Após Nathalie Moellhausen, neste domingo (17), foi a vez de Guilherme Toldo garantir vaga olímpica na esgrima para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecem neste ano.
Será a quarta vez que o esgrimista brasileiro vai disputar uma Olimpíada. Guilherme Toldo disputou as últimas três edições da maior competição de esportes do mundo, tendo na Rio 2016 seu melhor desempenho.
Como foi a classificação de Guilherme Toldo para as Olimpíadas
Guilherme Toldo é, atualmente, o melhor atleta brasileiro em florete, sendo o maior medalhista do país na esgrima nos Jogos Pan-Americanos. Isso porque tem em seu currículo duas medalhas de prata e outras quatro de bronze.
Já a classificação para as Olimpíadas de Paris veio na etapa de Washington doa Copa do Mundo de florete, nos Estados Unidos. Guilherme Toldo foi o melhor atleta do continente no ranking mundial.
Vale lembrar que, nessa classificação, não foram consideradas as posições de atletas americanos e canadenses, que já estavam classificados para os Jogos Olímpicos por equipes.
No entanto, a classificação veio de forma mais dramática. Já que, após passar pela 1ª fase de grupos, o atleta foi eliminado na primeira rodada do mata-mata, após perder para o atleta americano Nick Itkin, por 15 x 5.
Assim, o que garantiu o brasileiro nas Olimpíadas foi a eliminação de dois atletas que eram considerados seus rivais diretos, Diego Cervantes, do México, e Leopoldo Alarcon, do Chile.
Resultados de Guilherme Toldo na esgrima nas edições anteriores das Olimpíadas
A primeira vez que Guilherme Toldo disputou as Olimpíadas foi em 2012, em Londres. No entanto, perdeu na segunda fase. Na última, em Tóquio, em 2021, o brasileiro caiu na primeira rodada.
Enquanto a melhor participação do gaúcho foi em terras brasileiras, na Rio 2016, quando chegou às quartas de final.
Ver essa foto no Instagram
Quer saber mais sobre a esgrima? Acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte:
- Equipamentos da esgrima: traje, armas e itens de segurança
- Movimentos da esgrima: guarda, parada e golpes
- Regras da esgrima: pista, pontuação e principais golpes
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.