Já pensou em quais são os melhores times de CS:GO atualmente? Concordo que é uma tarefa desafiadora, mas estamos aqui para ajudar!
A seguir, listamos as dez melhores equipes de Counter-Strike em atividade, levando em conta seus desempenhos e importância no cenário dos Esports.
Ao terminar de ler, deixe nos comentários se você concorda com o ranking! Faltou algum time? Tiraria algum da lista? Venha debater conosco!
Melhores times de CS GO da atualidade
- Astralis
- Natus Vincere
- Team Vitality
- BIG
- G2 Esports
- Heroic
- Team Liquid
- FURIA Esports
- Fnatic
- FaZe Clan
FaZe Clan
Abrimos a lista de melhores times de CS:GO na atualidade com a FaZe Clan, atual casa do brasileiro Marcelo “coldzera”. A organização viveu altos e baixos em 2020, mas acumulou boas atuações o suficiente para garantir um lugar neste ranking.
O time liderado por Finn “karrigan” conquistou apenas um título significativo na temporada: a divisão europeia da IEM New York, realizada de forma remota devido à pandemia. Além da escassez de troféus, a equipe teve que se adaptar às mudanças na formação.
A saída de Nikola “NiKo” após três anos de contribuição abalou a estrutura da FaZe Clan. No entanto, a organização agora tem a oportunidade de se renovar e buscar retomar o caminho das vitórias com a adição de Russel “Twistzz”, ex-jogador da Liquid, ao elenco rubro-negro.
Elenco da FaZe Clan
- Finn “karrigan” (capitão)
- Helvijs “broky” (AWPer)
- Marcelo “coldzera” (rifler)
- Håvard “rain” (rifler)
- Russel “Twistzz” (rifler)
Fnatic
Seguindo com o ranking dos melhores times de CS:GO da atualidade, temos a tradicional Fnatic. Assim como a FaZe Clan, a equipe tem tido dificuldades em conquistar títulos recentemente, mas continua participando dos principais campeonatos internacionais.
A organização europeia foi uma das poucas que jogou a temporada inteira de 2020 com os mesmos jogadores. O início foi promissor, com a equipe conquistando o primeiro lugar na ESL Pro League EU em abril. No entanto, o restante do ano foi desanimador, com o desempenho da equipe caindo e sem voltar a brilhar.
Em 2021, a Fnatic finalmente fez mudanças na formação, trazendo o jovem Jack “Jackinho” para substituir o veterano Robin “flusha”. Resta saber se essa nova aposta dará certo ou se os suecos continuarão a ter performances abaixo do esperado, algo que não condiz com a grandiosa história da equipe.
Elenco da Fnatic
- Maikil “Golden” (capitão)
- Jesper “JW” (AWPer)
- Ludvig “Brollan” (rifler)
- Freddy “KRIMZ” (rifler)
- Jack “Jackinho” (rifler)
FURIA Esports
Sem dúvidas, a FURIA Esports se destaca como um dos maiores times de CS:GO do Brasil na história. Em menos de cinco anos, os Panteras já alcançaram feitos notáveis, conquistando importantes troféus e competindo de igual para igual com grandes equipes.
A temporada de 2020 foi espetacular para os brasileiros, que aproveitaram o período de isolamento para vencer cinco torneios de alto nível: BLAST Premier Spring 2020 American Showdown, DreamHack Masters Spring NA, DreamHack Open Summer NA, ESL Pro League NA e BLAST Premier Fall Showdown.
Em determinado momento, a FURIA até chegou a mandar na região norte-americana, derrubando a toda poderosa Team Liquid em duas finais regionais. A equipe, porém, foi surpreendida com a saída de Henrique e terá de reorganizar a casa com as chegadas dos prospectos Lucas “Honda” e Paytyn “Junior”.
Elenco da FURIA
- Andrei “arT” (capitão)
- Paytyn “Junior” (AWPer)
- Yuri “yuurih” (rifler)
- Vinicius “VINI” (rifler)
- Lucas “Honda” (rifler)
- Kaike “KSCERATO” (rifler)
Team Liquid
E por falar em Team Liquid, olha ela aí na sétima colocação! Os norte-americanos não são nem de longe aquele grande time de 2019 que desbancou o reinado da Astralis e confirmou o inédito Intel Grand Slam, mas ainda são os mais consistentes do NA.
O início de 2020 foi promissor para a Cavalaria. Em abril, a equipe alcançou o primeiro lugar no pódio da ESL Pro League North America, sugerindo que dominariam o continente mais uma vez. No entanto, não previam a ascensão da FURIA e da Evil Geniuses, que começaram a dividir os holofotes com eles a partir de então.
O segundo semestre da Liquid foi composto por bons e maus momentos, além de mudanças na line up. Após traçarem uma grande dinastia na agremiação, Nicholas “nitr0” e Russel “Twistzz” deixaram a barca. Uma das peças de reposição escolhidas para remendar o elenco foi um velho conhecido do Brasil: a AWPer Gabriel “FalleN”, ex-MIBR.
Elenco da Team Liquid
- Gabriel “FalleN” (capitão)
- Jonathan “EliGE” (rifler)
- Keith “NAF” (rifler)
- Jake “Stewie2K” (rifler)
- Michael “Grim” (rifler)
Heroic
A Heroic é com certeza uma das grandes surpresas da atualidade. Até maio de 2020, o time estava acostumado a disputar campeonatos de tier baixo. Porém, com a contratação de reforços pontuais e muito trabalho duro, os dinamarqueses elevaram de patamar.
Com Martin “stavn” inspirado, a organização apresentou um bom Counter-Strike no segundo semestre, superou as potências do continente e faturou dois títulos importantes: ESL One: Cologne 2020 EU e DreamHack Open Fall 2020, ambas sobre a Vitality.
Não, não foi sorte. A Heroic cravou seu nome na elite e continua performando bem. Só que agora terá que lidar com as saídas de Nikolaj “niko” (não aquele) e Johannes “b0RUP”. Será que eles vão conseguir manter a consistência? Cena para os próximos episódios.
Elenco da Heroic
- Casper “cadiaN” (capitão)
- Martin “stavn” (rifler)
- René “TeSeS” (rifler)
- Ismail “refrezh” (rifler)
- Rasmus “sjuush” (rifler)
Confira mais textos sobre games:
- Comandos para treino no CS:GO: veja como melhorar no jogo
- Como jogar CS:GO: Tutorial completo [atualizado]
- Mapas do CS:GO: nomes das posições e todas as curiosidades
- Conheça os 10 melhores personagens do LoL para iniciantes
G2 Esports
Prosseguimos a lista de melhores times de CS:GO na atualidade com a G2 Esports. A organização não pôde chamar nenhuma taça de sua em 2020, mas surpreendeu o mercado de transferências ao tirar Nikola “NiKo” da FaZe Clan.
O craque europeu é um dos principais atletas da atualidade. Não à toa, terminou a temporada como o quarto melhor do planeta. A chegada de NiKo, todavia, não se converteu em glórias. E a G2 ainda vive seca de títulos.
Até que o primeiro semestre do ano passado foi sólido. É um dos motivos por estar tão à frente no ranking. Foi vice-campeã de três competições relevantes, mas precisa aparar as arestas para botar as mãos em algum troféu novamente.
Elenco da G2 Esports
- Nemanja “nexa” (capitão)
- Kenny “kennyS” (AWPer)
- François “AmaNEk” (rifler)
- Nemanja “huNter” (rifler)
- Nikola “NiKo” (rifler)
BIG
Quatro alemães e um certo turco deram o que falar em 2020. A BIG, que costumava a figurar no rodapé do top 30, surpreendeu a todos ao garantir um sólido quarto lugar no ranking de melhores times de CS:GO da atualidade.
O quinteto europeu tá jogando um Counter-Strike redondo. Com sobras, é a organização que mais se destaca fora do “Big Three” (Astralis, Na'Vi e Vitality). E isso dentro de uma região equilibradíssima – como vem sendo o Velho Continente nos últimos tempos.
No ano passado, a BIG levantou o caneco de quatro grandes eventos, com destaque para a DreamHack Open Summer EU. A line up tem como grande referência técnica Florian “syrsoN” e ainda vai dar muito o que falar em 2021. Pode anotar!
Elenco da BIG
- Johannes “tabseN” (capitão)
- Florian “syrsoN” (AWPer)
- Tizian “tiziaN” (rifler)
- İsmailcan “XANTARES” (rifler)
- Nils “k1to” (rifler)
Team Vitality
É óbvio que não deixaríamos de falar da Team Vitality! Afinal, é a casa do melhor jogador de CS:GO da atualidade: Mathieu “ZywOo”. O AWPer foi eleito pela segunda vez seguida o principal jogador do planeta.
Mas não só de ZywOo vive a organização. Os franceses, como um todo, têm se apresentado de forma muito consistente no circuito internacional, a ponto de revezarem um sexto player entre os intervalos de mapas.
Em 2020, acumularam duas conquistas bastante expressivas: IEM Beijing EU e BLAST Premier Fall. Esse último triunfo, inclusive, foi pra fechar o ano com chave de ouro: 2×1 em cima dos dinamarqueses das Astralis.
Elenco da Vitality
- Dan “apEX” (capitão)
- Mathieu “ZywOo” (AWPer)
- Richard “shox” (rifler)
- Cédric “RpK” (rifler)
- Kévin “misutaaa” (rifler)
- Nabil “Nivera” (rifler)
Natus Vincere
Seguindo a lista de melhores times de CS GO, temos a Natus Vincere que não é um time papa-títulos, mas que tem grandes desempenhos. No ano passado, por exemplo, foram “apenas” dois: BLAST Premier Spring Regular Season e IEM World Championship. Mas a consistência que a organização impôs durante a maior parte de 2020 foi assustadora.
Um dos segredos por trás do excelente momento da Na'Vi é o entrosamento. A line up não sofre alterações desde janeiro de 2020, quando Ilya “Perfecto” chegou para o lugar de Ladislav “GuardiaN”. A evolução desde então é absurda.
A agremiação do leste europeu é a grande cotada a frear mais um grande período de dominância da Astralis. E esse movimento já se iniciou em 2021: Oleksandr “s1mple” e seus companheiros coparam a BLAST Premier Global Final justamente em cima dos rivais.
Elenco da Natus Vincere
- Kirill “Boombl4” (capitão)
- Oleksandr “s1mple” (AWPer)
- Denis “electronic” (rifler)
- Egor “flamie” (rifler)
- Ilya “Perfecto” (rifler)
Astralis
Os anos se passam, novos times surgem e jogadores são revelados, mas uma coisa nunca muda: Astralis no topo dos melhores times de CS:GO do mundo. E olha que em 2020 a organização ainda sofreu com as baixas de Andreas “Xyp9x” e Lukas “gla1ve”, que decidiram pausar momentaneamente a carreira por questões psicológicas.
A dupla descansou, se recuperou do estresse e voltou a todo vapor. A equipe ficou mais forte ainda com a chegada de Lucas “Bubzkji”, atleta que acabou virando uma espécie de sexto homem após o retorno do quinteto titular.
Apesar dos quatro títulos conquistados no ano passado, a Astralis não é mais 100% unanimidade, nem no próprio continente, já que Natus Vincere, Vitality e BIG evoluíram bastante. Mas ainda sim merece a coroa. Os caras são os melhores da história.
Elenco da Astralis
- Lukas “gla1ve” (capitão)
- Nicolai “dev1ce” (AWPer)
- Andreas “Xyp9x” (rifler)
- Emil “Magisk” (rifler)
- Peter “dupreeh” (rifler)
- Lucas “Bubzkji” (rifler)
Melhores times de CS GO do Brasil
- FURIA Esports
- MIBR
- GODSENT
- O PLANO
Para quem estava acostumado a assistir títulos brasileiros no competitivo de Counter-Strike no passado, 2020 foi um ano para respirar aliviado. Desde o período da SK Gaming que não tínhamos destaque no cenário mundial. E esse status voltou com a FURIA, certamente o melhor time de CS:GO do Brasil na atualidade.
A MIBR é outra tag conhecida, mas que passa por um processo de reformulação. A organização tenta voltar aos holofotes com uma nova line composta por chelo, yel, shz, boltz e danoco, além do conhecidíssimo técnico Apoka.
A sueca GODSENT resolveu apostar no mercado brasileiro e também segue na sombra da FURIA. A equipe é atualmente formada por TACO, felps, latto, b4rtiN e dumau.
Também podemos colocar nesse bolo o quinteto carinhosamente conhecido como “O PLANO”, dos atletas kNg, LUCAS1, HEN1, v$m, trk e leo_drk. O grupo saiu da MIBR e está procurando uma nova tag para representar.
Como funciona o ranking HLTV?
Para fecharmos esse artigo com chave de ouro, que tal conhecer o funcionamento do ranking da HLTV? Você deve ter percebido que eu citei esse nome várias vezes.
A HLTV é o principal site jornalístico sobre Counter-Strike no mundo. O portal cobre os campeonatos, produz matérias diariamente e é responsável por coordenar os dois rankings mais bem conceituados do competitivo: melhores equipes e melhores jogadores.
Do ranking de melhores atletas, sai todo ano o melhor jogador de CS:GO da temporada. Como citamos anteriormente, o posto é atualmente ocupado por ZywOo.
Já o ranking das equipes é uma maneira de mostrar quais times do cenário estão mandando bem na atualidade. Ele é atualizado semanalmente e leva em consideração a atuação das tags ao fim dos campeonatos.
O número de pontos recebidos é proporcional à colocação alcançada nos eventos, ou seja, quanto mais longe um time chegar, mais pontos receberá. O tipo de competição também pesa na pontuação. Quanto mais relevante, melhor.
Agora que você sabe tudo sobre as melhores equipes de Counter-Strike: Global Offensive em atividade, que tal dar uma olhada em outros textos sobre esports?
- Como ganhar V-Bucks no Fortnite: veja os 5 melhores métodos
- Conheça todos os itens do LoL: tipos, atributos e preços
- Mapa do Fortnite: conheça os melhores locais para pegar loot
- Mapas do CS:GO: nomes das posições e todas as curiosidades
- Major de CS:GO: curiosidades, campeões e títulos brasileiros
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.