Mais de 100 surfistas encaminharam um abaixo-assinado para a World Surf League (WSL), pedindo que as vagas de atletas do CT que terminarem entre os 12 melhores da CS sejam dos mais bem rankeados, haja visto como era até a última temporada. Agora, as vagas não são automaticamente destes surfistas, mas sim da WSL, que se dá o direito de não seguir o ranking. A escolha dos surfistas será feita pela Comissão de Circuitos e Competições.
Segundo a Stab Magazine, que revelou a existência do abaixo-assinado, os surfistas brasileiros que assinaram, constam: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Ferreira e Yago Dora. O Boas Ondas confirmou a participação de brasileiros na assinatura. Além disso, conversaram com um dos signatários do documento que preferiu não ser identificado (nenhum destes citados pela Stab, que fique bem claro).
– A galera acordou tarde, né!? A regra já existia há algum tempo e o pessoal só se tocou ao final de Huntington e pouco antes de Portugal. Isso mostra como somos desunidos. Se os surfistas fossem mais unidos, jamais uma regra dessa seria aprovada. Não acredito que a WSL vá mudar nada, mas pelo menos fica o ponto positivo de que todo mundo se uniu em busca de alguma coisa melhor.
Última etapa: Haleiwa (HAV)
Já se iniciam os preparativos para a última etapa do Challander Series. Dessa forma, os olhares do mundo se voltam para Haleiwa no Havaí. De acordo com o ranking atual, o japonês, Kanoa Igarashi, lidera com 15,500 pontos. Os brasileiros mais bem colocados do ranking estão: João Chianca (6ª), Samuel Pupo (15ª) e empatados com mesmo número de pontos na 17ª posição estão Lucas Silveira e Mateus Herdy.
O catarinese, por sua vez, ficou na terceira posição na etapa disputada na França. Na ocasião, perdeu para o francês Michel Bourez na semifinal. Entretanto, tem ainda chance de se classificar para o Champioship Tour 2022 e disputar na elite do surfe mundial. O brasileiro, sem dúvida, é uma das grandes esperanças de classificação.
Mateus Herdy making it look all too easy.
Next call for the Quiksilver and Roxy Pro France: 8:15 am CET@quiksilver @roxy pic.twitter.com/Puhpi7kwYF— World Surf League (@wsl) October 21, 2021
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.