Quais são as diferenças entre ambos os games? Qual é o melhor battle royale? Descubra as respostas no raio-x Fortnite x Free Fire

Fortnite e Free Fire são os jogos do gênero battle royale mais famosos da atualidade. Além dos diversos players espalhados pelo mundo, os games também contam com campeonatos, atletas profissionais e premiações milionárias.

De acordo com relatório realizado pela empresa norte-americana App Annie, Free Fire foi o jogo de celular mais baixado em 2019. Já Fortnite foi o game que mais distribuiu prêmios em campeonatos no ano: US$ 64 milhões. Os dados são do portal Esports Earnings.

Deu pra ver que o gênero battle royale virou febre, né? E tenho certeza que você já pensou em experimentar algum título. Se está em dúvida em qual game jogar, nós podemos te ajudar! Abaixo, te apresentamos um raio-x completo entre Fortnite vs Free Fire.

Descubra qual game mais te agrada, calibre sua mira e boa sorte!

Fortnite vs Free Fire: onde jogar?

como jogar fortnite girias e expressoes
Fortnite pode ser jogado em várias plataformas

Free Fire é um battle royale desenvolvido pela Garena, publisher localizada em Singapura. O título foi lançado em 2017 para smartphones Android e iOS. Em maio de 2019, o jogo já contava com 450 milhões de usuários!

Melhore o seu rendimento no Fortnite e ganhe mais partidas com este E-Book

como jogar Fortnite

O game é totalmente gratuito e pode ser adquirido nas lojas de aplicativos Google Play (Android) e App Store (iOS).

Já Fortnite está disponível em mais plataformas. Além da versão mobile, disponível em telefones celulares, os players também podem jogar o battle royale no PC (Windows ou Mac), PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

O modo battle royale de Fortnite é gratuito, mas existe uma versão completa (paga) com o modo campanha.

O título da Epic Games também foi lançado em 2017. Em março de 2019, a empresa norte-americana registrou 250 milhões de jogadores.

Requisitos mínimos para jogar Free Fire

requisitos minimos free fire
Confira os requisitos mínimos para jogar Free Fire
  • Android 4.0 Ice Cream ou superior
  •  Intel Quad Core ou superior
  • 1 GB de RAM ou superior
  • 600 MB de armazenamento livre

Confira os requisitos mínimos para jogar Fortnite abaixo:

Fortnite vs Free Fire: jogabilidade

Como jogar Fortnite
Fortnite vs Free Fire: veja as diferenças de jogabilidade

O raio-x Fortnite vs Free Fire continua com as diferenças de jogabilidade. Quais são as peculiaridades de cada um? Vamos te explicar agora.

Antes de tudo, não custa lembrar que ambos os jogos são do gênero battle royale. Ou seja: vários players são lançados no mapa e o último a sobreviver vence a partida. Para isso, os jogadores precisam se movimentar no território e eliminar os concorrentes.

As eliminações são majoritariamente realizas com armamentos, bombas e outros recursos bélicos. Os jogadores também são forçados, de tempos em tempos, a fugir de uma onda de choque que encurta o mapa e força os players a se confrontarem.

Os jogos são realizados em terceira pessoa, isto é, você consegue enxergar todo o corpo do seu personagem. A posição da câmera é diferente de CS:GO, por exemplo, disputado em primeira pessoa.

Construção

Como construir Fortnite
O modo construção é o elemento diferencial de Fortnite

O elemento de jogabilidade que mais diferencia Fortnite de Free Fire é a construção. No jogo da Epic Games, os players precisam construir rampas, paredes, chão e outras estruturas para sobreviver.

Essas construções são realizadas com três diferentes tipos de material: madeira, pedra e metal. Cada recurso tem uma durabilidade específica. Eles podem ser extraídos usando uma picareta ou encontrados em loots inimigos e baús.

Esse elemento não é explorado em Free Fire. No game da Garena, os confrontos são realizados apenas com armamentos – estilo de gameplay bem semelhante a PUBG, outro battle royale famoso no cenário.

Para entender melhor as construções do Fortnite, leia nosso guia:

Número de jogadores

free fire numero jogadores
As partidas de Free Fire comportam até 50 pessoas

Outro elemento que diferencia Fortnite de Free Fire é o limite de pessoas por partida. No Fortnite, 100 pessoas se enfrentam no mapa. Já no Free Fire, esse número é a metade: 50.

O mapa desenvolvido pela Epic Games é muito maior. Por consequência, as partidas de Fortnite costumam ser mais demoradas (20 a 25 minutos). Já as quedas de Free Fire geralmente são mais rápidas: média de 10 a 15 minutos.

Nos dois casos, os players podem jogar de forma individual, em duplas, trios ou esquadrões de quatro integrantes.

Personagens

free fire personagens
Free Fire conta com um leque variado de personagens únicos

Por fim, a terceira diferença substancial de jogabilidade entre Fortnite e Free Fire é a seleção de personagens. Isso impacta diretamente o estilo de gameplay.

No Fortnite não existem personagens fixos com habilidades próprias. Os usuários simplesmente começam com um boneco padrão e podem customizá-los com cosméticos (skins, trajes, envelopamentos, etc).

Já no Free Fire existem personagens fixos com skills únicas. Laura, Antonio, Olivia e Kelly são alguns exemplos. Portanto, no battle royale da Garena, os players precisam traçar estratégias antes mesmo do jogo começar, pois cada personagem tem um ponto forte.

Laura tem melhor precisão na mira, Antonio recebe vida extra quando a partida começa, Olivia provém mais pontos de vida quando ressuscita um companheiro e assim por diante. Até o momento, existem 18 personagens disponíveis no jogo.

Fortnite vs Free Fire: mapa

como jogar fortnite mapa
Existe apenas um mapa disponível em Fortnite

O nosso comparativo Fortnite vs Free Fire continua com outra diferença: mapa.

Existe apenas um mapa no jogo da Epic Games. Ele é maior que os mapas de Free Fire, possui vários pontos de interesse, é composto por várias regiões específicas e é atualizado com frequência.

Já no concorrente existem dois mapas: Bermuda e Purgatório. Os jogadores, portanto, precisam aprender os segredos de ambos os territórios para se virarem no game.

A dinâmica, entretanto, é a mesma. É preciso se movimentar pelos mapas para obter loot, melhorar o arsenal, localizar adversários e se esconder.

Confira outros textos sobre Fortnite:

Fortnite vs Free Fire: armas

armas free fire
As armas do Free Fire são divididas em nove categorias

O raio-x Fortnite vs Free Fire chega a mais um tópico importante: armamentos.

No Fortnite, as armas são divididas em cinco tipos de raridade: comum (cinza), incomum (verde), raro (azul), épico (roxa) e lendário (laranja). Quanto mais rara, mais estrago ela irá causar. Elas podem ser melhoradas em máquinas espalhadas pelo mapa.

O arsenal é dividido em sete categorias: rifles de assalto, submetralhadoras, pistolas, espingardas, rifles de precisão, explosivos e granadas. Elas não podem ser equipadas com miras, empunhaduras e outros acessórios.

Já no Free Fire as armas podem ser customizadas com ponteiras, coronhas, carregadores, miras, silenciadores e bipés. Quanto mais equipada, melhor ela será.

O arsenal é dividido em nove tipos: launcher, LMG, SMG, AR, pistol, SG, bow, SR e meele.

Em ambos os jogos, existe um limite para armas na mochila. Os players, portanto, precisam traçar estratégias e escolher os melhores armamentos para cada tipo de situação.

Fortnite vs Free Fire: modos de jogo

fortnite modos de jogo
Confira os modos de jogo de ambos os games

Além dos modos clássico e ranqueado, presente em ambos os games, existem também outros modos de jogo disponíveis em cada título.

No Fortnite, os modos diferenciados são: Salve o Mundo e Criativo.

No Salve o Mundo, grupos de player se reúnem de forma cooperativa para realizar missões e derrotar inimigos de inteligência artificial. Este modo está presente apenas na versão paga. Já no Criativo, os jogadores podem criar partidas customizadas.

No Free Fire, os modos diferenciados são: Hora do Rush e Contra Squad.

Hora do Rush segue as mesmas regras do battle royale padrão, porém em um mapa de dimensões reduzidas e com apenas 20 participantes. As quedas são mais rápidas e duram cerca de seis a oito minutos.

Contra Squad é disputado entre equipes de quatro pessoas. A partida é uma melhor de sete (MD7) e cada round dura um minuto e meio. O objetivo é eliminar o time adversário e vencer quatro quedas primeiro.

Free Fire ou Fortnite? Qual jogo é melhor?

como jogar fortnite armas equipamentos
Escolha o seu battle royale preferido e divirta-se!

Fortnite é melhor que Free Fire? Free Fire é melhor que Fortnite?

Cabe a você decidir!

Fortnite é um jogo com gráficos melhores e disponível para várias plataformas. Do outro lado, Free Fire é mais democrático, pois smartphones são mais acessíveis que PC gamers.

O negócio é escolher o game com as características que mais te atraem e melhor funcionam para o seu estilo de vida. Tenho certeza que você vai se divertir muito, independente da escolha! Fortnite e Free Fire são os melhores battle royales da atualidade e não é à toa.

Gostou desse raio-x Fortnite vs Free Fire? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia também:

*Última atualização em 27 de dezembro de 2019

Comentários

Salvar
42 Compart.
Compartilhar9
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin33