Considerado um dos maiores Jogadores de Vôlei de todos os tempos, a nível nacional e mundial, Giba, nunca ficou fora de um pódio em qualquer competição dentro da equipe da Seleção Brasileira, entrando para o hall da fama do vôlei em 2018.

Foi convidado para ser um dos embaixadores do JEBS´s (Jogos Escolares Brasileiros) 2021, onde realizou com maestria essa função, sendo um dos atletas mais presentes na edição, acompanhou de perto cada detalhe e esteve presente nas cerimônias mais significativas do evento.

O JEBS´s que, ao longo de suas 18 edições entre 1976 e 2004, foi a principal referência do esporte educacional, teve seu retorno em 2021 em grande estilo, foram 17 anos de uma importante e muito sentida lacuna no calendário esportivo nacional.

A retomada do JEBS´s é um esforço conjunto de realização entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) através de seu Presidente Antônio Hora Filho e a Secretaria Especial do Esporte, através do secretário Marcelo Magalhães.

Foto: Rafael Carvalho/Min. Cidadania

O evento ocorreu entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro de 2021, quase 6 mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos tiveram a oportunidade de disputar uma competição nacional deste porte, realizada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro que foi palco de muitas conquistas marcantes dentro do esporte.

Ao todo foram 17 modalidades, uma equipe de cada gênero para cada modalidade,  entre elas,  Voleibol,  que encerrou sua participação no JEBS´s com muita história;

No feminino o Rio de Janeiro garantiu o primeiro lugar na série ouro e a Prata ficou para São Paulo, já no Masculino São Paulo levou o primeiro lugar na série Ouro.Giba esteve presente na cerimônia final que contou com a participação dos outros embaixadores e ídolos como Fofão e Serginho, em um momento inesquecível para os estudantes-atletas presentes na Arena Carioca 3.

O JEBS´s,  foi muito além de uma competição, e sim um gigantesco intercâmbio esportivo e cultural, com desenvolvimento de valores como espírito esportivo, socialização e amor à pátria, muito bem promovidos por Giba, sendo um dos Embaixadores do evento.