O esporte possui o poder de causar amor e adrenalina nas pessoas ao redor do mundo. No automobilismo não é diferente, seja na Fórmula 1, na Stock Car, na Nascar, IndyCar, na MotoGP ou qualquer outra categoria automotora.

Sendo assim, Miguel Costa Junior, renomado fotógrafo esportivo, conseguiu através de seu talento unir a velocidade com a arte. Dessa maneira, o profissional consegue fazer o fã enxergar o automobilismo com mais paixão ainda. Em sua homenagem, a Galeria Arte 57 vai realizar uma mostra de seus registros fotográficos das mais variadas categorias automotivas. Confira!

De Senna à Daytona: mostra de fotográfica de Miguel Costa destaca a beleza do automobilismo
Miguel Costa Junior

Miguel Costa Junior e seu amor pelo automobilismo

Há 67 anos, nascia no bairro Moema, em São Paulo, um pequeno garoto que anos mais tarde iria virar uma referência para o mundo da arte esportiva. A descrição serve para identificar Miguel Costa Junior, um dos mais renomados inspiradores da nova geração de fotógrafos do automobilismo.

O profissional iniciou seus trabalhos em 1980, mas a paixão pela velocidade o acompanhava desde novo e só aumentou ainda mais quando seu pai o levou a uma corrida em Interlagos, um templo da velocidade:

Em 1970, aos 13 anos, meu pai me levou pela primeira vez a Interlagos. Estavam lá meus heróis da época, os irmãos Fittipaldi e o também ex-piloto de Fórmula 1 Luiz Pereira Bueno. Saí de lá com a certeza de que queria viver perto daquele universo maravilhoso. Mas só dez anos depois um amigo me emprestou uma máquina para eu fazer meus primeiros registros.

Movido pela paixão ao esporte, mas sem condições de praticá-lo, Costa Junior se aproximou de seus ídolos e da emoção que sentia ao estar em uma pista de corridas através da fotografia. Iniciou de maneira autodidata e posteriormente cursou a faculdade de Artes Plásticas da FAAP, assim se formou comunicador visual e designer. 

Com o passar dos anos, o olhar diferenciado de Miguel aliado ao mundo da velocidade e das principais competições mundiais, da Fórmula 1 ao Rally Dakar, passando pela Fórmula Indy, Stock Car e Mundial de Endurance o fez construir um grande acervo:

Eu já tinha um olhar diferente. Desde bem pequeno eu colecionava recortes de fotos. Adorava analisar os ângulos, as nuances, a forma como o fotógrafo tinha escolhido fazer o registro. Quando essas duas paixões se uniram em Interlagos naqueles dias, eu nunca mais consegui ficar sem fotografar. E nesse tempo todo, a curiosidade pelo diferente, pela experimentação, andaram em paralelo com a profissão de foto-repórter.

De Senna à Daytona: mostra de fotográfica de Miguel Costa destaca a beleza do automobilismo
Bruna Jardim

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Arte e Velocidade

Para homenagear os 43 anos de carreira de Miguel Costa Junior, uma exposição inédita na tradicional Galeria Arte 57, em São Paulo, foi montada. A mostra “Arte e Velocidade” reúne 55 registros inéditos e de edição limitada de Costa Junior, colhidos ao longo de décadas de trabalho como foto-repórter de automobilismo, sua paixão desde a infância.

Com curadoria da especialista Rosana De Conti, a mostra foi aberta em 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, e poderá ser vista pelo público até o dia 21 de setembro. Entre as imagens expostas estão registros que envolvem ídolos do esporte brasileiro, como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Por outro lado, outras composições exploram detalhes e situações incomuns. É o caso da foto tirada em 1998 no circuito americano de Daytona, retratando um carro da Panoz na freada, a mais de 300km/h, com máquina analógica. Como destaca Rosana De Conti:

É uma coleção bastante rica, que remete o espectador não só às corridas de automóveis, mas também a cenários inéditos, transpondo os limites entre o que se vê e o que se pode imaginar. Em algumas ocasiões, Miguel parece brincar com os elementos, deixando borrões ao fundo e total nitidez sobre o carro que passa a mais de 300km/h. Em outras, pequenos detalhes do carro, em contextos totalmente abstratos, ultrapassam o limite do registro fotográfico para construir uma composição artística e inimaginável.

De Senna à Daytona: mostra de fotográfica de Miguel Costa destaca a beleza do automobilismo
Miguel Costa Junior

Costa Junior eterno aprendiz

Em uma entrevista exclusiva ao Esportelândia, o fotógrafo contou ao repórter Carlos Soares alguns detalhes de como se sente e o que espera ao ter seu trabalho exposto em uma galeria de arte:

Praticamente três coisas diferentes, tem o cara da arte, que é um habitual frequentador das grandes galerias, como esta aqui. O cara das corridas, que normalmente gosta delas e quase todos são assim, todo mundo tem aquela paixão, coisa louca pelo carro de corrida. Então, espero agradar, mostrar meu trabalho que é de sentimento, é o meu espirito isso daqui.

Além disso, Costa Junior contou como ele e a pessoa que for ver a exposição pode se sentir em relação ao automobilismo e a fotografia:

Cada vez mais você vai entrando na fotografia, daqui a pouco vai aparecer dentro dela. Porque é uma coisa fascinante. Eu não sei, fico até emocionado, não sei viver sem fotografar, me apaixono. Então, estamos sempre aprendendo e vou continuar a vida inteira porque vou atrás.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Esportelândia (@esportelandia)

Programação completa da exposição baseada no automobilismo

A Exposição Arte e Velocidade começou no dia 19 de agosto e vai estar aberta ao público de 21 de agosto até 21 de setembro, todos os dias de 11h às 18h. Para visitar e se apaixonar ainda mais pelo mundo do automobilismo é só ir à Galeria Arte 57, do marchand Renato Magalhães Gouvêa Junior, na Avenida Nove de Julho, 5144, São Paulo/SP. As obras são de Miguel Costa Junior e a curadoria de Rosana De Conti.

Serviço

Exposição: Arte e Velocidade

Artista: Miguel Costa Junior

Local: Galeria Arte 57

Endereço: Av. Nove de Julho, 5144 – São Paulo/SP

Data e horário: até 21/09 – 11h até 18h

Entrada: gratuita

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: