O acidente de João Chianca repercutiu mundialmente e gerou grande preocupação com o estado do surfista brasileiro, que precisou ser levado às pressas para o hospital mais próximo no Havaí.

O quarto melhor surfista do circuito mundial em 2023 acabou desmaiando após cair de uma onda e ficou quase três minutos desacordado.

O anjo do guarda que salvou João Chianca

João Chianca se declara para J-Bay após vitória: “Estou apaixonado por esse lugar”
WSL/Brent Bielmann.

O cenário de João Chianca poderia ter sido muito pior se o jovem Jake Maki não estivesse por perto e atento a toda aquela situação.

O havaiano de apenas 19 anos estava assistindo à sessão da praia quando presenciou o acidente e correu para o mar. Em entrevista ao portal Surfline, Maki revelou que teve uma sensação assim que Chumbinho caiu:

Vi isso acontecer e tive uma sensação estranha de que onde e como ele caiu estava errado”.

Em seguida, o jovem continuou seu relato sobre o resgate do brasileiro:

Houve muita destruição, pranchas quebrando, leash estourando, tanto daquela série quanto da anterior, então foi difícil identificar onde João estava. Não o vi surgir, depois vi sua prancha, como se ele ainda estivesse arrastando-a debaixo d'água”, contou Jake Maki.

Jake Maki teve a ajuda de Connor Kennedy e Kaleo Relato para agarrar Chumbinho submerso e carregá-lo até as areias da praia, onde começaram os primeiros socorros no brasileiro, que foi encaminhado ao hospital às pressas.

O quadro de João Chianca já está estável, e o top 4 do mundo se recupera bem após o susto.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: