Chael Sonnen, um dos nomes mais polêmicos e conhecidos do MMA, tem se mostrado um grande admirador de Anderson Silva, em contraste com a recente declaração de Dana White. Para o norte-americano, o Spider é indispensável em qualquer discussão sobre o top 3 de todos os tempos do UFC.
Em uma conversa com a imprensa quando veio ao Brasil para fazer a luta de boxe de despedida de Anderson, em 12 de junho de 2024, o veterano lutador e comentarista se posicionou sobre a lista dos maiores nomes da história do UFC.
Apesar de ser conhecido por suas opiniões controversas, revelou que nunca viu uma lista de “maiores lutadores” sem o nome do brasileiro.
A grande rivalidade entre Anderson Silva e Chael Sonnen se transformou em amizade e reconhecimento
Apesar da rivalidade entre os dois, Chael Sonnen não hesita em reconhecer a grandeza de Anderson Silva. Para o arquirrival, Silva sempre esteve no topo, e qualquer lista sem o nome do ex-campeão do peso-médio não é digna de ser levada a sério.
O grande debate é quem é o número 1 entre Anderson [Silva], GSP [George St-Pierre] e [Jon] Jones. Os fãs hardcore trazem Fedor [Emelianenko] para a disputa.
Em 5º lugar, acho que Khabib [Nurmagomedov] deveria ser incluído nessa lista. Ninguém quer colocar McGregor. Ele teve algumas derrotas, mas foi campeão dos penas e dos leves. Isso significa algo.
Ronda [Rousey] e [José] Aldo são grandes, mas não há lista sem Anderson, Jones e GSP. Eu realmente nunca ouvi uma lista sem ele [Anderson Silva].
Com certeza ele está na lista da maioria das pessoas. Não no top 5, mas no top 3. Ele está sempre ali. Com certeza é uma das lendas do esporte.
Dana White e a ausência de Anderson Silva no top 4 do chefão do UFC
A opinião de Chael Sonnen se destaca ainda mais quando comparada à recente declaração de Dana White, presidente do UFC, que elaborou sua própria lista de grandes lutadores.
Ao montar seu top 4 histórico, White mencionou Jon Jones, Ronda Rousey, Georges St-Pierre e Conor McGregor, mas deixou de fora Anderson Silva, um dos maiores campeões da história da organização. Dana White afirmou:
Hum… Você tem que ir com o Jon Jones, a Ronda Rousey, as mulheres não estariam lutando no UFC se não fosse por ela. Você tem que colocar o GSP (Georges St. Pierre) lá também e, com absoluta certeza, Conor McGregor. Ele elevou e mudou esse esporte globalmente.
A grandeza de Anderson Silva no UFC
Embora Dana White tenha omitido Anderson Silva de sua lista, é impossível ignorar o impacto do brasileiro no UFC. Silva dominou a categoria dos médios por anos, defendendo seu cinturão em 10 ocasiões e se tornando um ícone no esporte.
Sua habilidade técnica, aliada a performances memoráveis, fez com que ele conquistasse a admiração de muitos, incluindo Chael Sonnen, que, apesar da rivalidade, não hesita em reconhecer o legado do Spider.
Outro nome que recentemente exaltou Anderson Silva o colocando em seu top 3 foi o compatriota José Aldo, rei dos penas do UFC. O brasileiro, que ainda está na ativa no Ultimate, ficou indignado em ele não ser costumeiramente mencionado em um top 4. Inclusive, Aldo se colocou a frente de Anderson Silva no top 3.
Ver essa foto no Instagram
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.