O técnico Zé Roberto Guimarães recebeu o troféu Adhemar Ferreira da Silva no Prêmio Brasil Olímpico nesta quarta-feira (11). No comando da Seleção Brasileira feminina desde 2003, o treinador coleciona inúmeros títulos, entre eles o bicampeonato olímpico nas Olimpíadas de 2008 e 2012.

De fato, Zé Roberto já participou de nove Jogos Olímpicos, um como jogador e o restante como treinador. Em 2028, o técnico pode participar de sua última Olimpíada.

Entre no canal da Esportelândia no WhatsApp para receber mais novidades!

Zé Roberto fala sobre aposentadoria da Seleção Brasileira

Confirmado em Los Angeles 2028, Zé Roberto Guimarães acredita que essa será sua última edição de Jogos Olímpicos. O técnico comentou em entrevista ao GE sobre seu futuro na Seleção Brasileira.

Acho que vai ser a última [Olimpíada]. Já estou com 70 anos. Eu me cuido muito, treino todos os dias para ficar em forma. Estava atuando na Turquia até recentemente, sempre tentando me reciclar, vendo que rumo o voleibol está tomando, conhecendo todas as jogadoras do mundo. Mas penso que esse ciclo vai ser o último.

Veja 35 Frases de Vôlei famosas de jogadores e técnicos
Zé Roberto segue no comando da Seleção Feminina para 2028 [Volleyball World]

“Nosso grupo vai brigar de igual para igual com qualquer equipe do mundo”

Na mesma entrevista, Zé Roberto destacou que existe uma boa perspectiva para o futuro da Seleção Brasileira nos próximos anos. Além disso, o técnico se mostrou confiante e declarou que seu time vai brigar pelo título na Liga das Nações e no Campeonato Mundial de 2025.

É uma seleção bastante interessante em termos de talento. Nos últimos ciclos, tivemos uma mescla de jogadoras, o aparecimento de atletas bem jovens, das seleções de base, que estão melhorando seu nível.

Deixamos o Brasil entre as melhores seleções do mundo e vemos que cada vez mais aparecem meninas com condições de servir o time nacional. Tenho uma perspectiva de futuro legal.

No próximo ano, teremos Liga das Nações e Campeonato Mundial. O nosso grupo vai brigar de igual para igual com qualquer equipe do mundo. Estou muito feliz.

Futuro e homenagem

Por fim, Zé destacou que pode treinar um clube em breve e agradeceu pelo troféu Adhemar Ferreira da Silva no Prêmio Brasil Olímpico.

O que pode acontecer é eu ir para algum clube até para continuar a ser desafiado, mas a própria CBV me proporciona a chance de viajar, ver campeonatos, o que também é muito importante.

Receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva é um reconhecimento de atitude, respeito ao adversário, trabalho, dedicação. Sei o quanto o Adhemar lutou. Então, levar essa honraria é um momento único”, declarou o comandante da Seleção Brasileira feminina de vôlei.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia: