Todos os anos o “mundo do Tênis” se movimenta por diversos países levando o melhor deste esporte por quadras ao redor do globo terrestre. E você sabia que o maior torneio de Tênis da América do Sul fica aqui, no Brasil?
Sediado anualmente no Rio de Janeiro desde 2014, o Rio Open faz parte de um seletivo grupo de 13 torneios denominados “ATP 500”, está entre os 22 mais importantes do calendário da ATP, tornando-se o primeiro ATP World Tour 500 do Brasil!
Os jogos se revezam entre as nove quadras abertas de saibro no Jockey Club Brasileiro, sendo uma delas o estádio central (Quadra Guga Kuerten) com capacidade para 6.200 pessoas. O evento reúne grandes nomes do Tênis, desde os mais experientes como por exemplo, o espanhol Rafael Nadal campeão da primeira edição em 2014, e jovens prodígios da categoria como o seu conterrâneo, também ex número 1 do ranking mundial, Carlos Alcaraz que venceu a edição de 2022 em sua terceira participação no torneio, com apenas 18 anos de idade na época.
Inicialmente se tratava de um campeonato em conjunto da ATP (associação de tenistas profissionais masculina) com a WTA (associação de tenistas profissionais feminina), mas em 2017 após uma mudança drástica no formato das competições, o mesmo tornou-se um torneio independente da ATP sendo assim, com disputas exclusivamente masculinas.
| Curiosidades Rio Open
A 4° edição do Rio Open foi avaliada como a melhor de todas até hoje pela ATP, na qual ao longo de sete dias, o maior evento esportivo anual da cidade carioca, atraiu por volta de 45 mil pessoas para o Jockey Club Brasileiro, que teve como vencedor, o jovem austríaco Dominic Thiem.
Além destes renomados campeonatos anuais, no ano de 2017 foi realizado o torneio “Winners”, que reuniu 110 crianças dos cinco projetos sociais apoiados pelo Rio Open, dentre os participantes, seis foram contemplados com um prêmio que os deu direito a: uma semana de treinamento na IMG Academy, comandada por Nick Bollettieri (respeitado profissional do tênis por descobrir e lapidar nomes como do norte-americano Andre Agassi e da russa Maria Sharapova). Algumas das crianças também puderam comparecer às partidas do torneio carioca e fizeram parte da equipe de “boleiros” (coletores de bola).
| Pandemia e retorno triunfal do Torneio
Só jogadaça!
Carlos Alcaraz encantou no Rio Open 2022 com o seu talento e carisma e não poderíamos estar mais ansiosos para revê-lo em 2023!
Falta pouco para @carlosalcaraz no Rio Open 🔥 pic.twitter.com/c6PhGLSfp3
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 14, 2023
Em 2020, o Rio Open foi um dos últimos torneios do calendário tenístico a serem disputados antes da pandemia, causada pela Covid-19. O evento contou com a presença de 50 mil pessoas em pleno Carnaval no Rio de Janeiro.
Devido à situação pandêmica, a edição de 2021 precisou ser cancelada, mas teve um retorno glorioso logo no ano seguinte, com a presença dos jovens promissores Carlos Alcaraz e Casper Ruud, que terminaram 2022 entre os três melhores no ranking da ATP. Alcaraz foi quem ergueu a tão desejada taça aos 18 anos de idade, o espanhol estava a começar uma carreira que já lhe rendeu quebras de recordes e uma posição como o número 1 do Mundo na mesma temporada.
❤️🎙
@alcarazcarlos03: "É espetacular. Aqui no Rio, onde ganhei minha primeira partida de ATP, dois anos depois poder ganhar o torneio significa muitíssimo para mim, me lembro quando vim aqui pela primeira vez"
📷 Rio Open / Fotojump pic.twitter.com/O6LEzmaQsi
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 21, 2022
| A 9° edição do Rio Open está prestes a começar!
João Fonseca é mais um brasileiro na chave principal do Rio Open!
Ele recebe o convite da nossa parceria com a IMG que já contemplou grandes nomes como Alcaraz, Auger-Aliassime e Ruud. 🎾
Vem mais uma grande estrela por aí? 🤔 pic.twitter.com/9bhsnkyNoy
— Rio Open (@RioOpenOficial) January 22, 2023
Agora no ano de 2023, as disputas terão início em 18 de fevereiro seguindo para a grande final no dia 26. Os confrontos contarão com alguns nomes já citados anteriormente como, Casper Ruud e o favorito da edição, Carlos Alcaraz. Além de estrear a presença do primeiro carioca a competir no Rio Open, João Fonseca de 16 anos de idade e um dos prodígios da nova geração de tenistas brasileiros, foi convidado após uma brilhante atuação no Grand Slam Australian Open ocorrido em janeiro.
Começou a contagem regressiva!
Grandes nomes do tênis mundial, como @domithiem, Lorenzo Musetti e @cam_norrie, estarão com a gente de 18 a 26 de fevereiro para mais um Rio Open. Você está pronto? pic.twitter.com/RIFNYNGGkH
— Rio Open (@RioOpenOficial) January 19, 2023
Prepare a pipoca e venha acompanhar todos os detalhes do maior torneio de Tênis da América do Sul aqui, com a Esportelândia!!
Imagem destaque: Divulgação @Rioopenoficial/Esportelândia
Fabrizia Dalafiori é estudante de Jornalismo apaixonada por esporte e educação, acredita que uma boa comunicação e informações precisas mudam histórias.