Todos os anos o “mundo do Tênis” se movimenta por diversos países levando o melhor deste esporte por quadras ao redor do globo terrestre. E você sabia que o maior torneio de Tênis da América do Sul fica aqui, no Brasil? 

Sediado anualmente no Rio de Janeiro desde 2014, o Rio Open faz parte de um seletivo grupo de 13 torneios denominados “ATP 500”, está entre os 22 mais importantes do calendário da ATP, tornando-se o primeiro ATP World Tour 500 do Brasil! 

Os jogos se revezam entre as nove quadras abertas de saibro no Jockey Club Brasileiro, sendo uma delas o estádio central (Quadra Guga Kuerten) com capacidade para 6.200 pessoas. O evento reúne grandes nomes do Tênis, desde os mais experientes como por exemplo, o espanhol Rafael Nadal campeão da primeira edição em 2014, e jovens prodígios da categoria como o seu conterrâneo, também ex número 1 do ranking mundial, Carlos Alcaraz que venceu a edição de 2022 em sua terceira participação no torneio, com apenas 18 anos de idade na época. 

Rio Open: o maior torneio de Tênis da América do Sul!

Inicialmente se tratava de um campeonato em conjunto da ATP (associação de tenistas profissionais masculina) com a WTA (associação de tenistas profissionais feminina), mas em 2017 após uma mudança drástica no formato das competições, o mesmo tornou-se um torneio independente da ATP sendo assim, com disputas exclusivamente masculinas. 

| Curiosidades Rio Open

A 4° edição do Rio Open foi avaliada como a melhor de todas até hoje pela ATP, na qual ao longo de sete dias, o maior evento esportivo anual da cidade carioca, atraiu por volta de 45 mil pessoas para o Jockey Club Brasileiro, que teve como vencedor, o jovem austríaco Dominic Thiem. 

Além destes renomados campeonatos anuais, no ano de 2017 foi realizado o torneio “Winners”, que reuniu 110 crianças dos cinco projetos sociais apoiados pelo Rio Open, dentre os participantes, seis foram contemplados com um prêmio que os deu direito a: uma semana de treinamento na IMG Academy, comandada por Nick Bollettieri (respeitado profissional do tênis por descobrir e lapidar nomes como do norte-americano Andre Agassi e da russa Maria Sharapova). Algumas das crianças também puderam comparecer às partidas do torneio carioca e fizeram parte da equipe de “boleiros” (coletores de bola). 

| Pandemia e retorno triunfal do Torneio

Em 2020, o Rio Open foi um dos últimos torneios do calendário tenístico a serem disputados antes da pandemia, causada pela Covid-19. O evento contou com a presença de 50 mil pessoas em pleno Carnaval no Rio de Janeiro. 

Devido à situação pandêmica, a edição de 2021 precisou ser cancelada, mas teve um retorno glorioso logo no ano seguinte, com a presença dos jovens promissores Carlos Alcaraz e Casper Ruud, que terminaram 2022 entre os três melhores no ranking da ATP. Alcaraz foi quem ergueu a tão desejada taça aos 18 anos de idade, o espanhol estava a começar uma carreira que já lhe rendeu quebras de recordes e uma posição como o número 1 do Mundo na mesma temporada. 

| A 9° edição do Rio Open está prestes a começar!   

Agora no ano de 2023, as disputas terão início em 18 de fevereiro seguindo para a grande final no dia 26. Os confrontos contarão com alguns nomes já citados anteriormente como, Casper Ruud e o favorito da edição, Carlos Alcaraz. Além de estrear a presença do primeiro carioca a competir no Rio Open, João Fonseca de 16 anos de idade e um dos prodígios da nova geração de tenistas brasileiros, foi convidado após uma brilhante atuação no Grand Slam Australian Open ocorrido em janeiro. 

Prepare a pipoca e venha acompanhar todos os detalhes do maior torneio de Tênis da América do Sul aqui, com a Esportelândia!!

 

Imagem destaque: Divulgação @Rioopenoficial/Esportelândia