O esporte normalmente protagoniza momentos lindos dentro e fora das competições. No entanto, do outro lado, muitos atletas negros também já sofreram preconceito em algum momento de suas carreiras.

Mais do que isso, inúmeros atletas lutaram ou ainda lutam contra o preconceito todos os dias. Mesmo em pleno 2023, ainda existem casos como o do brasileiro Vinícius Júnior.

Dessa forma, no Dia da Consciência Negra, o Esportelândia vem te mostrar alguns nomes importantes que são resistência ao racismo.

Atletas negros que lutaram ou lutam contra o racismo

Jesse Owens

maiores velocistas do mundo jesse owens
Jesse Owens, o homem que derrotou Hitler

Não tem como o norte-americano Jesse Owens ficar de fora dessa lista. No auge do Nazismo na Alemanha de Adolf Hitler, o atleta dos Estados Unidos calou um país inteiro.

Owens foi o primeiro atleta da história a vencer quatro ouros em uma Olimpíada e fez isso em Berlin 1936, com olhares de reprovação por parte dos alemães e seu ditador.

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton
Icon Sport

O piloto britânico Lewis Hamilton é o único atleta negro na F1. O Heptacampeão da categoria é considerado por alguns o melhor de todos os tempos. Além disso, Lewis ainda é muito engajado com questões sociais.

Hamilton já sofreu com racismo na Fórmula 1, mas, sempre usou sua voz para repreender esses atos. O piloto já chegou até a cobrar um posicionamento dos policiais após a morte de George Floyd.

Serena Williams

Divulgação
Divulgação

Todo o talento de Serena Williams dentro das quadras de tênis a maioria das pessoas já conhece. A atleta possui o maior número de Grand Slams entre as mulheres.

Já fora de quadra, Serena também é um exemplo. Assim como Hamilton, a tenista esteve engajada em atos contra o racismo, principalmente na campanha Black Lives Matter.

LeBron James

LeBron James
Icon sport

Mais um nome da atualidade, LeBron James é simplesmente o maior pontuador da história da NBA. Ídolo por onde passou, James também é um símbolo moo entre os atletas negros.

LeBron também esteve engajado no Black Lives Matter, assim como muitos outros jogadores e atletas negros. Além disso, o lado social do astro é muito forte, sua fundação em Akron, cidade onde nasceu prova isso.

Vinícius Júnior

Gabriel Medina, Italo Ferreira e outros surfistas demonstram apoio a Vinicius Jr
Icon sport.

Quando se fala de racismo no futebol nos tempos atuais, ninguém tem sofrido tanto quanto o brasileiro Vinícius Júnior. Seu estilo provocativo, dribles insinuantes, golaços e dancinha incomodam os adversários e as torcidas.

No entanto, o que mais parece incomodar é a cor do brasileiro. Sendo quase imparável no campo, Vinícius também é duro com os racista e não deixa barato, sempre se posicionando contra.

Atualmente, Vinícius é um dos atletas negros mais influentes do mundo.