O basquete feminino vive um momento de surgimento de potenciais estrelas no mundo. Uma delas é Caitlin Clark, a jovem de 22 anos é uma das referências do basquete universitário americano e é cotada para ser a primeira escolha do Draft da WNBA 2024. A atleta marcou seu nome no time Iowa Hawkeyes e deixou um legado.
Caitlin Clark, um dos maiores prospectos de todos os tempos para a WNBA
Caitlin Clark é cotada para ser a primeira escolha no Draft da WNBA 2024. A jogadora de 22 anos fez história na liga universitária e quebrou inúmeros recordes jogando com a camisa de Iowa.
Clark nasceu no dia 22 de janeiro de 2002, na cidade de Des Moines, Iowa, nos Estados Unidos. A atleta mede 1,83m e joga como armadora. Este foi o último ano de faculdade para a jogadora que serviu para continuar fazendo história no basquete universitário americano e garantir todo o caminho para ser a primeira escolha no Draft da WNBA.
Liderando a Divisão I em pontuação e assistências, Clark alcançou médias impressionantes de 31,6 pontos, 8,9 assistências e 7,4 rebotes por jogo. Sua habilidade em quadra não só a destacou como a colocou no topo da história da Divisão I, com uma média de pontuação na carreira de 28,42, superando Patricia Hoskins do Mississippi Valley State.
Estatísticas de Caitlin Clark no basquete universitário
Entre seus reconhecimentos, Clark já foi 3 vezes líder de pontuação da temporada da NCAA (2021, 2022, 2024), 3 vezes líder de assistências da temporada da NCAA (2022–2024), líder de pontuação de todos os tempos da Divisão I da NCAA, All-American Acadêmico do Ano da Divisão I (2023), teve a camisa número 22 aposentada por Iowa, entre outros.
Com um futuro imenso à sua frente, Clark continua a impressionar tanto dentro quanto fora das quadras. Sua presença no draft WNBA 2024 é vista como um dos principais momentos de sua carreira.
Confira as estatísticas de Clark ao longo de sua carreira universitária:
- Temporada 2020–21: Média de 26,6 pontos por jogo
- Temporada 2021–22: Média de 27,0 pontos por jogo
- Temporada 2022–23: Média de 27,8 pontos por jogo
- Temporada 2023–24: Média de 31,6 pontos por jogo
Caitlin Clark pela Seleção Americana de basquete feminino
Clark representou os Estados Unidos no Campeonato Feminino das Américas Sub-16 da Fiba 2017 em Buenos Aires, Argentina. Ela saiu do banco e teve média de 8,8 pontos por jogo, ajudando seu time a alcançar um recorde de cinco vitórias e ganhar a medalha de ouro.
Clark jogou na Copa do Mundo de Basquete Feminino Sub-19 da Fiba 2019 em Bangkok, Tailândia. Em sete jogos, ela teve média de 5,3 pontos por jogo e conquistou outra medalha de ouro, já que seu time terminou com um recorde de sete triunfos e nenhuma derrota.
Clark competiu na Copa do Mundo de Basquete Feminino Sub-19 da Fiba de 2021 em Debrecen, Hungria, e levou os Estados Unidos à medalha de ouro. Ela teve a média de 14,3 pontos, 5,6 assistências e 5,3 rebotes por jogo, a melhor do time, foi eleita a jogadora mais valiosa e entrou para a equipe do torneio.
Clark foi um dos 14 jogadores e o único jogador universitário a receber um convite para campo de treinamento da seleção dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de 2024.
Talento universitário bateu recorde de Stephen Curry
Clark superou o recorde de Stephen Curry, da Davidson, e de Darius McGhee, da Liberty, como o jogador com mais cestas de 3 pontos em uma única temporada na Divisão I, independente do gênero. Ele foi selecionado entre os 14 jogadores, sendo o único universitário, a participar dos treinamentos da equipe dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de 2024.
A jovem ainda modelou seu estilo de jogo pensando em algumas referências, como Maya Moore, LeBron James, Kevin Durant e Pete Maravich.
Clark se aventurou em outros esportes antes do basquete
A sensação americana também jogou softball, vôlei, futebol, tênis e golfe quando criança antes de se concentrar no basquete. Tudo isso serviu para contribuir no jogo plástico e atlético da jovem atleta.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- TOTTI BRASILEIRO! A nova joia do basquete, Elliot Jardini, a despontar na Espanha
- Onde assistir NBA ao vivo hoje? Programação, calendário e resultados [2023/24]
- Onde assistir ao Draft da WNBA 2024?
- DOMINADORA! Magic Johnson se rende a Kamilla Cardoso após título da NCAA 2024
- Kamilla Cardoso: história, títulos, Seleção Brasileira e WNBA
- Bloqueio Varejão no basquete: história, o que é, como fazer
Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.