O ano já começou e o calendário do tênis está recheado de torneios importantes ao longo da temporada. O primeiro foi o Aberto da Austrália 2024, que aconteceu de 14 até 28 de janeiro.
A competição é uma das principais do esporte e conta com nomes de ponta do circuito masculino e feminino. O Grand Slam de Melbourne contou com uma lista com nomes de peso que proporcionaram grandes duelos na competição.
Calendário do tênis 2024: Aberto da Austrália
- 7 de janeiro – partida de qualificação dos Masculino e Feminino
- 13 de janeiro – Round 1 – masculino e feminino
- 15 de janeiro – Round 1 – masculino e feminino
- 24 de janeiro – Semifinais – feminino e masculino
- 25 e 26 de janeiro – Semifinais – feminino e masculino
- 27 de janeiro – Final – feminino
- 28 de janeiro – Final – masculino
Frustração de Rafael Nadal ao Aberto da Austrália
A lenda espanhola, Rafael Nadal, estava confirmado no Grand Slam e era um dos favoritos no torneio. No entanto, após sentir uma nova lesão no quadril durante as quartas de final do ATP 250 de Brisbane. Desta forma, o ex-número 1 do tênis mundial, estava ansioso para voltar a disputar um grande torneio,
Mesmo com 37 anos, o espanhol era um dos que poderiam ser candidato ao título. Contudo, ele ainda não confirmou nada sobre aposentadoria do esporte.
“Neste momento não estou preparado para competir ao nível máximo de rigor em jogos de cinco sets. Estou voltando para a Espanha para consultar meu médico, fazer tratamento e descansar. Apesar da triste notícia para mim por não poder jogar diante da incrível torcida de Melbourne, isso não é uma notícia muito ruim e todos continuamos positivos com a evolução da temporada. Queria muito jogar aqui na Austrália e tive a oportunidade de disputar algumas partidas que me deixaram muito feliz e positivo”, disse Nadal.
Os favoritos no Australian Open 2024
Entre os homens, o sérvio Novak Djokovic, o espanhol Carlos Alcaraz, o russo Daniil Medvedev e o italiano Jannik Sinner entraram como nomes fortes para conquistar o troféu.
No entanto, a disputa está nas finais com os seguintes duelos: Jannik Sinner levou o Grand Slam ao vencer o russo, Daniil Medvedev. No feminino, Aryna Sabalenka se tornou bicampeã ao derrotar a chinesa, Qinwen Zheng.
Naomi Osaka, Caroline Wozniacki e Angelique Kerber retornaram ao Melbourne Park em janeiro, após um tempo afastadas do circuito por conta da maternidade.
As mulheres apareciam com o favoritismo da polonesa Iga Swiatek, a bielorussa Aryna Sabalenka, a americana Coco Gauff e a cazaque Elena Rybakina. No entanto, a Sabalenka manteve o reinado ao vencer mais uma vez, os dois últimos anos só deu a bielorrussa nas quadras da Austrália.
A atual campeã é Sabalenka, ela derrotou a chinesa Qinwen Zheng e venceu a decisão do Aberto da Austrália. Iga Swiatek e Elena Rybakina foram eliminadas cedo da competição. Veja os favoritos ao título do Aberto da Austrália aqui.
Nadal. Osaka. Kerber. Just some of the big names returning at AO 2024 🤩 https://t.co/V8cz7T6E1y
— #AusOpen (@AustralianOpen) December 7, 2023
Chances dos brasileiros no Aberto da Austrália 2024
Bia Haddad Maia bateu recorde e se tornou a primeira brasileira a chegar na 3ª rodada em Melbourne. A atleta é cabeça de chave número 11 e tinha uma boa capacidade de alcançar sua melhor campanha no Australian Open.
No entanto, Bia parou na terceira rodada, quando perdeu para Maria Timofeeva. Além disso, a brasileira e Taylor Townsend, pararam na segunda rodada do Aberto da Austrália.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, Thiago Wild participou do Grand Slam pelo quarto ano seguido, mas caiu para Andrey Rublev, em um duelo histórico contra o russo do top10 do mundo.
Gostou do conteúdo sobre o Aberto da Austrália 2024? Continue navegando no assunto pelo Esportelândia
Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.