Somando mais de 30 anos de parceria ao lado de Bernardinho, Ricardo Tabach é um dos principais auxiliares do país. Trilhando uma trajetória de sucesso no esporte, o assistente revelou recentemente os segredos dos bons técnicos brasileiros.

Durante sua participação no Podcast Ataque Defesa, conduzido por Alexandre Oliveira, Tabach ofereceu uma análise aprofundada e sincera sobre sua perspectiva tática em relação aos maiores treinadores de voleibol do país.

Ricardo Tabach analisa o que torna os técnicos brasileiros referência no voleibol

Iniciando sua carreira como treinador bem jovem, Ricardo Tabach teve o privilégio de trabalhar com grandes astros do vôlei brasileiro. Além de Bernardinho, o assistente participou de projetos com Bebeto de Freitas e Renan Dal Zotto.

Durante o bate-papo com Alê Oliveira, o auxiliar ressaltou que, ao aplicar a metodologia em quadra, os principais técnicos do mundo priorizaram a análise de desempenho:

É importante frisar que hoje a gente tem grandes treinadores no mundo todo que vieram da origem da análise de desempenho. Hoje em dia tem programa que deixa tudo mastigado para o atleta e facilita a vida do treinador”

Ao comentar sobre Bernardinho, Tabach destacou que o experiente treinador reúne todas as características necessárias para ser considerado o profissional ideal em sua área de atuação.

O Bernardinho veio da Itália, não tinha nenhum trabalho aqui no Brasil. Por outro lado, ele tinha o perfil de liderança e deu certo. É um preparo que ele fez durante a carreira como atleta, depois como técnico, entrando ali com perfil para isso.

Eu falo sempre, ser treinador da Seleção Brasileira não é para qualquer um. Não adianta ter só conhecimento técnico e saber de todas as táticas, é muito mais do que isso. As nossas referências estão lá em cima, então para você entrar ali é difícil”

Ricardo Tabach destaca o talento de Renan Dal Zotto

Ricardo Tabach destacou que Dal Zotto integra o seleto grupo dos maiores treinadores do voleibol brasileiro. O auxiliar técnico não poupou elogios ao trabalho realizado pelo comandante, ressaltando sua importância e contribuição para o esporte.

Eu digo sempre isso: Bebeto, Bernardinho e Zé Roberto, depois desses três, quem foi o treinador que mais conquistou títulos ao longo desse tempo? Renan. Ele é um cara que foi questionado, mas entrou na Seleção Brasileira e foi vitorioso” [..]

O Renan Dal Zotto é um técnico sensacional, bem capacitado, com um perfil diferente” […]

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia