O Australian Open é o torneio que abre a temporada dos Grand Slam do tênis. A competição é realizada anualmente entre a segunda e a quarta semana de janeiro, em Melbourne. A saber, os Grand Slam são a principal categoria de disputa no mundo do tênis, sendo a mais prestigiada também.

Mesmo sendo uma das disputas mais importantes do ano, o torneio australiano não escapa de receber críticas dos tenistas. Dessa maneira, para evitá-las, a organização do Australian Open tomou uma decisão muito importante para a disputa de 2024. Confira!

Australian Open ao longo dos anos

O Australian Open, também conhecido como Aberto da Austrália, é disputado desde 1905, tendo sido jogado em seis cidades diferentes ao longo da história. Primeiramente, a competição era jogada sobre a grama, mas em 1988 a superfície dura passa a ser utilizada. Atualmente o piso escolhido é o GreenSet, sendo considerado um piso rápido.

As cidades que receberam o torneio ao longo da história foram: Melbourne (55 vezes), Sydney (17 vezes), Adelaide (14 vezes), Brisbane (7 vezes) e Perth (3 vezes), na Austrália, Christchurch (1906) e Hastings (1912), na Nova Zelândia. Em 1972, foi definido que seria disputado sempre em Melbourne, e desde 1988 is sediado no complexo Melbourne Park.

O torneio masculino é disputado desde 1905, mas a competição feminina só foi iniciada somente em 1922. Neste sentido, o maio vencedor de simples é Novak Djokovic, com 10 troféus. Já na simples feminina a maior campeã é Margaret Court, com 11 títulos, mas se olharmos apenas a era aberta, Serena Williams é a que mais triunfou, com sete conquistas.

A grande mudança do Australian Open para 2024

Como dito anteriormente, mesmo sendo um torneio de grande porte e estrutura, o Australian Open não estava imune a críticas. Sendo assim, um dos tópicos que os tenistas e fãs mais reclamavam eram os quadro de horários das partidas, já que os jogos noturnos podiam acabar de madrugada, assim atrapalhavam todos os lados.

Pensando no assunto, o diretor do Australian Open, Craig Tiley anunciou que a competição agora vai durar 15 dias. Dessa maneira, pela primeira vez na história, o torneio vai começar em um domingo. A justificativa, foi justamente aliviar a pressão na finalização das rodadas noturnas, já que segundo dado os jogos estão durando mais tempo.

Ouvimos o feedback dos jogadores e torcedores e estamos entusiasmados em oferecer uma solução para minimizar as finalizações tardias e, ao mesmo tempo, continuar a fornecer um cronograma justo e equitativo nas quadras do estádio”

Desse modo, a primeira rodada do Australian Open 2024 vai ser distribuída em três dias, domingo, segunda-feira e terça-feira. Segundo Craig Tiley, a medida também vai aumentar o entretenimento e diversão para as famílias:

O segundo dia vai conseguir isso, beneficiando o agendamento tanto para torcedores quanto para jogadores. A primeira rodada agora será disputada em três dias em vez de dois, proporcionando também aos fãs um dia extra de tênis inacreditável, entretenimento, comida e diversão em família”.

A nova distribuição de partidas do Australian Open

Com a medida tomada pela organização do primeiro Grand Slam do ano, o número de sessões da competição vai subir de 47 para 52. Dessa maneira, as quadras da Rod Laver Arena e Margaret Court Arena vão de três para duas partidas diurnas, limitando as finalizações tardias. Assim, serão, no mínimo, duas partidas no período da manhã e duas a noite. Já a programação da John Cain Arena permanece a mesma.

Por fim, o diretor avisou que outras novidades para o Australian Open vão ser reveladas nas próximas semanas, antes dos ingressos serem colocados a venda. A saber, a venda dos bilhetes vão começar na quinta-feira (12) de outubro. Tiley também classificou o Australian Open como o maior evento esportivo do mundo em janeiro:

Todos os anos, nossa equipe trabalha duro para trazer aos fãs um evento que pareça novo e emocionante, e esta é mais uma oportunidade de fazer crescer aquele que já é o maior evento esportivo anual do mundo em janeiro.”