João Chianca sofreu um grave acidente neste último domingo (5) em Pipeline, no Havaí. O quarto melhor surfista do mundo precisou ser socorrido às pressas ainda nas areias.

Chumbinho foi a maior surpresa da última temporada do circuito mundial da WSL. O brasileiro venceu seu primeiro evento no tour em 2023 e ainda disputou o Finals, terminando como o quarto melhor surfista do mundo.

Quando João Chianca vai ter alta do hospital?

Final brasileira? João Chianca vence australiano e mantém sonho vivo
Pat Nolan/World Surf League

O acidente de Chumbinho foi chocante; o brasileiro ficou muito tempo submerso embaixo d'água e foi resgatado desacordado.

Já na praia, após os primeiros socorros, Chianca já estava consciente e foi levado de ambulância ao hospital para iniciar sua recuperação.

A previsão é que João Chianca receba alta do hospital no Havaí ainda é incerta. Primeiramente,  foi dito que seria 48 horas após o acidente, ou seja na terça-feira (5).

No entanto, em breve conversa com Luiz Campos Pinga, o treinador de Chumbinho,  revelou que ainda não existe nada confirmado sobre a alta do brasileiro.

Os primeiros socorros de Chumbinho

Tranquilo! João Chianca supera adversários e leva público presente à loucura
WSL

Depois do acidente e do resgate realizado pela comunidade de Pipeline, começaram os primeiros socorros.

O brasileiro Guilherme Tâmega foi um dos socorristas que ajudou João Chianca e revelou ao Jornal da Globo o estado do top 4 do mundo:

Ele (João Chianca) tinha pulsação, respiração. O procedimento neste caso é colocar o corpo de lado e deixar a espuma e a água salgada saírem do corpo. Ficamos esperando de cinco a dez minutos, enquanto a água e a espuma saíam do corpo dele.

Ele ficou 24h em observação. O problema é que, quando a água salgada entra no organismo, a pessoa pode ter um segundo “afogamento”. Ela pode estar dormindo naquela noite e se afogar, até morrer. Ele ficou em observação no hospital por causa disso, limpando aquela água, mas ele está bem.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: