Um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, Ted Toleman morreu na manhã desta quinta-feira (11), em decorrência de complicações de uma síndrome cardiorrenal. O empresário era dono da primeira equipe do brasileiro Ayrton Senna na categoria.
Aos 86 anos, Toleman era responsável por um legado magistral na modalidade de elite dos esportes a motor. Começou patrocinando pilotos em categorias de base, até o dia em que decidiu se aventurar na Fórmula 1, criando a sua própria equipe.
Ted Toleman abriu as portas para Ayrton Senna na F1
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Toleman foi uma lenda pelo que construiu automobilismo
Os fãs e entusiastas do automobilismo acordaram mais tristes nesta manhã devido a enorme perda para a Fórmula 1. Ted Toleman era considerado por muitos como uma lenda do esporte e nome influente dentro da categoria.
Quando começou na F1, Toleman não possía orçamento o suficiente para competir com as melhores equipes e usava um modesto motor Hart. Dessa forma, acabou se consolidando como um time do meio do pelotão.
O verdadeiro momento de glória da equipe aconteceu em 1984, quando abriu as portas para a então jovem promessa brasileira Ayrton Senna. Foi com ele, aliás, que a escuderia conseguiu conquistar seus únicos três pódios na história.
Na época em que chegou à Fórmula 1, Senna já havia recebido propostas de equipes maiores, mas optou por começar na escuderia de Ted Toleman por acreditar que havia menos pressão e mais tempo de adaptação ao campeonato.
Em comunicado oficial, a Fórmula 1 afirmou que Ted Toleman foi fundamental no caminho de novatos que marcaram época na categoria.
Ted Toleman deixou um legado duradouro na Fórmula 1, abrindo caminho para novatos como Ayrton Senna e Derek Warwick.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- “Deve terminar atrás de mim”, Verstappen menospreza companheiro de equipe em 2025
- Esnobou? Fernando Alonso fala a verdade sobre interesse da Mercedes para 2025
- GP do Japão: relembre o dia em que Galvão Bueno esculachou Michael Schumacher: “Infantil!”
- Rubens Barrichello se oferece para vaga de Lewis Hamilton na Mercedes: “Estou sem contrato!”
- [Exclusivo] Felipe Drugovich abre o jogo sobre titularidade para 2025
- Galvão Bueno fala a verdade que ninguém teve coragem sobre ida de Hamilton à Ferrari
- Recordes de Verstappen: Barrichello é o único com coragem de falar a verdade
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.