Forehand, backhand, saque, voleio, slice, drop shot… Veja todos os golpes do tênis e saiba como são feitos e quando são aplicados

Qual o seu golpe de tênis preferido? Há quem vibre com um pelo backhand na paralela, enquanto outros deliram com um drop shot bem executado…

Independentemente de qual seja sua preferência, um bom jogo de tênis depende de golpes bem aplicados.

Por isso, relacionamos todos os golpes de tênis e explicamos como eles são executados. Não perca tempo e venha com a gente! 

Golpes de tênis

  1. Forehand
  2. Backhand
  3. Saque
  4. Slice
  5. Lob
  6. Smash
  7. Drop shot ou deixadinha
  8. Voleio

1 – Forehand

Forehand tênis

O forehand no tênis, chamado também de direita, é o golpe feito com a raquete com a palma da mão virada para a frente. Para os destros, ele acontece do lado direito. Já os canhotos fazem o forehand do lado esquerdo. 

Entre os diferentes tipos de empunhadura no tênis, os mais comuns para o forehand são a empunhadura eastern e empunhadura semi-western. 

Entre todos os golpes, o forehand tende a ser o mais utilizado em um jogo de tênis. Para quem está começando, não é necessário bater com força. À medida que conseguir mais controle, o tenista ganhará precisão e potência.

Antes de executar o forehand, o tenista deve girar o corpo e levar a raquete para trás de seu corpo. Assim, deve ser feito um swing em que o braço acompanhará o movimento da bola. 

Logo depois de executar o forehand, o tenista deve retornar à posição de equilíbrio e se preparar para fazer o “split step” na preparação do próximo golpe.

O “split step” é um pequeno salto para armar o golpe. Ele deve ser feito no momento do quique da bola na quadra adversária ou quando o oponente estiver executando o seu golpe.

Para a execução correta, é preciso cair com as pernas abertas além da linha do joelho, o corpo equilibrado e ficar na ponta dos pés.

2 – Backhand

Backhand golpes de tênis

O backhand, ou esquerda, é o golpe feito com as costas da mão viradas para a frente. Para os destros, ele acontece do lado esquerdo. Já os canhotos fazem o forehand do lado direito.

O backhand pode ser executado tanto com uma mão quanto com as duas. 

Tende-se a acreditar que o backhand com as duas mãos é mais fácil de ser executado. Contudo, grandes tenistas do circuito mundial, como Stefanos Tsitsipas e Dominic Thiem, finalistas do ATP Finals de 2019, e Roger Federer usam o backhand de apenas uma mão. 

Não importa qual seja sua preferência. O caminho ideal para executar o backhand corretamente é aquele que oferecer mais conforto e deixar o movimento o mais natural possível. 

A empunhadura eastern é a ideal para o backhand de uma mão.

Para executar o backhand com precisão, o braço deve ser mantido mais próximo do corpo, evitando abri-lo em excesso. Na terminação do movimento, o braço deve seguir debaixo para cima, com a raquete à frente do corpo, sem girar o tronco.

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

3 – Saque

Saque tênis

Todo ponto no tênis é iniciado com um saque, ou serviço. Usualmente, quem está sacando é favorito no ponto, já que começa atacando. Por isso, esse é um fundamento muito importante.

A empunhadura mais indicada para o saque é a Continental.

A posição inicial para o saque no tênis é atrás da linha de fundo e próximo à marca central. Para os destros, o pé esquerdo deve ficar à frente. Já os canhotos posicionam o pé direito mais perto da linha de fundo.

Com a mão livre, o tenista deve segurá-la à frente do corpo e junto à raquete. Em seguida, o braço deve ser erguido à frente do corpo, para que a bola seja lançada para o alto. 

A bola deve ser lançada um pouco à frente do corpo e o golpe executado no momento em que ela estiver no ponto mais alto de sua trajetória.

4 – Slice

Slice Golpes de tênis

Na tradução para português, slice é o mesmo que fatiar. No tênis, é feito um golpe com a raquete praticamente na posição horizontal, em um movimento similar a um corte na bola.

O slice faz a bola flutuar e diminui a velocidade de jogo. É um golpe muito usado para fazer a aproximação da rede ou na tentativa de quebrar o ritmo do adversário.

5 – Lob

Lob golpes de tênis

O lob é um golpe de defesa no tênis. Na sua execução, o tenista tenta encobrir um adversário que esteja próximo à rede, jogando a bola no fundo de quadra.

Caso o lob não seja bem executado, será dada uma chance ao adversário para reagir com um smash.

6 – Smash

Smash Golpes de tênis

A melhor forma de reagir a um lob no tênis é com um smash. Na sua execução, o tenista golpeia a bola que tenta encobri-lo, de forma similar a uma cortada no vôlei.

Um bom smash é feito com muita potência, reduzindo as chances de defesa do adversário e, praticamente, assegurando a marcação do ponto.

Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:

7 – Drop shot ou deixadinha

Drop shot ou deixadinha golpes de tênis

O drop shot ou deixadinha é um dos golpes de tênis que exigem mais habilidade do jogador. Para ser eficiente, ele precisa ser camuflado. 

O tenista tem que esconder o movimento de bola curta até o último momento e, só então, fazer a mudança do grip de para uma deixada com slice. Assim, o adversário terá menos tempo de reação e poderá não conseguir alcançar a bolinha “largada” perto da rede.

O drop shot se torna ainda mais eficiente quando o adversário está pressionado no ponto e posicionado muito no fundo da quadra. Com isso, quando há a deixadinha perto da rede, ele tem de correr mais para conseguir rebater.

8 – Voleio

Voleio de tênis

O voleio é o golpe de tênis usado quando o tenista está perto da rede, sendo muito comum em jogos de duplas.

Na execução do voleio, o tenista golpeia a bolinha antes de ela cair no chão, pressionando o adversário e o deixando com menos tempo de reação.

Muitos tenistas se destacaram pelo estilo que une saque e voleio. Um bom serviço, que dificultava a recepção do adversário, era seguido da conclusão do ponto na rede.

O norte-americano Pete Sampras, um dos melhores tenistas de todos os tempos, era um mestre do estilo saque e voleio.

Enquanto Sampras aplicava ótimos voleios, Guga era certeiro no backhand e Andy Roddick tinha um saque muito potente… 

Cada tenista tem seu golpe mais forte. O importante é conseguir dominar todos eles para se aproximar das vitórias.

Agora que você já sabe tudo sobre os golpes de tênis, aproveite para alimentar sua paixão pelo esporte com mais conteúdos:

Comentários

Salvar
16 Compart.
Compartilhar4
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin12