o grande Mundial. Para carimbar uma vaga no campeonato mais importante da franquia, os pro players de EA FC precisam estar entre os melhores do ranking final.
Agora que você entendeu como funciona o competitivo de EA FC, é hora de ficar por dentro do sistema de verificação. Para jogar profissionalmente, é necessário ter um ”selo” da EA.
Como virar um pro player de EA FC?
Para se tornar um pro player de EA FC, os interessados precisam se inscrever no site oficial da EA Sports.
Uma vez inscrito, o profissional de EA FC precisa receber o selo de verificação para começar a disputar eliminatórias online. O pré-requisito central é conquistar 27 vitórias dentro de uma única edição de Weekend League, modo de jogo presente no Ultimate Team.
Também existem outras condições básicas para se tornar um pro player: ser jogador de PlayStation 5 ou Xbox Series S, ter uma Gamertag ou PSN ID válidos, concordar com as políticas de privacidade e ter mais de 16 anos. Tudo precisa ser seguido à risca!
Com o selo em mãos, é só ficar atento às datas dos campeonatos do Global Series e ter um desempenho notável nas temporadas da Weekend League. Todas as informações podem ser encontradas no site da desenvolvedora.
Quer acumular coins de maneira rápida e fácil no FUT? Então se liga nessa dica:
Treinamento para virar profissional de EA FC
Não há segredo. Para virar um pro player de EA FC, o jogador precisa estabelecer uma rotina de treinamentos e se dedicar ao game. Serão necessárias várias horas de prática por dia.
A recomendação é acompanhar as streams de atletas profissionais consagrados (citaremos alguns a seguir), disputar partidas do Division Rivals e se classificar para as edições de Weekend League. Ambos os modos são online e estão presentes no Ultimate Team.
Note que é importantíssimo treinar com adversários apenas em confrontos online. A gameplay é muito diferente daquela encontrada nos jogos offline, ou seja, contra a máquina. Existem fatores como o delay da internet que influenciam os duelos.
Aqui na Esportelândia temos dois textos que certamente irão de ajudar a ter uma compreensão melhor da franquia EA FC. Você encontrará informações úteis, dicas de jogabilidade e muito mais. Confira:
Melhores pro players de EA FC do mundo
- Tekkz
- Anders Vejrgang
- MsDossary
- tuga810
- Nicolas
Agora que você aprendeu todas as regras e treinamentos para virar um pro player de EA FC, que tal conhecer os principais atletas estrangeiros da atualidade? Veja a nossa lista:
Tekkz
- Nome: Donovan ”Tekkz”
- País: Inglaterra
- Time: Manchester City
Anders Vejrgang
- Nome: Anders Vejrgang
- País: Dinamarca
- Time: RBLZ Gaming
MsDossary
- Nome: Mossad “MsDossary”
- País: Arábia Saudita
- Time: Team Falcons
tuga810
- Nome: Diogo Pombo “tuga810”
- País: Portugal
- Time: Girona FC
nicolas99fc
- Nome: Nicolas ”nicolas99fc”
- País: Argentina
- Time: Sevilla FC
Melhores profissionais de EA FC do Brasil
- PHzin
- Fifilza
- Resende
- Zezinho
- Vini Leiva
Você sabia que os brasileiros também arrebentam no competitivo de FIFA? Atualmente, os representantes canarinhos comandam as posições superiores do ranking geral! Conheça, abaixo, os melhores pro players do Brasil na atualidade:
PHzin
- Nome: Paulo Henrique “PHzin”
- Cidade:
- Time: Ajax
Paulo Neto
- Nome: Paulo Neto
- Cidade: Caruaru (PE)
- Time: Atlanta United
Resende
- Nome: Pedro ”Resende”
- Cidade: Caldas Novas (GO)
- Time: Ajax
Zezinho
- Nome: Henrique ”Zezinho”
- Cidade: Camaquã (RS)
- Time: Grêmio
Vini Leiva
- Nome: Vinícius Leiva
- Cidade: São Paulo (SP)
- Time: Tuzzy E-sports
Agora que você está dominado o universo dos pro players de EA FC, que tal ampliar o seu conhecimento sobre esports? Confira essas sugestões de leitura:
- Como jogar CS:GO: Tutorial completo
- Melhores jogadores de Free Fire: veja 7 craques brasileiros
- Melhores jogadores de CS:GO da atualidade: confira o top 10
- Fortnite vs Free Fire: veja comparativo entre os dois jogos
- Melhores jogadores de LoL da atualidade: conheça o top 10
*Última atualização em 15 de março de 2024*