A temporada de 2024 da Fórmula 1 mal começou direito e as cutucadas na equipes rivais já tiveram início. O caso mais atual foi o do diretor da Mercedes, James Allison, que falou sobre o fato da relação esportiva entre Red Bull e AlphaTauri não ser permitida.
Vale lembrar que a escuderia italiana é tida como a equipe B dos atuais bicampeões mundiais de construtores e tricampeões com o piloto Max Verstappen. Contudo, parece que o sucesso tem incomodado alguns dos principais concorrentes.
Diretor da Mercedes, James Allison ganha renovação
James Allison fala sobre relação da Red Bull com a AlphaTauri
Logo após a sua renovação com a escuderia alemã, o diretor da Mercedes James Allison concedeu entrevista ao portal RacingNews365 e falou sobre um assunto bastante polêmico.
Usando como base o regulamento oficial da Fórmula 1, Allison afirmou que Red Bull Racing não podem manter relações esportivas, apenas comerciais, com outras equipes. O profissional declara que tudo bem a parte de repasse de peças e coisas do tipo, mas nada além disso.
Com exceção da parte muito limitada do carro onde é permitido fornecer peças e, portanto, uma certa quantidade de dados técnicos junto com essas peças, em todos os outros aspectos as regras são muito rigorosas em termos de não acontecer nada que possa ser considerado propriedade intelectual de um computador para outro.
Em mais detalhes, o diretor da Mercedes explicou melhor como essa relação entre as equipes deve funcionar da forma correta.
Se duas equipes têm uma relação forte entre si, na realidade só pode ser uma relação comercial forte. Não pode ser uma relação técnica ou desportiva forte porque os regulamentos proíbem.
No passado era mais aberto e a relação que a Mercedes tinha com a equipe que hoje é Aston Martin, naquela época era uma relação que permitia muito mais liberdade do que hoje.
Em suma, James Allison não está exatamente culpando ou criticando a Red Bull pela forma como agir. No entanto, o diretor da Mercedes não deixa usar a equipe rival como exemplo do que não pode ser feito.
Em resposta a esse relacionamento, as regras foram substancialmente mais rígidas para significar que você não pode ter um relacionamento técnico ou esportivo.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Funcionário da NASA? Engenheiro da Red Bull revela convite para fazer espaçonave
- Ferrari prevê carro muito mais rápido para Fórmula 1 2024
- Novo chefe de equipe, Komatsu manda a real sobre situação da Haas: “Sou realista!”
- Lando Norris rebate críticas e alfineta campeão da Fórmula 1: “Vontade de vencê-lo!”
- [Exclusivo] Felipe Drugovich abre o jogo sobre titularidade na Fórmula 1 2025
- Felipe Massa prepara ofensiva legal contra silêncio da FIA por título da Fórmula 1
- Recordes de Verstappen: Barrichello é o único com coragem de falar a verdade
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.